X

Santorini, Grécia: tudo o que você tem de ver e fazer nesta ilha grega

Santorini é talvez a mais famosa das ilhas gregas e um dos destinos mais procurados na Europa para umas férias românticas (e não só!).

Santorini faz parte do grupo de ilhas gregas Cíclades, que ficam no mar Egeu, região onde as erupções vulcânicas frequentes permitiram o nascimento da mistura perfeita: caldeiras vulcânicas, praias de água morna e uma paisagem deslumbrante. Famosa pelo seu pôr do sol, há muito mais para fazer em Santorini! Separamos uma listas dos principais pontos turísticos de Santorini que ninguém pode perder!

1. Visitar Oia

Oia é uma pequena cidade grega na ilha de Santorini. Situada em cima de um penhasco, Oia é conhecida pelo seu magnífico pôr-do-sol e pela vista incrível para Palia e Nea Kameni.

Em Oia vamos encontrar todas aquelas imagens características que associamos a Santorini: ruas estreitas, casas brancas com cúpulas azuis e pequenas varandas (algumas com piscinas com vista sobre o mar). Andando pelas ruas de Oia, você encontrará muitos bares, cafés e restaurantes, mas também galerias de arte e lojas.

2. Fazer a caminhada de Fira até Oia

A caminhada entre Fira (uma das maiores cidades de Santorini) e Oia é um percurso obrigatório para quem visita Santorini. O passeio é de cerca de 10 kms e pode demorar entre 2h a 4h dependendo do ritmo e das paragens feitas pelo caminho.

Se for caminhar em pleno verão, é recomendável sair de Fira antes das 9h pois às 11h da manhã fica muito quente, podendo tornar a viagem desconfortável. Outro horário é sair de Fira no começo da tarde, chegando a Oia na altura perfeita para aproveitar o pôr do sol de Santorini. No caminho há vários cafés, lojas e restaurantes onde comprar água e outros refrescos

O melhor conselho é parar várias vezes ao longo do percurso, não só para descansar mas para aproveitar a paisagem incrível!

3. Ver o pôr do sol em Oia

O pôr do sol é uma das principais atrações de Santorini e Oia, pela sua localização, é um dos lugares mais procurados para assistir a este fenômeno. Dezenas ou centenas de pessoas se juntam para ver um espetáculo natural de cores à medida que o sol se deita no mar.

O melhor é chegar uma ou duas horas antes do pôr do sol, levar um lanche e reservar um bom lugar para assistir ao pôr do sol. depois é só relaxar e apreciar a paisagem. Tire muitas fotos mas não perca a magia do momento atrás de uma câmara!

4. Vá à praia de areia vermelha em Santorini

A praia de areia vermelha é um dos pontos mais bonitos de Santorini, diferente de qualquer outra praia que você possa imaginar. Situada a poucos minutos de Akrotiri (uma exploração arqueológica), para chegar à praia aproveite uma curta caminhada e aprecie as cores dos penhascos vermelhos à medida que vai descendo. Nesta praia você pode simplesmente descansar nas espreguiçadeiras, mas vale a pena fazer snorkeling para ver as rochas debaixo de água.

5. Visitar ou ficar alojado numa casa na caverna

Uma das principais recomendações em Santorini são as casas nas grutas. Esta é uma arquitetura típica de Santorini, construída no passado para proteção do vento. Hoje em dia, muitas pessoas ainda vivem em casas na gruta, remodeladas e adaptadas aos tempos modernos. Muitas delas foram convertidas em hotéis e alojamentos de luxo, até mesmo com piscinas privadas na gruta com vista sobre a encosta da ilha e sobre o mar.

6. Visitar as famosas praias de areia negra de Santorini

Sendo uma ilha vulcânica, os sedimentos das rochas junto ao mar deram origem a várias praias de areia negra em Santorini. Uma das mais procuradas é Kamari. Kamari tem mais de 4 kms de comprimento, coberta de pequenas pedras redondas que se tornam maiores junto ao mar. A avenida perto da praia está cheia de bares, restaurantes e lojas.

Outras duas praias de areia negra bem conhecidas em Santorini são Perissa e Perivolos. Estas praias são perto uma da outro, sendo Perissa mais procurada por famílias, com um ambiente mais calmo, e Perivolos é o destino preferido dos jovens, havendo festas durante a tarde. Em ambas as praias há bares, restaurantes, lojas para alugar motos e carros e diversos esportes aquáticos.

7. Provar vinho nas famosas adegas de Santorini

Este é um facto desconhecido para a maioria das pessoas que sonha em fazer férias em Santorini, mas esta ilha grega é também famosa pelas suas adegas e produção de vinho na própria ilha.

Existem dezenas de empresas que organizam tours às melhores adegas de Santorini. Duas das mais famosas adegas são Boutari e Venetsanos, onde é possível visitar a adega e conhecer a sua história, assim como provar os vinhos produzidos ali, em um terraço com vista para a caldeira de Santorini.

8. Ver a vista panorâmica em Imerovigli

Imerovigli é uma pequena vila no norte de Santorini. Esta vila é procurada pela sua paisagem deslumbrante, pois é possível ter uma vista panorâmica de uma grande área da ilha, incluindo a famosa caldeira. Destino bastante romântico, em Imerovigli existem vários pequenos hotéis de charme, restaurantes e bares típicos. A pequena vila é também caracterizada pelas suas igrejas e capelas, sempre com a cúpula azul característica de Santorini.

9. Visitar o sítio arqueológico de Akrotiri

A história e a arqueologia são definitivamente dois bons motivos para visitar a Grécia. Apesar de ser mais conhecida pela paisagem, Santorini é uma ilha muito rica em arqueologia. Em Akrotiri é possível encontrar vestígios da Idade do Bronze. É também possível ver o que restou de edifícios antigos de vários andares, já com um sistema avançado de esgotos, assim como paredes pintadas, mostrando o quão evoluída já era a sociedade da altura.

10. Visitar a vila de Pyrgos

Além de Fira e Oia, uma das pequenas vilas que valem a pena uma visita é Pyrgos. Mais pequena e menos turística que Oia, aqui você pode ver a paisagem característica de Santorini, com as casinhas brancas e cúpulas azuis, mas sem a massa de turistas que podem ser encontrados em Oia.

Veja também:

10 pontos turísticos que você tem de ver e visitar na Grécia.

Ilhas do mediterrâneo que você tem de visitar pelo menos uma vez na vida.

Ana Reis: Oi! Sou a Ana e sou apaixonada por viagens. Desde cedo comecei a viajar e a recolher as melhores dicas de viagens de todos os lugares por onde já passei. Tanto adoro a praia como a cidade e já viajei pelo Brasil, conheço toda a Europa, Estados Unidos, Canadá, Caribe, Ásia e África. O meu objetivo é partilhar todos os roteiros e dicas para conhecer os melhores destinos que este mundo tem para oferecer.