Lisboa tornou-se nos últimos anos um dos principais destinos de viagem na Europa, tendo sido nomeada Melhor Destino Europeu em 2015. Construída ao longo de sete colinas com vista para o Rio Tejo, Lisboa é uma cidade cosmopolita que oferece tudo o que seria de esperar numa grande capital europeia: magníficos monumentos, catedrais, grandes praças e avenidas, lojas de luxo, vida noturna, museus e cada vez mais hotéis e restaurantes para todo o tipo de turista ou viajante.
O que fazer em Lisboa
Se o seu tempo em Lisboa é limitado, damos-lhe algumas dicas sobre o que fazer em Lisboa e o que não pode mesmo perder quando visitar a capital de Portugal.
1. Terreiro do Paço
O Terreiro do Paço, nome antigo (mas ainda usado) para a Praça do Comércio fica na Baixa de Lisboa e é uma das maiores praças da Europa! Construída idealmente em frente ao Rio Tejo, aqui situava-se o palácio dos reis de Portugal durante mais de dois séculos.
2. Torre de Belém
Este é um dos ícones mais emblemáticos da cidade e um símbolo da Era dos Descobrimentos. Foi construído no século XVI e foi declarado Monumento do Património Mundial pela UNESCO.
3. Monumento dos Descobrimentos
Também em Belém, caminhando à beira rio a partir da Torre de Belém, encontrará um dos monumentos mais emblemáticos de Lisboa. Tal como o nome indica, foi concebido em 1939 para celebrar a Era dos Descobrimentos durante os séculos XV e XVI.
4. Mosteiro dos Jerónimos
O Mosteiro dos Jerónimos também foi construído para homenagear o período dos Descobrimentos. Construído no século XVI, este grande monumento histórico e cultural foi encomendado pelo Rei D. Manuel I para homenagear o grande navegador português Vasco da Gama.
5. Castelo de São Jorge
O castelo de São Jorge está situado no topo de uma das sete colinas de Lisboa e oferece uma vista única sobre a cidade. Construído pelos mouros para deter as forças cristãs invasoras, foi tomado em 1147 pelo primeiro Rei de Portugal, Afonso Henriques.
6. Elevador de Santa Justa
Situado no coração de Lisboa, este elevador sobe por cima dos edifícios circundantes para fornecer uma vista deslumbrante da cidade. Construído em 1901 por um aprendiz de Gustave Eiffel, tornou-se monumento nacional em 2002, depois de celebrar o seu primeiro centenário.
7. Convento do Carmo
Este convento medieval do século XIV e sua igreja gótica foram em grande parte destruídos no grande terremoto de 1755. A igreja só foi reconstruída no século XX e é um dos poucos lugares que ainda mantém traços visíveis do terremoto que devastou a cidade.
8. Sé de Lisboa
Perto de Alfama, um dos bairros mais emblemáticos de Lisboa, encontra-se esta imponente catedral românica. Foi construída no século XII, mas também sofreu a devastadora destruição do terremoto, tendo sido reconstruída com uma mistura de estilos arquitetónicos.
9. Bairros típicos de Lisboa
No centro de Lisboa, encontrará alguns dos mais antigos bairros da cidade: Chiado, Alfama e Bairro Alto. Dê um passeio pelas ruas históricas do Chiado, o bairro com as marcas de roupa mais populares e internacionais. Aqui pode subir o elevador de Santa Justa e atravessar o Arco da Rua Augusta, que o levará à Praça do Comércio.
Alfama é o bairro mais antigo de Lisboa, onde se encontra a Catedral Fortificada (Sé Catedral de Lisboa) e o Castelo de São Jorge.
O Bairro Alto é o lar de algumas das discotecas e bares mais populares em Lisboa. De note, é frequente ver grupos de pessoas de copo na mão a conversar e a divertir-se Durante o dia, no Bairro ALto também é possível ver uma das vistas mais deslumbrantes da paisagem da cidade.
10. Oceanário de Lisboa
Construído para a Exposição Universal de 1998, este é um dos melhores e maiores aquários do mundo. É a casa de milhares de espécies marinhas e aves de todos os cantos do mundo. Diversão garantida para toda a família!
11. Museu dos Coches
O Museu dos Coches é um dos museus mais visitados em Portugal. Aqui pode ver a evolução dos transportes em Portugal, com exposições de coches, charretes e carruagens usadas pela nobreza, ornamentados ao detalhe, mas também um conjunto de objetos de decoração, vestuário da época e acessórios.
12. Centro Cultural de Belém
O Centro Cultural de Belém situa-se na Praça do Comércio. Aqui realizam-se as mais variadas conferências, concertos e exposições. No centro pode encontrar o Museu do Design e o Museu Coleção Berardo.
13. MAAT
O novo edifício do MAAT – Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia é uma das mais recentes construções icónicas da cidade de Lisboa. Este museu foca na arte contemporânea e está situado na zona de Belém.
14. Pastel de Belém
Não é um monumento (mas deveria ser!). Este doce português foi criado por monges católicos no Mosteiro dos Jerónimos cerca do século XVIII e atualmente é uma das experiências alimentares obrigatórias para todos que visitam Lisboa.