X

O que fazer em Budapeste: 11 pontos turísticos incríveis

Budapeste, a capital da Hungria, é uma das cidades mais bonitas da Europa e começa a ser descoberta pelos viajantes. Budapeste está situada nas margens do rio Danúbio, o segundo rio maior da Europa. A cidade nasceu em 1873 após a fusão de duas cidades: Buda, na margem direita, mais montanhosa e Peste, na margem esquerda, com lindas planícies.

É uma cidade alegre e agitada, e quando selecionamos o que fazer em Budapeste, encontramos uma mistura única de cultura e história com uma energia vibrante e bairros modernos.

Conheça os principais pontos turísticos de Budapeste para aproveitar ao máximo a su a visita.

Parlamento Húngaro

O Parlamento húngaro é um edifício suntuoso nas margens do Danúbio, rodeado por belos jardins. O parlamento merece uma visita de dia, mas a sua iluminação faz com que seja uma parada obrigatória depois de escurecer, tornando-se uma atração à parte. Existe a possibilidade de fazer uma visita guiada de cerca de 45 minutos a algumas áreas do parlamento, mas apenas com agendamento.

A poucos passos do Parlamento, encontramos o monumento que homenageia os judeus perseguidos na Segunda Grande Guerra. Este monumento é composto por uma escultura de 60 pares de sapatos velhos na beira do rio para lembrar os horrores sofridos na Europa, quando os judeus foram despidos, fuzilados pelas costas e atirados para o rio deixando apenas os sapatos para trás.

Ainda perto do Parlamento, junto da Praça Deák se encontra a Basílica de Santo Estêvão. É possível subir à varanda em torno da cúpula da Basílica por uma pequena tarifa, captando uma das melhores vistas da cidade.

Castelo de Buda

O Castelo de Buda é, sem dúvida, um dos pontos turísticos de Budapeste mais marcantes. Situa-se numa montanha, a 170 metros de altura, tendo uma das melhores vistas sobre o rio Danúbio e a Ponte das Correntes. O castelo é também conhecido como Palácio Real, já que no passado foi a residência oficial dos reis da Hungria.

Considerado Patrimônio Mundial pela UNESCO, o castelo compõe uma das paisagens mais distintas do cenário de Budapeste, com sua enorme cúpula verde.

O Castelo de Buda abriga atualmente a Biblioteca Széchenyi, a Galeria Nacional Húngara e o Museu de História de Budapeste.

Você pode caminhar tranquilamente até ao planalto do Castelo, mas uma alternativa popular é o funicular que sai da Praça Clark Ádám, até ao cimo de Buda na Ponte das Cadeias. No Distrito do Castelo, aproveite para visitar o Palácio Sándor (residência do presidente Magyar) e o Teatro Nacional de Dança.

Praça dos Heróis (Hősök tere) e Monumento do Milênio (Millenniumi Emlékmű)

Situada no extremo menos central da Avenida Andrássy, a artéria mais importante da cidade, encontra-se a Praça dos Heróis, que é um dos pontos de interesse mais referidos na lista de coisas a fazer em Budapeste.

A Praça dos Heróis impressiona pela sua imponência, com estátuas de vários revolucionários húngaros ao lado dos sete chefes das Tribos Magiares, as tribos fundadoras da Hungria. No alto da coluna de 36 metros está o Arcanjo Gabriel e na frente do monumento fica o Túmulo do Soldado Desconhecido.

Bastião dos Pescadores e Igreja de Matias

O Bastião dos Pescadores é um mirante situado na colina de Buda, no topo do qual se pode contemplar a cidade em todo o seu esplendor. O Bastião é constituído por sete torres trabalhadas, construídas em homenagem às sete tribos fundadoras da Hungria.

Junto do Bastião dos Pescadores encontramos a Igreja de Matias, conhecida por ser a igreja escolhida para vários casamentos coroações reais. Dentro da Igreja, não deixe de admirar os magníficos tetos, totalmente cobertos em azulejos.

Banhos termais

Budapeste é conhecida por ter um dos maiores sistemas de águas termais do mundo, sendo uma das principais atrações de Budapeste. Existem dezenas de termas espalhadas pela cidade, proporcionando experiências incríveis e com opções para todos os orçamentos.

Um dos locais mais procurados são as Termas Széchenyi, um complexo construído entre 1909 e 1913 com várias piscinas aquecidas, tanto internas como externas e um grande Spa. Toda a arquitetura do local é fascinante. As piscinas ficam em torno de um palácio e a temperatura das águas subterrâneas faz com que seja possível nadar nas piscinas exteriores mesmo no inverno.

Passeio de barco no Danúbio

As margens do Danúbio oferecem uma bela vista para alguns dos monumentos mais icônicos da cidade de Budapeste.Um passeio pelas margens é uma ótima opção, mas olhar Budapeste através do Danúbio é a melhor forma de desfrutar do belo panorama de Budapeste.

Um conselho de especialista: reserve o seu passeio para a parte da tarde e procure escolher um horário que permita ver a cidade ao entardecer, assistindo à medida que os monumentos, sobretudo o parlamento, se ilumina.

Ópera de Budapeste

A Ópera de Budapeste é um edifício neo-renascentista, criado pelo arquiteto húngaro Miklós Ybl, um dos nomes mais famosos da arquitetura húngara do século XIX. É uma das maiores casas de ópera da Hungria e um dos monumentos mais marcantes da capital.

A Ópera foi construída entre 1875 e 1884 e foi financiada por Francisco José I, imperador da Áustria e rei da Boêmia, com a condição de que esta não fosse maior que a Ópera de Viena. A Ópera de Budapeste tem 1.261 assentos. O exterior do edifício está decorado com esculturas de artistas, músicos e compositores famosos.

Ponte das correntes (Széchenyi Lánchíd)

A Ponte das Correntes é uma imponente ponte que liga Buda e Peste. É a ponte mais antiga de Budapeste e também a mais imponente, com grandes arcos segurando a ponte e dois leões esculpidos que a guardam numa das extremidades. Atravessando a Ponte das Correntes temos uma das melhores vistas da cidade, mas não deixe de apreciar a sua estrutura e beleza arquitetônica.

Distrito VII e bares de ruínas

O Distrito VII é o bairro mais agitado da cidade, com um ambiente jovem e dinâmico e uma vida noturna vibrante. Este bairro tem uma energia maravilhosa, contando com muitos bares, restaurantes e lojas, onde é possível vivenciar a cultura e gastronomia local.

Foto:budapesttimes.com

Embora haja muitos restaurantes e cafés, esta área é particularmente famosa pelos seus bares em ruínas da segunda grande guerra. Quem visita esta área da cidade é apanhado de surpresa por incríveis bares dentro de prédios aparentemente abandonados. Estes bares contam com uma decoração arriscada com banheiras que se transformam em sofás bicicletas presas no teto e até projeções de filmes na parede. Nos meses mais quentes, os bares do jardim e penthouses são muito populares.

Ilha Margarida

A Ilha Margarida é uma pequena e encantadora faixa de terra no meio do Rio Danúbio, um pouco a norte do coração da cidade. A ilha é muito procurada por quem quer fugir do agito da cidade e pretende um refúgio ao ar livre no meio da natureza.

Durante os meses quentes existem muitas atividades da ilha mas durante o inverno pode também encontrar concertos, jardins tranquilos e restaurantes. Esta grande área verde é uma das principais zonas de lazer da cidade, ideal para praticar desporto ou simplesmente para relaxar e aproveitar a natureza.

Foto: dailynewshungary.com

Monte Géllert

O Monte Géllert é o pico mais alto do centro de Budapeste. Para subir a colina, comece sua subida junto aos banhos de Géllert e caminhe até à Cidadela, onde existem pequenas feiras, lojas e zonas de observação para apreciar a vista da cidade de Budapeste, sobretudo da Ponte Elizabete e mercado municipal. No caminho pode visitar as Cavernas de Gellért e no topo da colina encontra a Estátua da Liberdade.

Apesar de ser uma cidade pequena, existe muito o que ver em Budapeste. Com uma beleza clássica e repleta de vida, Budapeste tem pontos de interesse e atrações para todos os gostos! Percorra as suas ruas e seja seduzido pelos seus encantos.

Veja também:

O que fazer em Praga, a cidade encantada da Europa
O que fazer em Roma: pontos turísticos imperdíveis
Conheça os 15 castelos da Europa mais incríveis

Ana Reis: Oi! Sou a Ana e sou apaixonada por viagens. Desde cedo comecei a viajar e a recolher as melhores dicas de viagens de todos os lugares por onde já passei. Tanto adoro a praia como a cidade e já viajei pelo Brasil, conheço toda a Europa, Estados Unidos, Canadá, Caribe, Ásia e África. O meu objetivo é partilhar todos os roteiros e dicas para conhecer os melhores destinos que este mundo tem para oferecer.