A Europa tem lindas cidades e monumentos, mas fora das grandes cidades há incríveis castelos medievais que merecem uma visita. Se você quer aproveitar a sua viagem pela Europa para descobrir lugares mágicos e cheios de história, listamos os 15 castelos da Europa que você tem de visitar, tanto pela sua localização como pela sua arquitetura e beleza natural.
Castelo de Neuschwanstein, Alemanha
O Castelo de Neuschwanstein é um dos castelos mais visitados no mundo inteiro e uma dos destinos turísticos mais populares na Europa, visitado anualmente por mais de 1 milhão de pessoas. O castelo fica na região dos Alpes da Baviera, completamente rodeado pela natureza e é um dos poucos castelos europeus que foi construído no século XIX, quando os castelos já não tinham qualquer utilidade para a defesa da população. Mas o Rei Ludwig II quis fazer uma homenagem ao compositor Richard Wagner e mandou erguer este magnífico castelo.
Detalhe: o castelo de Neuschwanstein inspirou Walt Disney a criar o palácio da Cinderela.
Castelo de Peles, Romênia
O Castelo de Peles foi construído no século XIX e é considerado por muitos um dos mais belos castelos da Europa. O Castelo fica na região que liga a Transilvânia a Wallachia e foi o primeiro castelo europeu iluminado com rede elétrica. O Castelo é decorado com tapeçarias, mobília e tecidos trazidos de todo o mundo, incluindo de destinos exóticos como Índia ou Turquia.
Palácio da Pena, Portugal
O Palácio Nacional da Pena fica na vila de Sintra em Portugal, perto de Lisboa. Mandado construir por D. Fernando II, o Palácio da Pena é um dos mais belos castelos da Europa devido às suas cores vivas e localização no alto do parque de Sintra. O parque foi construído no século XIX e é um dos melhores exemplos do estilo Romântico em Portugal. Aqui é possível visitar o palácio mesmo durante a noite, desfrutando de uma vista incrível. Nos jardins do Palácio da Pena existem mais de 500 espécies vegetais, trazidas de todo o mundo.
Castelo de Praga
O Castelo de Praga fica na capital da República Tcheca e é um dos principais pontos turísticos de Praga. Construído no século IX, o castelo de Praga ocupa uma área de 72,5 mil metros quadrados e é o maior castelo do mundo. Hoje em dia, é a residência oficial do Presidente e é constituído pela Catedral de São Vito, Palácio Real, Convento e Viela Dourada.
Castelo de Bran, Romênia
O Castelo de Bran, na Romênia, fica situado perto da cidade de Bran na região da Transilvânia, é um dos monumentos mais emblemáticos da Romênia. De todos os castelos da Europa, o Castelo de Bran é o que tem uma maior aura de mistério, não só pela sua localização em cima de uma rocha com mais de 2000 metros de altitude mas também porque é frequentemente associado ao mito do Drácula. Atualmente o Castelo é um museu onde é possível visitar o interior e conhecer a arte e decoração deixadas pela Rainha Maria. As primeiras referências a esta castelo datam do século XIII.
Mas enquanto a imagem de cima pode parecer um pouco assustadora, o Castelo Bran é uma linda construção, no meio de uma paisagem incrível.
Castelo de Chambord, França
O Castelo de Chambord foi construído no século XVI e é um dos monumentos em que o estilo Renascentista francês é mais facilmente identificado. Situado no Vale do Loire, uma das regiões mais lindas da França, o Castelo está hoje aberto ao público e recebe perto de um milhão de visitas por ano.
Castelo de Burg, Alemanha
O Castelo de Burg foi construído no século XII na localidade de Berg an der Wupper e é um dos castelos mais visitados na Alemanha. Para quem viaja com crianças, o castelo tem visitas para crianças feitas a pedido com temas personalizados.
Castelo de Durobin, Escócia
O Castelo de Dunrobin fica nas Terras Altas da Escócia e foi construído durante a Idade Média, mas a maioria das construções que vemos atualmente foram construídas no século XIX. O Castelo de Dunrobin foi uma escola durante alguns anos, mas hoje está aberto para visitação e é um ponto turístico obrigatório para quem visita as Terras Altas da Escócia.
Castelo de Bodiam, Inglaterra
O Castelo de Bodiam fica na região de Sussex na Inglaterra. Foi construído no século XIV para proteger aquela área das invasões francesas durante a Guerra dos Cem Anos. Inserido no meio de um lago quadrado, os historiadores acreditam que essa foi uma opção feita pelos arquitetos do castelo mais pela sua beleza do que para defender o castelo. Hoje em dia o Castelo está aberto ao público para visitação, mas o seu interior está praticamente em ruínas.
Alcazar de Segóvia, Espanha
O Alcazar de Segóvia (ou, em português, Alcácer de Segóvia) é uma construção fortificada em Segóvia. O castelo é admirado pela sua beleza arquitetônica, em que a parte frontal é semelhante à proa de um navio. No seu interior é possível visitar a sala do trono e os aposentos reais.
Monte Saint-Michel, França
O Monte Saint-Michel é um mosteiro fortificado medieval na região da Normandia, na França. Rodeado por água, o castelo é acessível por um caminho que liga a ilha. Quando a maré enche, o caminho fica alagado alagado impedindo a circulação de e para o castelo. O melhor de tudo? É possível ficar hospedado dentro das muralhas em pequenos hotéis de charme e viver a 100% a sua visita a esta vila medieval.
Castelo de Chillon, Suíça
O Castelo de Chillon fica na margem do lago Geneva e é um dos monumentos mais visitados na Suíça. As primeiras referências a este castelo são do século XI, sendo um dos castelos medievais mais bem conservados na Europa. Durante a visita ao castelo de Chillon é possível ver recreações da vida medieval e dos aposentos do castelo, mas guarde um tempinho para apreciar as vistas magníficas sobre o lago e sobre as montanhas cobertas de neve.
Castelo de Pembroke, País de Gales
O Castelo de Pembroke fica na região oeste do País de GAles e foi construído no século XI, tendo sido totalmente restaurado no século XX. Apesar de ser propriedade privada, um dos poucos castelos que ainda não são propriedade do estado, o castelo de Pembroke está aberto ao público e pode ser visitado por todos que não querem perder os encantos medievais do País de Gales.
Castelo de Hohenwerfen, Áustria
O Castelo de Hohenwerfen é um castelo medieval, construído num rochedo com mais de 600 metros de altura na região de Werfen na Áustria. Pela sua localização no alto da montanha, o castelo oferece uma vista magnífica sobre os Alpes e tem tour organizados incluindo visitas especiais para crianças.
Castelo de Haar, Holanda
O Castelo de Haar fica na região de Utrecht e é o maior castelo dos Países Baixos. O castelo data do século XIV mas mas foi totalmente reconstruído com o estilo neogótico no século XIX. O Castelo está aberto ao público apenas durante alguns meses do ano, por isso é melhor confirmar antes de visitar este castelo.
Como podemos ver, estes incríveis castelos da Europa merecem uma visita e há muito por onde escolher. Qual o seu castelo preferido?
Quanto não se gastou para fazer esses castelos. Dinheiro que poderia ser utilizado para o bem estar da população, reis absolutista, indiferentes às necessidades do povo, limitaram-se a vangloriar-se em atos de poder e ostentação. Mas que são maravilhosos e conferem um aspecto de romantismo isso é fato.