Aruba é uma ilha no Caribe que possui algumas das mais belas praias do mundo. É uma ilha muito alegre, divertida e cheia de cor, não é à toa que é conhecida como ilha feliz. Visitar Aruba é não querer ir embora ou pelo menos já planejar a volta.
Onde fica Aruba
Aruba faz parte do Caribe holandês, que está localizada ao longo da costa venezuelana. As ilhas do Caribe mais próximas são Curaçau e St. Marteen/St. Martin.
O que fazer em Aruba: principais pontos turísticos
Confira as principais dicas do que fazer em Aruba, uma ilha com influência europeia e que não é apenas praia, mas elas continuam a ser a grande atração da ilha.
Oranjestad, capital de Aruba
Oranjestad é a capital de Aruba e uma cidadezinha tipicamente holandesa, com pouco mais de 100 000 habitantes. Apesar de ser muito pequena é muito bonita e colorida. Quem gosta de compra o seu centro é o destino certo, pois nele concentram-se as grandes marcas internacionais de maquiagem, perfume, roupas e muito mais. Além disso, a cidade possui vários shoppings com diversas lojas para todos os gostos e também bolsos.
A cidade ainda possui um museu, o Museu Histórico de Aruba, que conta a história de ilha. Passeie pelas ruas, aprecie a arquitetura e se quiser também poderá percorrer a cidade utilizando o bondinho gratuito que faz o trajeto do porto até a rua principal de Oranjestad.
Praias de Aruba
Aruba possui praias lindíssimas, uma das mais bonitas do Caribe e do mundo. São praias de areia branca e macia, águas transparentes e quente e muito verde para desfrutar de um dia muito agradável. As praias mais visitadas são as localizadas à oeste por terem um areal mais extenso e por suas águas serem mais calmas, as praias do leste são um pouco mais revoltas devido ao vento. Algumas praias de Aruba que valem a visita são:
Palm Beach
Essa é uma das principais praias de Aruba, tem muita infraestrutura turística como hotéis, shoppings e restaurantes.
Eagle Beach
Não tem muita infraestrutura, porém fica próximo de Palm Beach. O destaque dessa praia é o cartão postal de Aruba as árvores pequenas e retorcidas que completam a beleza do lugar.
Flamingo Beach
Essa é uma praia famosa nos cartões postais de Aruba mas na verdade é uma praia privada. A praia pertence ao Hotel Renaissance e pode ser visitada pelos hóspedes do hotel. Para quem não fica hospedado no hotel, é possível comprar um pass para o dia inteiro que custa perto de 100 dólares, mas inclui almoço.
Mangel Halto
Essa é uma praia menos turística e é envolta por vegetação local e o mar é daqueles azuis de foto. Nesta praia é possível ver os recifes de águas rasas e praticar snorkeling.
Baby Beach
Essa é uma das praias mais populares de Aruba, possui águas rasas e calmas.
Malmok Beach
Essa é uma praia mais familiar, possui uma faixa de areia pequena e águas rasas e claras.
Piscinas naturais de Conchi
Apesar da grande variedade de praias para conhecer em Aruba as piscinas naturais não podem ficar de fora do seu roteiro. A piscina natural conhecida como “Conchi” (concha) está localizada dentro do Parque Nacional Arikok, numa área isolada e de difícil acesso. A Piscina Natural de Aruba é formada por uma rocha vulcânica localizada numa pequena depressão e num terreno bem acidentado.
O acesso à piscina se dá por meio de veículos 4×4, jeeps ou carros mais potentes, entretanto a estrada é muito íngreme e irregular e pode ser complicado para quem não conhece a região. O ideal é contratar uma empresa que oferece o serviço.
Arikok National Park
Aproveitando se for visitar as piscinas naturais, gaste um tempo para conhecer o Arikok National Park, que é um parque que ocupa cerca de 18% da ilha e possui rochas com milhares de anos. O parque possui 34 quilômetros quadrados e está na parte nordeste de Aruba. A maior parte da fauna e flora de Aruba está localizada neste parque. Além da fauna e flora nativa, dentro do parque encontrará muita história, em vários locais do parque existem elementos que atestam um passado vivido ali, como pinturas rupestres e os antigos sítios de plantação dos índios que ali viviam.
O passeio é muito interessante, pois sai um pouco do turismo de sol e praia e tem-se a oportunidade de fazer um turismo cultural e assim conhecer um pouco mais da história dessa ilha incrível.
Esportes aquáticos em Aruba
Aruba é um excelente local para a prática de esportes aquáticos como windsurfing, snorkeling, Stand up Paddle e Kitesurfing. Algumas praias são melhores e mais indicadas para a prática do esporte. Algumas, inclusive, possuem todo o equipamento disponível para aluguel.
Em Palm Beach e nas praias maiores é possível contratar os serviços diretamente nos quiosques pela praia. Malmok Beach é uma boa praia para praticar windsurf e kitesurf, Palm Beach é uma boa para o stand up paddle, as praias do sul e oeste são ótimas opções para a prática de snorkeling, principalmente as de Boca Catalina, Mangel Halto e Arashi.
Para quem não tem medo, uma das principais atividades em Aruba é o mergulho. Aqui existem várias excursões de mergulho, incluindo a visita a vestígios e navios naufragados.
San Nicolas
San Nicolas fica à sul da ilha e é uma cidade muito charmosa e conhecida como “cidade ensolarada”, ela é uma cidade costeira e fica a apenas 19 quilômetros de Oranjestad. A segunda maior cidade de Aruba é igualmente pequena e abriga muitas galerias, arte urbana, lojas, restaurantes e alguns edifícios históricos. É muito comum encontrar muitas pessoas locais dançando e mostrando sua arte pelas ruas, sempre sorridentes e felizes.
Diversão noturna em Aruba
Quando se trata de diversão noturna Aruba está logo na frente na lista das ilhas caribenhas. Assim que o sol se põe começa a diversão nos diversos resorts, restaurantes em frente ao mar e casas noturnas espalhadas pela ilha.
Dicas práticas para visitar Aruba
Como chegar a Aruba
Apesar de ser um país bem pequeno, o Aeroporto Internacional Rainha Beatrix, em Oranjestad recebe voos internacionais diariamente. Não existem voos diretos do Brasil para Aruba, pelo que é necessário fazer escala para chegar a Aruba.
Saindo de São Paulo, é possível viajar para Aruba pela Gol, que tem dois voos semanais para Aruba com escala em Caracas, pela Avianca, com conexão em Bogotá e pela Copa, com escala no Panamá.
Aruba é também visitada por via marítima pois é uma parada muito comum nos cruzeiros pelo Caribe, mas nesse caso o tempo na ilha é mais curto, ficando apenas algumas horas em Aruba.
Como se locomover em Aruba
Existem vários meios de transporte em Aruba e em alguns locais é muito fácil visitar alguns dos principais pontos de interesse de Aruba a pé. Palm Beach é um desses locais, quem se hospeda nessa zona pode visitar muitas atrações caminhando. É aqui que estão a maioria dos hotéis, lojas e restaurantes, por isso quem fica em Palm Beach não precisa de transporte para visitar algumas das principais atrações de Aruba.
Existem vários ônibus e vans que fazem o trajeto entre Malmok e Oranjestad por um valor bem simpático. Dica do Viagens e Destinos: compre logo a passagem de ida e volta e o valor fica ainda mais barato, US$ 1,25 se comprar apenas a ida, US$ 2,30 para duas viagens, ida e regresso.
É possível também pegar um taxi, mas os valores são altos e não compensa em comparação com o ônibus. Além disso, não existe taxímetro, o que pode levar a que turistas sejam cobrados mais do que valor normal.
Por fim, existe a possibilidade de alugar carro, mas é apenas necessário se quiser ir por sua conta a lugares mais distantes, como o Arikok Natural Park. Se fizer esses passeios em Aruba através de agências de tours, o carro é dispensável.
Veja outras matérias importantes sobre o Caribe
O que fazer em Punta Cana: 10 passeios imperdíveis
Conheça as melhores praias de Punta Cana
Conheça os melhores hotéis all-inclusive de Punta Cana
Conheças as 13 melhores praias de Cancun e Riviera Maya
Cancun ou Punta Cana – Qual escolher?
14 pontos turísticos de Cancun que não pode perder
Estes são os melhores hotéis all-inclusive de Cancun
Ilhas do Caribe: descubra 8 destinos paradisíacos no Caribe
Tulum, México: pontos turísticos e passeios a não perder
Cozumel, México: O que fazer e passeios imperdíveis