X

O que fazer em Praga, República Tcheca: 11 pontos turísticos obrigatórios

Praga é uma das cidades mais lindas e mais românticas da Europa, cheia de castelos, torres e lugares que parecem saídos de um conto de criança. Em Praga, existe a sensação de que estamos dentro de uma história de príncipes e princesas, mas além de castelos medievais e torres, existe muito que ver e fazer em Praga.

Para quem quem vai visitar esta cidade encantada e não sabe o que fazer em Praga, listamos os 10 principais pontos turísticos da capital da República Tcheca.

Castelo de Praga

O Castelo de Praga é um dos lugares icônicos da cidade de Praga e um dos castelos europeus mais visitados. O Castelo sobressai em meio à paisagem de Praga, quase que como tomando conta da cidade velha, de onde os visitantes o observam.

O Castelo de Praga, onde vivia o rei, é hoje a residência oficial do Presidente da República Tcheca. A área do Castelo é livre de ser visitada, mas para visitar a Catedral de São Vito, a Basílica de São Jorge e a Rua Dourada podem ser visitados com um ingresso que permite visitar esses três pontos turísticos de Praga.

A construção que se vê desde as margens do Rio, é na verdade a Catedral de São Vito. Dentro da Catedral uma das maiores atrações são os painéis de vidro em art noveau representando a Santa Trindade, o mosaico que representa o Último Julgamento e a Capela de São Wenceslas, onde é possível ver um altar com mais de 1000 pedras preciosas encrustradas. Suba à Torre da Catedral para uma vista incrível sobre a cidade.

Foto: prague.eu
Foto: hrad.com

Ainda na zona do Castelo de Praga há a Rua Dourada, que faz o caminho de descida do Castelo. Franz Kafka chegou a morra nessa rua. Reserve uma manhã ou uma tarde para visitar a área do Castelo.

Praça da Cidade Velha

A Praça da Cidade Velha é o ponto central de Praga e um dos pontos turísticos que todos os guias referem sobre o que fazer em Praga. Na Praça da Cidade Velha há várias atrações: a Prefeitura, com o seu magnífico relógio astronômico do século XV (ver abaixo), igrejas, restaurantes e esplanadas e muitos artistas de rua.

Na Praça da Cidade Velha, a Igreja de Nossa Senhora de Tyn chama a atenção devido às suas torres trabalhadas com mais de 80 metros de altura. Da Praça é impossível perceber onde é a entradas da Igreja. A entrada é feita por um caminho lateral, difícil de encontrar por entre as casas. Dentro da Igreja de Tyn, as principais atrações são o portal gótico, uma escultura do crucifixo e um dos melhores órgãos do século XVII.

Relógio Astronômico

Na Praça da Cidade Velha, uma das principais atrações é o Relógio Astronômico (Orloj), que fica no edifício da Prefeitura de Praga. O relógio foi construído no século XV e é considerado o relógio medieval mais bem preservado do mundo! A cada hora, o relógio ganha vida e dezenas de turistas se juntam em volta do relógio para ver o espetáculo. Do relógio saem as figuras dos 12 apóstolos em procissão, maravilhando todos que assistem.

A Torre do Relógio, na Prefeitura, pode ser visitada através de um elevador. Do cimo da Torre, a vista de toda a praça é uma experiência incrível, sobretudo se visitar já de noite.

Ponte Carlos

A Ponte Carlos, em Praga, é uma das pontes mais famosas da Europa. A Ponte Carlos foi construída em 1357 e é tão rica, que vale a pena “perder” algum tempo atravessando a ponte e olhando com atenção cada detalhe. Ao longo dos seus 600 metros de comprimento, existem mais de 30 pontos de interesse. A Ponte é decorada com estátuas barrocas, de figuras importantes da história. Duas dessas figuras são o imperador romano Carlos IV e João Nepomuceno, um dos santos mais conhecidos da República Tcheca.

A Ponte começa e termina com três torres imponentes, duas na margem onde está o Castelo de Praga e uma do lado da Cidade Velha. A Torre da Cidade Velha é considerada uma das construções góticas mais impressionantes.

Foto: prague-infomation.eu

Passeio no Rio Moldava

Um passeio do Rio Moldava (em tcheco: rio Vltava) é uma das melhores maneiras de conhecer Praga e ver alguns dos principais monumentos e edifícios da cidade. Existem várias empresas que vendem grandes ou pequenos cruzeiros no rio Moldava, que vão desde uma hora e meio dia ou até o dia inteiro, dependendo do que você pretender. Do Rio, alguns dos principais monumentos que se pode observar são o Castelo de Praga, a Ponte Carlos e o Teatro Nacional de Praga.

Teatro Nacional de Praga na margem do rio Moldava

Torre da Pólvora

A Torre da Pólvora é um dos monumentos mais icônicos da cidade e uma das torres mais famosas de Praga. A Torre da Pólvora é uma construção gótica e fica à entrada da Cidade Velha, tendo sido construída no século XV como porta da muralha que defendia a cidade. A torre é antiga e escura e é coberta por uma ponte que leva à Casa Municipal. 

Busto de Kafka

Kafka é um dos grandes nomes de Praga e da República Tcheca em geral. Para homenagear o tão conhecido autor, foi construída uma enorme escultra em Praga, representando o busto de Kafka. A escultura tem o nome de K on sun e foi criada pelo artista tcheco David Černý. A Escultura é feita com 42 camadas de aço, que giram constantemente, representando a metamorfose do autor e a sua mente distorcida.

Casa Dançante

Para quem gosta de arquitetura moderna, a Casa Dançante é um dos pontos turísticos de Praga imperdíveis. Ela foi construída entre 1992 e 1996 por Frank Gehry. O edifício é constituído por duas torres que se assemelham a dois corpos dançando, um deles o corpo de uma mulher, com uma saia.

O interior do edifício é composto por escritórios, mas é possível subir à torre e apreciar uma refeição no restaurante com vista sobre a cidade.

Praça Wenceslas

A Praça Wenceslas já fica na parte nova da cidade e é o ponto principal da parte moderna de Praga. Na Praça encontramos uma estátua de Wenceslas, o santo patrono da região da Boêmia na República Tcheca, o Museu Nacional e outras atrações arquitetônicas.

Hoje, a Praça Wenceslas é procurada pelas suas lojas de grifes conhecidas e pelos seus conhecidos restaurantes.

Torre Petrin

A Torre Petrin fica no monte Petrin, na margem esquerda do Rio Moldava, mesmo lado onde fica o castelo de Praga. Existem duas maneiras de chegar ao topo de Petrin, para ver a torre: caminhar pelos parques, aproveitando a natureza e descansando em bancos colocados ao longo do caminho ou apanhar um pequeno teleférico. A Torre Petrin, no cimo do monte Petrin, é uma miniatura da Torre Eiffel de Paris, com 63 metros de altura. É possível subir ao topo da Torre Petrin (299 degraus ou subir pelo elevador) e ter uma das vistas mais incríveis de Praga.

Cafés de Praga

Uma das principais atrações de Praga são os seus fantásticos cafés antigos. Os cafés de Praga são muito mais do que um simples lugar onde você vai tomar uma bebida ou lanchar. São uma experiência. Os cafés em Praga são edifícios históricos, decorados ao estilo art noveau (como muitas outras coisas na cidade). Mantêm ainda a mística de antigamente, quando eram o ponto de encontro de eleição para intelectuais, escritores e artistas da época.

Grand Café Orient

Entre os mais conhecidos estão o Grand Café Orient, na cidade velha, o Café Louvre ou o Café de Paris, dentro do Hotel de Paris, um dos melhores exemplos de art noveau em Praga. Aí não esqueça de provar os deliciosos bolos e cafés e fique um pouco de tempo desfrutando uma experiência autêntica.

Hotel Paris

Como você pode ver, há muito o que fazer em Praga. Para visitar todos os pontos turísticos de Praga, é recomendado uma roteiro de pelo menos 2 ou 3 dias e, mesmo assim, será um pouco apertado para ver tudo o que esta cidade maravilhosa tem para oferecer.

Ana Reis: Oi! Sou a Ana e sou apaixonada por viagens. Desde cedo comecei a viajar e a recolher as melhores dicas de viagens de todos os lugares por onde já passei. Tanto adoro a praia como a cidade e já viajei pelo Brasil, conheço toda a Europa, Estados Unidos, Canadá, Caribe, Ásia e África. O meu objetivo é partilhar todos os roteiros e dicas para conhecer os melhores destinos que este mundo tem para oferecer.