A Grécia é conhecida pela sua maravilhosa história mas também pela sua beleza natural. Para quem gosta de umas férias em que possa aliar cultura a descanso e natureza, a Grécia é o destino perfeito. Além da capital Atenas, as principais coisas para ver na Grécia incluem Delphi ou a região incrível de Meteora.
Para quem quer viajar para este destino paradisíaco, selecionamos os pontos turísticos da Grécia que vão apaixonar todos os que procuram cultura, história, natureza e saber as raízes da civilização atual.
1. Acrópole de Atenas e o Parthenon
Atenas é considerado por muitos, o coração da civilização ocidental como a conhecemos hoje e o berço da democracia. A Acrópole de Atenas foi construída num pequeno monte de rochas e é composto por três templos construídos no século V aC. O mais conhecido desses templos é o Parthenon, reconhecido mundialmente, construído originalmente como tempo para a deusa grega Athena. No Parthenon, construído no estilo dórico, ainda é possível observar alguns dos 58 pilares que constituíam originalmente o templo.
Na Acrópole é obrigatório caminhar pelo “Passeio Arqueológico, um caminho com cerca de 2 quilômetros e meio, ligando a acrópole a outras atrações da Grécia antiga como a Ágora ou o Templo de Olimpo.
2 Museu da Acrópole
Inaugurado em 2009, o Museu da Acrópole é hoje em dia um dos pontos turísticas de Atenas preferidos pelos visitantes. O museu foi projetado pelo arquiteto suíço Bernand Tschummi e construído em vidro e aço, para uma melhor exposição dos objetos antigo e valiosos encontrados na Acrópole. Aqui, os visitantes podem ver algumas obras da Grécia antiga como o Moschophoros, a estátua de um jovem portador de um bezerro em seus ombros, as Cariátides (esculturas de figuras femininas que sustentavam o Erechtheion) e alguns dos mais controversos mármores do Partenon.
O café-restaurante do museu tem um terraço aberto onde os visitantes podem fazer uma refeição ou tomar uma bebida, com uma vista panorâmica sobre a Acrópole.
3. Delfos
Delfos é um dos mais conhecidos pontos turísticos da Grécia e foi declarado Patrimônio Mundial pela UNESCO. Construído numa encosta do Monte Parnaso, Delfos era um local sagrado para onde vinham centenas de pessoas em peregrinação para adorar Apolo ou pedir conselhos ao conhecido Oráculo de Delfos.
Aqui encontramos também o Templo de Apolo, com data de IV aC. O teatro de Delfos foi construído para poder receber cerca de 5000 pessoas em simultâneo e hoje em dia ainda há alguns concertos nas suas ruínas.
4. Meteora
Meteora parece saído de um filmes com bastantes efeitos especiais, mas a verdade é que esta região existe e é uma das mais procuradas para quem visita a Grécia. Situada na planície de Tessália, longe do mare perto da cidade de Kambalaka, existem grandes elevações de rocha no alto das quais foram construídos mosteiros centenários e, hoje em dia, declarados Patrimônio Mundial da UNESCO. Os penhascos se elevam até uma altitude de 500 metros!
Os mosteiros cristãos ortodoxos foram construídos entre os séculos XIV e XVI por monges eremitas. É possível visitar alguns desses mosteiros, acessíveis por longos caminhos de degraus em pedra até ao topo. Dentro dos mosteiros, vemos velas acesas e diversos ícones religiosos e alguns monges ainda vivem nos mosteiros de Meteora em completo isolamento. Saiba mais sobre Meteora, os mosteiros suspensos da Grécia.
5. Nafplio
Nafplio é uma cidade piscatória relativamente perto de Atenas e considerada por muitos uma das mais belas cidades da Grécia e destino de muitos Atenienses durante o fim de semana.
Na parte antiga da cidade não passam carros e é preenchida com grandes mansões neoclássicas, igrejas antigas e estátuas de várias figuras da Grécia Antiga. Em Nafplio existe a fortaleza de Palamidi, uma cidadela dentro de uma muralha em que é possível subir e observar as vistas. Outra das atrações de Nfplio são as belas praias de água azul turquesa e o pequeno ilhéu de Boúrtzi, mesmo em frente a Nafplio. O ilhéu tem uma fortaleza estrategicamente colocada para defender o território continental.
6. Monte Athos
Situado no norte da Grécia, o Monte Athos tem sido o coração espiritual da igreja ortodoxa cristã desde 1054. Os mosteiros são ricos em obras de arte, com famosas pinturas, bordados, peças em ouro e manuscritos. Em Athos, também conhecido como A Montanha Sagrada, está interdita a entrada de mulheres e crianças pois os mosteiros continuam a ser geridos por mais de 1400 monges que ainda ali vivem e praticam a sua religião, mas alguns homens podem visitar, com uma licença especial. Mesmo para quem não pode entrar, vale a visita pela riqueza cultural e natural na região e beleza dos mosteiros.
No Monte Athos, outros dos principais pontos de interesse é o Mosteiro Simonopetra (ou Mosteiro de Simonos Petra). Fica na costa sul do Monte Athos e foi construído no alto de um rochedo, a 330 metros acima do mar.
7. Salônica
Salônica (também conhecida como Thessaloniki ou Tessalônica) é a segunda maior cidade da Grécia a seguir a Atenas, situada no norte e com vista para o mar Egeu. Salônica foi fundada no século IV aC e era lugar de passagem e de cruzamento de várias culturas e religiões.
Alguns dos seus principais pontos de interesse turístico são as igrejas bizantinas listadas na UNESCO e os vários monumentos romanos como o Arco do Triunfo de Galerius, o Museu Arqueológico de Salônica, a Torre Branca do século XV e o Museu da Cultura Bizantina.
8. Templo de Poseidon
Edificado no alto do Monte Sounion, o Templo de Poseidon é um templo sagrado construído no século V aC por ordem de Péricles para adorar Poseidon, deus grego do mar. Toda a sua construção e decoração foi bastante ambiciosa, com várias estruturas e estátuas em mármore, representando batalhas épicas entre gigantes e centauros.
9. Mystras
Situada na região do Peloponeso, Mystras é uma cidade antiga fortificada construída no Monte Taygetos perto da antiga (e conhecida!) cidade de Esparta.
Mystras foi a segunda cidade mais importante depois de Constantinopla na era bizantina e hoje continua sendo uma passagem obrigatória pela sua riqueza arqueológica. Em Mystras, encontramos também um castelo medieval no alto de um pequeno monte e igrejas bizantinas maravilhosas com uma arquitetura única e diferente das restantes encontradas na Grécia. Embora a oferta seja mais humilde, é possível ficar alojado em Mystras e desfrutar de caminhos e trilhos naturais da região.
10. Zagorohoria e as ruínas antigas de Kassope
Construída nas montanhas Pindus no joroeste da Grécia, Zagorohoria é um conjunto de aldeias antigas em pedra, reconstruídas e habitadas ou transformadas em pequenos hotéis ou casas de férias. Nesta região, uma das principais atrações são os trilhos e atividades ao ar livre para conhecer a região e explorar a natureza circundante através de trilhos de bicicleta de montanha ou desportos aquaticos como rafting e canoagem pelo desfiladeiro de Voidomatis.
Um pouco mais longe, os amantes da arqueologia irão apreciar uma visita à antiga cidade de Kassope, um dos melhores exemplos de uma cidade construída de acordo com o padrão da grade numa plataforma montanhosa com vista para o mar.
E as Ilhas gregas, merecem uma visita? Claro!
As ilhas gregas são das ilhas do mediterrâneo mais visitadas e que conquistam ano após ano o coração dos visitantes! Além de Rhodes, com sua herança cultural e lugares de grande riqueza arqueológica, Santorini, famosa pelo seu pôr do sol ou Mykonos, conhecida pela balada, existem muitas outras ilhas que merecem uma visita pois além de grande beleza, são ainda menos exploradas por turistas e se encontram no seu estado natural.
Veja também outras matérias sobre a Grécia e o Mediterrâneo
Conheça as 8 ilhas gregas mais bonitas para umas férias na Grécia
Santorini, Grécia: tudo o que você tem de ver e fazer nesta ilha grega
Tudo o que precisa de saber sobre Meteora, os mosteiros suspensos da Grécia
10 Ilhas do Mediterrâne que são verdadeiros paraísos
Sardenha, Costa Esmeralda: conheças as mais belas praias
As melhores praias de Menorca e dicas práticas de já quem visitou todas elas
Li toda a materia, achei muito boa . Poderiam mandar no meu email um resumo de tudo que preciso saber para eu me preparar, poius irei para a la em março de 2021.
Aguardo de um email