X

África do Sul: Turismo, safaris e cidades incríveis

A África do Sul é um destino considerado exótico, mas ao mesmo tempo, apaixonante. Vem ganhando o seu espaço pelo contraste cultural e pelas paisagens e passeios únicos.

Se você planeja viajar para a África do Sul saiba que o turismo da região oferece atividades, safaris, caminhadas, passeios de barco e muito mais. Em nosso artigo de hoje vamos dar algumas dicas de turismo na África do Sul, colocando alguns pontos turísticos imperdíveis a serem visitados no local. Confira.

Parque Nacional Kruger

Muitas pessoas que vão até a África do Sul a passeio, desejam experienciar um safari e um contato mais próximo com a natureza e esse parque é disparado, o local que mais atrai visitantes.

Tudo porque, é nele que é possível observar o famoso ‘’Big Five’’, para quem não conhece, o ‘’Big Five’’ é o leão, leopardo, elefante, búfalo e rinoceronte, além deles, o turista consegue ver de perto girafas, zebras, hienas e chitas.

Outro ponto de destaque para esse parque é infraestrutura, há várias opções de alojamento no Parque Kruger, desde opções de tendas no meio do parque (completamente protegidas), aluguel de casas ou hotéis para todos os preços, desde os mais simples, aos mais luxuosos, com piscinas infinitas com vista para os animais. 

Singita Lodge

Joanesburgo

Não dá para pensar nessa viagem sem colocar Joanesburgo dentro do roteiro, a cidade que é uma das principais portas de entrada do país, tem muita coisa a oferecer.

O legal é que depois de tanto contato com a natureza, ir para uma capital reflete bem a questão do contraste que mencionamos. É possível ver prédios enormes e uma diferença cultural grande, há pessoas de diversas nacionalidades por aqui.

É possível conhecer o museu do Apartheid, imperdível para os amantes de história. Mas para não sentir muita saudade de estar em contato com a natureza, você pode realizar safaris perto de Joanesburgo, como o Pilanesberg, outra oportunidade para ver elefantes, rinocerontes, leões e outros animais.

Desfiladeiro do Rio Blyde

O desfiladeiro do Rio Blyde é um ponto turístico que deve ser colocado em qualquer roteiro da África do Sul, pois é o segundo maior desfiladeiro do continente africano.

É possível realizar passeios no local ou apenas observar a natureza. No desfiladeiro há muitos detalhes para estar atento, como a diversidade da fauna e da flora. O contato com a natureza é realmente único no país.

Cidade do Cabo e Table Mountain

 A Cidade do Cabo é a capital legislativa da África do Sul e é outra cidade que deve entrar em seu roteiro. A capital oferece de tudo, com atrações para todos os gostos, mostrando mais uma vez o quanto a África do Sul surpreende.

Mas se não bastasse estar em uma cidade incrível, com diversas coisas para fazer, o turista ainda vai conhecer a montanha mais bonita do mundo, a Table Mountain, mais uma experiência maravilhosa.

Simon’s Town e Boulders Beach

A cidade fica localizada a poucos quilômetros da Cidade do Cabo e todos os anos consegue atrair cerca de 60 mil pessoas, o motivo? Todos querem ver de perto os pinguins em Boulders Beach.

O contato com o pinguim é único e a praia em si é muito bonita, não é a toa que atrai uma quantidade significativa de pessoas durante o ano. Mas além disso, a cidade ainda oferece museus, mais praias e pontos para fazer atividades como mergulho e snorkel. Com certeza vale a visita.

Port Elizabeth e Garden Route

O contato com a natureza também se dá em Port Elizabeth nos seus mais de 40 km de praia que são banhadas pelo oceano Índico no meio de uma metrópole que já foi uma colônia inglesa.

Mas o que leva muitas pessoas a irem até o local é que a cidade conta com a famosa Garden Route, uma estrada que cruza balneários charmosos com algumas das melhores regiões vinícolas do planeta. Sim, do planeta. Os amantes de vinho precisam colocar esse local como parada obrigatória, a experiência é única.

Parque Nacional dos Elefantes de Addo

Esse passeio é perfeito para quem está indo para a África do Sul para experiências exóticas e que proporcionam um maior contato com a natureza. Esse parque nacional fica a cerca de uma hora de Port Elizabeth, por isso pode entrar em seu roteiro quando você estiver pela cidade. 

O Parque Nacional dos Elefantes de Addo, tem nada mais nada menos, do que a maior concentração de elefantes do mundo. Os passeios por aqui são feitos a partir de um jipe, sempre com um guia local para ter mais informações sobre o parque. O grande destaque e o que encanta quem vem até o local, com certeza é ver bem de perto esses elefantes em seu habitat natural.

Pretória

Por ser outra das capitais da África do Sul, Pretória também entra em nosso roteiro. É nessa cidade que está localizado o parlamento e diversos prédios administrativos.

Mas além de toda essa parte mais burocrática, a cidade conta com uma arquitetura única e para o turista que estiver com mais tempo, vale a pena visitar as pequenas cidades charmosas que ficam ao redor de Pretória.

Quanto às dicas, os visitantes que já passaram por aqui recomendam visitar a cidade entre os meses de outubro e novembro, tudo por conta das jacarandas, que enfeitam as ruas e estão floridas nesses meses.

Deserto do Kalahari

Nessa região temos um safari especial, o turista não deve esperar pelas tradicionais savanas por aqui, o que ele irá encontrar, é um deserto com uma fauna rara.

Outra experiência única, daquelas que realmente não temos todos os dias. Talvez toda sua viagem para África do Sul seja marcada por experiências únicas, acreditamos que essa palavra define bem tudo que o país pode proporcionar.

Quem colocar o deserto Kalahari no roteiro precisa conhecer a chamada ‘Reserva Tswalu Kalari’, atualmente, é a maior área particular da África do Sul. Por aqui acontecem safaris em pequenos grupos, a saída é interessante, pode acontecer a pé, a cavalo ou em uma 4 x 4. 

Durban

A cidade é a maior colônia indiana fora da Índia, oportunidade perfeita para que o turista veja ainda mais o contraste que tanto mencionamos. A cidade é jovem, vibrante e com praias, um visual daqueles bem modernos, onde diversos surfistas elegeram como casa.

É possível ter experiências com esportes radicais, conhecer lindos cafés, ir até restaurantes únicos, aproveitar para conhecer monumentos e a arquitetura da cidade. Além disso, é possível conhecer o Jardim Botânico mais antigo de todo país.

O ideal é reservar ao menos 15 dias para um bom proveito da viagem na África do Sul e se conseguir ficar mais, melhor ainda, como vemos, atrações não faltam por aqui.

Veja também outras matérias sobre África

Ilhas Maurício: o que fazer e dicas para umas férias inesquecíveis
Roteiro no Marrocos: 10 lugares imperdíveis na sua viagem
Pontos turísticos de Marrakech que ninguém pode perder
O que fazer em Casablanca, Marrocos: principais pontos turísticos

Ana Reis: Oi! Sou a Ana e sou apaixonada por viagens. Desde cedo comecei a viajar e a recolher as melhores dicas de viagens de todos os lugares por onde já passei. Tanto adoro a praia como a cidade e já viajei pelo Brasil, conheço toda a Europa, Estados Unidos, Canadá, Caribe, Ásia e África. O meu objetivo é partilhar todos os roteiros e dicas para conhecer os melhores destinos que este mundo tem para oferecer.