Sabe aquelas fotos que costumam deslumbrar nossos olhos, de águas azuis transparentes e areia branquinha? É aqui, nas Ilhas Maurício, que se encontram esses cenários paradisíacos.
Essa nação insular fica bem no meio do Oceano Índico, próxima à costa sudeste do continente africano, cerca de 2.400 km. A ilha toda possui 1.865 km2 de área, ou seja, um pouco maior que o Estado do Amazonas, que possui 1.570 km2.
Além das fabulosas praias e dos passeios marítimos, a ilha também oferece uma série de atividades e atrações para os visitantes, como parques, reservas, museus e atividades desportivas. Veja, a seguir, o que fazer nas Ilhas Maurício e algumas dicas de viagem.
O que fazer nas Ilhas Maurício
Praias das Maurício
Nem é preciso dizer que há muitas e belas praias pela ilha, para todos os gostos. A região Norte da ilha é onde está concentrada a maior parte da infraestrutura turística, com restaurantes, resorts, vida noturna e excursões para as ilhotas. E também as praias mais badaladas. Grand Baie é a principal praia dessa região, concentrando muitos restaurantes e resorts. Trou aux Biches é uma praia de mar bem tranquilo, boa para ir com crianças. Mont Choisy tem centros de mergulho onde os visitantes podem tirar certificação.
O oeste da ilha também é bastante movimentado, com boa infraestrutura e onde estão os melhores lugares para fazer snorkeling (mergulho em águas rasas) e mergulho. Flic en Flac é uma das praias mais famosas da ilha, e onde estão os principais pontos de mergulho e snorkeling. A Le Morne é mais afastada, por isso mais frequentada por turistas do que pela população local. É muito bonita e boa para a prática de kitesurfe.
O leste e o sul da ilha são mais tranquilos em relação ao número de turistas, com ambientes mais nativos do que turísticos. Belle Mare Plage, no leste, é uma das praias mais bonitas de toda a ilha, também boa para mergulho, kitesurf e vela. E Blue Bay, no sul, é frequentada tanto por turistas quanto por locais e boa para snorkeling.
Passeios nas Ilhas Maurício
Golfinhos e baleias
Aqui é onde verdadeiramente é possível nadar com os golfinhos. Há agências que fazem passeios organizados em que o barco chega perto dos cardumes e os visitantes mergulham, com pé de pato e máscara, para nadar com os golfinhos, em seu habitat natural. Como a água é cristalina e o mar é raso, a visão permite uma experiência fabulosa.
Também há excursões para observação de baleias, já em mar mais avançado.
Pequenas ilhas
Há várias ilhotas onde é possível fazer passeios, seja por meio de táxis marítimos ou por excursões de catamarã. A Île aux Cerfs possui 4 km de praia e alguns passeios incluem mergulho na lagoa da ilha e visita às cachoeiras. O passeio para a Île aux Aigrettes permite admirar os animais nativos em seu habitat natural, como os pombos cor-de-rosa e as tartarugas gigantes, as últimas dessa espécie do Oceano Índico. O programa inclui uma visita à vila histórica de Mahébourg e ao Museu de História Natural.
Mergulho
Para quem gosta de mergulho, esse é o local ideal. São 28 operadoras PADI espalhadas pela ilha. PADI é o sistema de treinamento de mergulho certificado em todo o mundo. Mesmo quem não tem a carteirinha de mergulhador da PADI pode fazer um curso de uma hora em uma piscina e depois ir para o mar, onde um instrutor acompanha o aluno até 12 metros de profundidade, na Grand Baie.
Diversão para crianças nas Maurício
Além das praias, que naturalmente já são uma grande diversão para as crianças, a ilha oferece uma série de atrativos para os pequenos. O Casela Park World of Adventures é um parque temático que oferece pequenos safaris, passeios de kart, quadriciclo, camelo, pônei e cavalo, pesca de trutas, cinema 4D, tirolesa e até uma interação com filhotes de leões. Também há uma reserva que abriga 140 espécies de pássaros.
O Mauritius Aquarium abriga mais de 200 espécies marinhas e há piscinas onde os animais podem ser tocados e é possível alimentar as tartarugas.
Terres de Couleurs de Chamarel
Trata-se de um parque privado que exibe uma paisagem impressionante e única. São pequenos morros com ondulações formadas pela erosão das cinzas vulcânicas que, sob a luz do sol, refletem até sete tonalidades diferentes, em tons de verde, azul, vermelho e amarelo.
No local também é possível visitar a Cachoeira de Chamarel, que possui uma queda d’água de 100 metros de altura.
Parque Nacional Black River
Para quem gosta de aventura e atividade física, esse parque oferece 60 km de trilhas, todas bem sinalizadas, com acesso a mirantes para admirar a região, como a vista do penhasco Le Morne, um rochedo de 600 metros de altura, classificado pela Unesco como Patrimônio da Humanidade. Também há passeios de lancha e nado com golfinhos.
Sacred Lake/ Grand Bassin
Um dos maiores lagos naturais da ilha, o lado sagrado formou-se a partir da cratera de um vulcão extinto. É considerado um local sagrado pelos hindus, que acreditam que suas águas estão ligadas ao rio Ganges, na Índia. No local há um templo e uma estátua de Shiva de 33 metros de altura, na beira do lago.
Ilhas Maurício: preparação antes de ir
Visto
Brasileiros não precisam de visto para visitar a ilha, mas é bom ter as reservas e voos à mão para poder passar pela imigração.
Quando ir às Maurício?
O clima é agradável durante todo o ano, sendo os meses mais quentes de novembro a abril, época de alta temporada, portanto, os preços também podem ficar um pouco mais elevados. A estação com mais chuvas é de dezembro a abril e a mais seca, de maio a outubro.
Como ir
Não há voos diretos do Brasil para a ilha, sendo necessárias uma ou mais escalas, geralmente em Dubai, Paris ou Londres.
Dicas práticas para as Ilhas Maurício
Locomoção
Alguns hotéis fazem transfer a partir do aeroporto. Se for usar táxi, combine o preço antecipadamente. Alugar um carro pode ser uma boa opção para se locomover pela ilha. Mas atenção: o sistema é de mão inglesa. Também há transporte público em ônibus.
Dinheiro
A moeda local é a Rúpia da Maurícia (MUR), sendo, no câmbio atual, 1 Real igual 9 MUR. Porém, não é possível trocar Real por Rúpia, sendo necessário primeiro comprar Euro e depois converter. Alguns hotéis e restaurantes aceitam Euro e os cartões de crédito também são amplamente aceitos. Também é possível sacar em Rúpia a partir de caixas eletrônicos.
Idioma
A língua falada é o crioulo, mas o inglês e o francês também são bastante usados pela maior parte da população.
Saúde e segurança
Só é obrigatório ter a vacina contra febre amarela em dia para entrar no país, feita pelo menos com 14 dias de antecedência. Em geral, a ilha é muito pacífica, com povo hospitaleiro e sem grandes problemas de saúde.
Veja também outras matérias sobre destinos paradisíacos
Polinésia francesa: conheças todas as ilhas de cortar a respiração
Bora Bora: as melhores dicas para visitar o paraíso da Polinésia Francesa
Tailândia: as mais belas praias e ilhas para incluir no seu roteiro
Ilhas do Caribe: descubra 8 destinos paradisíacos no Caribe
Panamá: as melhores praias e ilhas paradisíacas
Ilhas Maldivas: pacotes e dicas para conhecer este paraíso no Índico
Lua de mel no Brasil: 10 destinos para curtir a dois