O Porto foi eleito em 2017 o Melhor Destino Europeu! Não sendo uma cidade grande, tem tudo o que um visitante pode querer: um centro histórico fantástico, cheio de recantos característicos, monumentos culturalmente ricos, um belo rio para navegar e apreciar a paisagem, praias excelentes, igrejas e museus e grandes parques para passear ou fazer um piquenique.
Para ajudá-lo a planear a sua visita à cidade, reunimos algumas sugestões de coisas para fazer no Porto.
Centro Histórico do Porto – Património Mundial da UNESCO
O centro histórico do Porto foi considerado Patrimónimo Mundial pela UNESCO em 1996 e é um dos mais belos centros históricos do mundo. Aqui você pode visitar e subir a Torre dos Clérigos, desenhada e decorada pelo arquiteto italiano Nicolau Nasoni. Perto da Torre dos Clérigos, visite a Livraria Lello, considerado pelo famosos site de viagens Lonely Planet uma das mais belas livrarias do mundo.
Palácio da Bolsa
O Palácio da Bolsa é o edifício que apresenta a maior diversidade de estilos arquitetónicos no Porto. Dentro do Palácio da Bolsa, encontra-se a Sala Árabe, a sala mais famosa do edifício por causa da sua decoração rica e a Sala de Degustação dos Vinhos de Portugal, onde pode provar diferentes vinhos do Porto.
Estação de São Bento
A Estação de São Bento é uma das principais atracções do Porto, onde poderá apreciar os seus vinte mil azulejos pintados que representam os marcos históricos de Portugal.
Palácio de Cristal
O Palácio de Cristal atual, chamado oficialmente Pavilhaõ Rosa Mota, é um espaço dedicado a eventos culturais como concertos, feiras e conferências. Nos Jardins do Palácio de Cristal é possível passear, ver animais exóticos e apreciar uma das melhores vistas sobre o Douro e suas margens.
Avenida dos Aliados
A Avenida dos Aliados situa-se na Baixa do Porto e é um dos principais pontos turísticos da cidade. A Praça da Liberdade é rodeada de hotéis de luxo, lojas tradicionais e diferentes cafés e restaurantes para todos os gostos.
Caves de Vinho do Porto
As famosas caves de vinho do Porto, em Gaia, são paragem obrigatória para quem visita o Porto. Do outro lado do Rio Douro, em frente à Ribeira, pode visitar diferentes caves e provar alguns dos melhores e mais conhecidos vinhos do Porto.
Cruzeiro no Rio Douro
Uma das experiências que tem mesmo de fazer no Porto é um passei de barco no Douro, onde poderá apreciar as lindas margens do Douro. Existem diferentes opções, desde as mais baratas às mais caras e pode escolher entre passeio de vela, barco a motor ou iate.
Ribeira
A Ribeira é uma das zonas mais antigas e tradicionais do Porto, com as suas típicas casas coloridas e os seus cafés e esplanadas típicas em frente ao rio.
Casa da Música
A Casa da Música é uma sala de concertos moderna desenhada pelo arquitecto holandês Rem Koolhaas. O seu edifício, além da beleza arquitetónica, todos os dias recebe concertos de três orquestras: Orquestra Nacional do Porto, Orquestra Barroca e Remix Ensemble, que irão enriquecer a sua visita ao Porto.
Parque da Cidade
No Parque da Cidade pode andar de bicicleta, apreciar a natureza, fazer um piquenique ou treinar ao ar livre.
Museu de Serralves
Em Serralves, além do belo parque onde pode aproveitar a natureza e os jardins cuidadosamente trabalhados, onde se pode sentar e descansar, é também obrigatório visitar o Museu de Serralves, um museu de arte moderna que recebe frequentemente exposições dos maiores nomes da arte mundial.
Praia e Foz do Douro
Um pouco afastado do Centro Histórico (mas facilmente acessível) está a zona da Foz do Douro, onde pode fazer praia ou descansar numa esplanada em frente ao mar. As praias do Porto são pequenas e rochosas, dando uma sensação acolhedora.
Veja também: O que fazer em Lisboa