As 15 melhores praias do Panamá e ilhas paradisíacas

praias do panamá

O Panamá, de uns anos para cá, tem se tornado um grande destino turístico, em virtude da alta concentração de praias. As praias do Panamá são paradisíacas, inclusive no mar caribenho, a custos bem mais atrativos que os dos vizinhos mais conhecidos.

Só em analisar a sua geografia já dá para imaginar do que estamos falando. Ao norte, o Panamá está ligado ao mar do Caribe, com uma costa de 1.160 km de extensão. Ao sul, faz fronteira com o Oceano Pacífico, com 1.700 km de extensão de costa. Seja para que lado for, são quilômetros e mais quilômetros de ilhas e praias de águas cristalinas e areia branca. Um cenário realmente paradisíaco. Veja, a seguir, as melhores praias do Panamá:

Praias do Panamá no Caribe

Arquipélago de San Blás

É uma região indígena semiautônoma, formada por 365 pequenas ilhas, das quais apenas 10% é habitada. A partir da capital, a cidade do Panamá, leva-se 2 horas de carro e mais uma travessia de barco. A cor da água oscila entre o verde-claro e o turquesa, tão transparente que em alguns pontos é possível ver recifes de corais. Mas não espere pelos resorts luxuosos como os de Punta Cana.

Aqui, a hospedagem é em cabanas bem rústicas, com teto de palha e chão de areia, luz de gerador que tem hora para desligar e banho de água doce com hora marcada. São os índios que buscam e levam os turistas de um lugar para outro e cuidam de toda infraestrutura. É uma experiência de total relaxamento e paisagens alucinantes. Mas, se prefere um pouco mais de conforto, pode ficar em Santa Isabel, na divisa entre Colón e San Blás, e pegar um barco para as ilhas todos os dias. São cerca de 30 minutos.

Isla Perro

É uma das ilhas mais conhecidas a procuradas em San Blas, também conhecida por Achudub ou Perro Chico. Esta ilha oferece uma longa extensão de areia com piscinas naturais e ainda boas infraestruturas como restaurantes. Uma das atrações é um navio atracado e a possibilidade de fazer snorkelling nas suas águas rasas.

Isla e Playa de las Estrellas

Outra ilha famosa deste arquipélago de San Blas é a Isla Estrellas e respetiva Playa de las Estrellas, também com uma incrível piscina natural e águas cristalinas onde é possível encontrar dezenas de estrelas do mar. 

Arquipélago de Bocas del Toro

Este é um arquipélago, já bem próximo da divisa com a Costa Rica, que tem um pouco mais de infraestrutura de lazer e conforto para os turistas. De carro, são 7 horas a partir da cidade do Panamá, mas, de avião, são apenas 55 minutos. É formado por 9 ilhas, 50 microilhas não habitadas e 200 ilhotas.

Isla Colón e Playa de Boca del Drago

Isla Colón é a principal ilha do arquipélago e também a mais habitada, onde fica a cidade de Bocas Town. É uma região rústica sem grandes redes de hotéis ou resorts, mas tem uma vida noturna agitada e possui diversas praias deslumbrantes, muitas delas desertas.

Boca del Drago

Sua praia mais procurada é a Boca del Drago. Mas há também a Playa Bluff, com grandes ondas quebrando na areia.

Quantos aos cayos do Panamá, as praias mais deslumbrantes são as praias do Cayo Coral, em que a maior atração é mergulhar entre os corais multicoloridos e Cayos Zapatilla, com seus incontáveis tons de azul da água e em que no caminho há uma parada para ver os golfinhos em Dolphin Bay.

Veja também  O que fazer no Panamá: pontos turísticos para incluir em seu roteiro

Isla Bastimentos e Playa de Red Frog

Outra região interessante do arquipélago é a Isla Bastimentos. Há muitas praias, sendo um grande ponto de mergulho e surfe, com grande parte da região protegida por um parque nacional marinho.

A Praia de Red Frog é a mais famosa, com bangalôs de luxo e muitos iates. É a única que possui um bar e também há aulas de surfe. O nome deve-se aos sapos vermelhos, que medem menos de 5 centímetros, e são encontrados em abundância por lá.

Portobelo

A partir do povoado de Portobelo, na província de Colón, saem barcos para várias ilhas e praias da região, com trajetos entre 15 e 45 minutos, em que o barqueiro leva o turista e combina uma hora para buscá-lo. São praias de águas cristalinas e mornas, quase desertas e sem infraestrutura. Playa Blanca, Playa Cacique, Isla Mamey e Isla Grande são algumas delas.

Veja também  Ilhas do Caribe: descubra 8 destinos paradisíacos no Caribe

Praias do Panamá no Pacífico

Arquipélago de Las Perlas

Apesar da aparência de mar caribenho, esse arquipélago fica no Oceano Pacífico, distante a cerca de uma hora e quarenta minutos da capital. Dá para ir e voltar no mesmo dia, de Ferry. São cerca de 90 ilhas e ilhotas, todas com areia branca e água azul-turquesa. Algumas das ilhas possuem boa infraesturutra turística.

A maior delas é a San Miguel del Rey, que não é voltada para o turismo, pois conta com várias iniciativas imobiliárias residenciais. A segunda maior é San José, coberta por floresta tropical e com 37 praias exclusivas.

Isla Viveros

A Isla Viveros é bem turística e pode-se chegar nela por ferry ou avião. Além de vários projetos residenciais, também possui um resort.

Isla Contadora

A Isla Contadora, por ter sido a primeira a ser explorada, tem uma infraestrutura mais robusta para o turismo, com pousadas e restaurantes. São 7 praias, todas de águas mornas. A ilha é pequena e é possível locomover-se por ela a pé, se tiver disposição, mas também há minicarros disponíveis para aluguel, do tipo carrinho de golfe. É a segunda parada no trajeto do ferry, mas a ilha também conta com aeroporto. Uma curiosidade: lá foram gravadas algumas temporadas do reality show americano Survivor.

o que fazer no panamá pontos turísticos

Isla Taboga

Devido à variedade de flores encontradas na ilha, ela também é conhecida por Ilha das Flores. É uma pequena ilha, de 12 km de extensão, para onde dá para ir e voltar no mesmo dia, a partir da capital. Leva menos de uma hora de barco. Mas quem gosta de tranquilidade também pode hospedar-se lá, pois conta com algumas pousadas e restaurantes.

Não há carro na ilha, portanto é preciso disposição para caminhadas. Mas há passeios de barco para mergulhos, pesca ou mesmo para explorar a ilha. No período de junho a agosto, época de reprodução das baleias, é possível fazer um tour para observá-las. E também há uma reserva natural de reprodução de pelicanos.

Playa Blanca

Distante pouco mais de uma hora da cidade do Panamá, é possível fazer um bate e volta até a praia. Mas para quem quer o conforto dos resorts do Caribe que não são encontrados nas praias caribenhas do Panamá, aqui é o lugar. Por ser banhada pelo Pacífico, essa praia tem o mar mais fundo e não tão morno quanto as praias no mar caribenho. Mas há resorts all-inclusive com todo o conforto que o turista pode desejar.

Mapa de Praias do Panamá

Para perceber um pouco a distâncias destes arquipélagos uns dos outros e da capital, e o quão pequenas são alguns cayos e ilhas, preparamos um mapa com as praias do Panamá, quer do lado do Caribe, que no Oceano Pacífico.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *