Berlim, a capital da Alemanha, é uma cidade muito grande e de uma riqueza cultural imensa. Conhecer a cidade envolve não só admirar seus principais pontos turísticos de Berlim, como também ver de perto toda bagagem cultural que ela carrega, como os restos do muro que dividia o país em dois, o passado sombrio das atrocidades cometidas por Hitler – sempre presente para que os erros não sejam repetidos – e a alegria dos biergartens com suas salsichas e cervejas.
Por isso, não é fácil escolher o que visitar durante uma viagem à capital. Sempre é capaz de ficar algo de fora. Mas, para ajudar nessa árdua tarefa, escolhemos aqui os pontos de interesse que realmente não podem ficar de fora.
1. Reichstag (Parlamento Alemão)
Um dos prédios mais icônicos da cidade. A finalização de sua construção aconteceu em 1894 e, desde então, passou por vários momentos importantes da história não só da Alemanha, como mundial. Ali foi proclamada a República da Alemanha, em 1918; em 1933, foi incendiado; e, durante a Segunda Guerra Mundial, foi completamente danificado, por ser o foco da batalha final por Berlim.
A reparação foi concluída em 1973, passando por nova reforma de 1991 a 1999. Hoje, é sede do Parlamento. A visitação é gratuita, basta marcar com antecedência pela internet. Não deixe de apreciar sua linda cúpula e a visão da cidade a partir de seu terraço.
2. Brandenburg Tor (Portão de Brandemburgo)
Cartão-postal da cidade, o Portão de Brandemburgo foi construído entre 1788 e 1791 e marcava o acesso à cidade. Na época do muro, era símbolo da divisão entre as duas Alemanhas. Hoje, é marco da união. Fica bem no coração da cidade, ao final da avenida Under den Linden. Ao seu redor estão várias embaixadas, como as da França e dos Estados Unidos. É onde acontecem vários eventos importantes, como a queima de fogos no revéillon.
3. Berliner Dom (Catedral de Berlim)
Construída entre 1894 e 1905, possui quatro torres e foi inspirada na Basílica de São Pedro, em Roma. Como quase todos os pontos importantes da cidade, foi bombardeada durante a Segunda Guerra Mundial e restaurada depois.
Sua imponente cúpula pode ser vista a partir de vários pontos da cidade e para chegar em seu cume e apreciar a vista é preciso subir 270 degraus. Localizada no centro de Berlim, na Ilha dos Museus, possui ainda um memorial com criptas e túmulos dos importantes governantes do país.
4. Memorial dos Judeus Mortos da Europa ou Memorial do Holocausto
Inaugurado em 2005, é formado por 2.711 blocos de concreto, como se fossem lápides, distribuídos em fileiras, com piso irregular e tamanhos irregulares. Na parte subterrânea há uma sala que expõe informações sobre a perseguição e o extermínio de judeus. É um monumento para que as pessoas nunca esqueçam das atrocidades cometidas e uma homenagem os que foram mortos.
5. Berliner Fernsehturm (Torre de TV de Berlim)
É uma das construções mais altas de toda a Europa e a vista lá de cima é espetacular. O andar panorâmico fica a 203 metros de altura e abriga um restaurante. É a principal vista panorâmica da cidade e fica na Alexanderplatz, um dos pontos centrais de Berlim.
Nessa praça, aliás, também fica outro ponto interessante, o Weltzeituhr, um relógio que mostra o fuso horário de diversos locais do mundo. É um ponto central de transporte para vários locais da cidade e concentração de muitos restaurantes e lojas, como a Kaufhof, a conhecida loja de departamentos alemã.
6. Checkpoint Charlie e Museu
Antigo posto militar que, na época do muro, era o ponto da fronteira entre a Alemanha Ocidental e a Oriental por onde passavam os oficiais e diplomatas das Forças Aliadas que possuíam permissão para transitar de um lado a outro. O museu que funciona ao lado tem muita informação desde a construção do muro, passando pelas fugas dos alemães do lado oriental para o lado ocidental, até a queda do muro.
7. Potsdamer Platz
Centro de lazer com cinemas, restaurantes e lojas, possui prédios super modernos e arrojados. Apesar de existir desde o século XIX, foi bombardeado durante a Segunda Guerra Mundial e, após a construção do muro, que passou bem pelo seu meio, foi totalmente demolido.
Após a queda do muro é que foram construídos os prédios modernos que lá estão até hoje. Destaca-se o Sony Center, um prédio moderno com muitas opções de entretenimento, e o Museu de Cinema de Berlim, que abriga, entre outras coisas, as roupas da atriz Marlene Dietrich.
8. Museumsinsel (Ilha dos Museus)
Ao final da Under den Linden, a principal avenida da cidade, fica a Ilha dos Museus, lugar que concentra os principais museus da cidade: Pergamon Museum, Alte Nationalgalerie, Neues Museum, Altes Museum e Bode-Museum. O local é declarado Patrimônio da Humanidade pela Unesco.
Pergamon Museum – é um dos mais visitados da cidade e possui como temática a arte antiga, a arquitetura e a arqueologia. Dentre os destaques estão o Altar de Pérgamo, que era a entrada de um templo grego, com suas escadarias, colunas e esculturas; e a Porta de Ishtar, o oitavo portão que dava acesso à cidade da Babilônia.
Alte Nationalgalerie (Antiga Galeria Nacional) – seu acervo é composto por pinturas e esculturas do século XIX e abriga obras de artistas como Monet, Renoir, Cézanne e Rodin, entre outros.
Neues Museum (Museu Novo) – tem como foco a arte egípcia, pré-história/história antiga e antiguidades clássicas. Uma de suas principais atrações é o famoso busto da rainha egípcia Nefertiti. Foi muito danificado durante a Segunda Guerra, mas restaurado e reaberto somente em 2009.
Altes Museum (Museu Antigo) – foi o primeiro a ser construído, em 1823, para abrigar as coleções de arte da família real da Prússia. Atualmente, exibe uma coleção de antiguidades da Grécia e de Roma.
Bodes-Museum – além de uma coleção de esculturas, de Arte Bizantina, também abriga uma grande coleção de moedas.
9. Muro de Berlim
O muro que dividia as duas Alemanhas existiu de 1961 e 1989, quando foi derrubado e marcou a história mundial. O maior trecho ainda existente dele hoje é chamado de East Side Gallery, com 1,3 km de extensão, coberto por várias obras em grafite, um museu a céu aberto. Outro ponto interessante é o Memorial do Muro de Berlim, onde é possível ver uma parte preservada do muro e conhecer um pouco da história que chegou a separar famílias e matar pessoas que tentavam passar de um lado para o outro.
Além de um trecho do muro original, o lugar também abriga a “faixa da morte”, ou seja, a faixa de terra por trás do muro que era cheia de obstáculos e vigiada por soldados; há textos e fotos ao longo do trecho de pessoas que morreram ou foram presas tentando atravessá-lo; há um Centro de Documentação com uma torre e um mirante de onde se pode observar um trecho de 60 metros de comprimento do muro, com a faixa da morte, a torre de observação e postes de luz, tudo preservado do original; e há ainda a Capela da Reconciliação.
10. Tiergarten e Coluna da Vitória
O Tiergarten é um enorme parque próximo ao Portão de Brandemburgo, a maior área verde da cidade. Possui pistas para caminhadas, lagos, extensos gramados e jardins.
Em seu centro fica o Siegessäule, a Coluna da Vitória, um monumento erguido em celebração à vitória da Prússia contra a Dinamarca em 1864. Lá também fica um minimuseu e uma plataforma com uma bela vista da cidade – após subir os 285 degraus, claro.
11. Bunkers
Passear por um entre os diversos bunkers da cidade não é uma visita de belas paisagens, mas sim uma experiência muito rica culturalmente. Durante a guerra, os alemães construíram diversos abrigos e passagens subterrâneas pela cidade e muitos deles foram preservados e recebem visitas guiadas. Um dos mais completos passeios são os oferecidos pelo Berliner Unterwelten.
12. Gedächtniskirche
Essa é uma igreja, construída no século XIX, que foi muito danificada durante a Segunda Guerra e que tem como ponto interessante de visita justamente a preservação dos estragos. As ruínas foram preservadas de modo a manter viva a lembrança dos horrores da guerra. No local também há um memorial com informações e fotos sobre a história da igreja.
13. Schloss Charlottenburg (Palácio de Charlottenburg)
Construído para ser a residência de verão da rainha da Prússia, Sophie Charlotte, é um luxuoso palácio com objetos valiosos de decoração e belos jardins. Dentre os pontos interessantes da visita estão a galeria espelhada, onde se destacam várias porcelanas chinesas e japonesas; a capela, destruída durante a Segunda Guerra; e o mausoléu.
14. Museus
Dentre os diversos museus da cidade, além dos já citados localizados na Ilha dos Museus, destacam-se dois: o Museu Histórico Alemão e o Museu Judeu de Berlim. O Deutsches Historisches Museum (Museu Histórico Alemão) possui um acervo de 8 mil objetos que contam a história do país. É um dos prédios mais antigos da avenida Under den Linden e era usado como arsenal pelos militares da Prússia entre os anos de 1731 e 1876.
O Museu Judeu de Berlim é uma viagem pela história do judaísmo e o prédio em formato ziguezague é uma atração à parte. A seção dedicada ao Holocausto é tocante e revela todos os horrores vividos pelos judeus durante o nazismo.
15. Gendarmenmarkt
É considerada uma das praças mais bonitas da cidade. Construída no final do século XVII, abriga a Konzerthaus (Casa de Espetáculos) e as catedrais alemã e francesa, Deutscher Dom e Franzöisischer Dom, que são praticamente idênticas e ficam uma de frente para a outra. além de ser cercada por diversos bons restaurantes, bares e hotéis.
Veja outras matérias sobre capitais europeias
Pontos turísticos de Paris
Pontos turísticos de Madri
Pontos turísticos de Amsterdã
Pontos turísticos de Roma
Pontos turísticos de Londres
Pontos turísticos de Praga
Pontos turísticos de Viena
Pontos turísticos de Budapeste
Pontos turísticos de Estocolmo