X

12 Pontos turísticos de Viena, Áustria: o que fazer, passeios, palácios

Viena é uma cidade caracterizada pela harmonia entre o clássico e o contemporâneo. A capital da Áustria é uma cidade repleta de palácios, castelos, óperas, museus e uma vida cultural rica que encantam todos os que a visitam. Apesar de ser uma grande metrópole, conserva o ambiente clássico que atrai todos os anos mais de 12 milhões de turistas.

O que fazer em Viena

Viena tem muito para oferecer, por isso selecionamos os principais pontos turísticos de Viena que consideramos absolutamente imperdíveis.

Palácio de Hofburg

Apesar do nome, o Palácio de Hofburg não é apenas um único edifício. O palácio, herança do Império Austro-Húngaro e um símbolo do seu poder, é na verdade um complexo que reúne prédios históricos e famosos, como a residência oficial do presidente da Áustria, o Museu de História Nacional, cafés, restaurantes, salões de bailes, teatros, a Biblioteca Imperial Austríaca, a Escola Espanhola de Equitação e o Museu de Sissi, com seus objetos e vestidos pessoais.

O ingresso no complexo custa cerca de 12€ e os visitantes podem admirar a beleza e o estilo da arquitetura barroca, fazer um passeio pelos apartamentos imperiais ou visitar um dos museus detalhados do complexo.

Ópera de Viena

Não é por acaso que Viena é conhecida como a capital da música. A cidade abrigou artistas como Mozart, Beethoven, Schubert e Strauss que lá cresceram ou viveram muitos anos. Atualmente, são realizados cerca de 15 mil concertos por ano e a cidade é totalmente preparada para isso.

Construída em 1869, a Ópera Estatal de Viena (Wiener Staatsoper) é um dos mais famosos prédios e um dos pontos turísticos de Viena mais procurados por quem ama música, cultura e arquitetura. Nos concertos de Mozart, os funcionários usam trajes e perucas da época, portanto, se tiver a oportunidade de assistir, a experiência será ainda mais completa, como uma viagem no tempo. Quem quiser apenas visitar o prédio, há um tour guiado para explorar a ópera por dentro, por espaços como o palco ou os camarotes.

Catedral de Viena (Stephansdom)

A Catedral de Santo Estêvão (Stephansdom), mais conhecida como a Catedral de Viena é um dos poucos prédios sobreviventes aos bombardeios da Segunda Guerra Mundial. Originalmente construída no século XII com um estilo romano, foi reconstruída no século XIV em estilo Gótico. Além da arquitetura exterior, o que chama mais a atenção é a cor da pedra utilizada na construção e o telhado colorido no estilo mosaico.

A Catedral se destaca no coração da cidade e a torre de 70 metros permite uma vista panorâmica da cidade. Os visitantes podem optar por subir os 342 degraus ou usar o grande Pummerin Bell, um elevador rápido que leva os visitantes para uma plataforma de observação. A Catedral abriga ainda várias capelas, catacumbas do século XIV e o Tesouro da Catedral.

Palácio de Schonbrunn

Construção do século XVII, o imponente palácio é um dos pontos turísticos de Viena que vale a pena ver tanto por dentro quanto por fora. Ocupando um importante papel de importância cultural na Áustria, o Palácio de Schonbrunn é uma estrutura colossal de 1441 quartos  e salões decorados. É possível desfrutar de um passeio pelas salas, admirar o mobiliário e decoração suntuosos e ter uma ideia de como viveram os reis austríacos. Por fora, imensos jardins trabalhados proporcionam um agradável passeio.


Declarado Patrimônio da Humanidade pela Unesco, em 1996, foi residência da adorada imperatriz Sissi. A entrada é paga, mas a visita aos jardins é gratuita. Aqui, é imperdível conhecer o Gloriette, edifício que fica no alto de uma colina e abriga um café de mesmo nome, onde é possível assistir a um concerto de música clássica.

Parlamento Austríaco e Prefeitura de Viena

Construído no século XIX, o edifício do Parlamento foi construído com uma arquitetura grega. Seu exterior está repleto de elementos que vale a pena apreciar. Repare na fachada, com várias estátuas no entorno, e na fonte em homenagem a Athena, deusa da sabedoria na mitologia grega. Outro dos elementos arquitetônicos que mais chamam a atenção no parlamento Austríaco são as carruagens no telhado, assim como os mosaicos nas paredes e enormes colunas gregas que sustentam o teto.

Próximo do Parlamento fica o prédio da Prefeitura de Viena (Rathaus), uma imensa construção tão impressionante quanto o Parlamento. O prédio da Prefeitura foi construído no século XIX em um estilo neogótico. No topo da torre da Rathaus, encontramos o Rathausmann, um dos símbolos de Viena.

Palácio Belvedere

O Palácio Belvedere (Schloss Belvedere) foi construído no século XVIII e é considerado por muitos o palácio mais belo de Viena. Além dos aposentos reais, é possível passear pelos belos jardins de forma gratuita.

Aqui, os visitantes podem conferir a maior coleção existente no mundo do pintor austríaco Gustav Klimt (incluindo as obras O Beijo e Judite). Mas também de Schiele e Kokoschka, e outros artistas marcantes do impressionismo.

Kärtner Strasse

A famosa rua de compras de Viena é a principal rua da cidade, exclusiva para pedestres. É o endereço das principais lojas das marcas mais famosas da Europa. A Kärtner Strasse fica próxima da Ópera e da Catedral, também comporta diversos restaurantes, bares e cafés ao ar livre.

Volksgarten

O Volksgarten é parada obrigatória na visita à Viena.  Aí você vai encontrar o verdadeiro bosque encantado dos contos de criança. O Volksgarten (Parque do Povo) recebeu esse nome por ter sido o primeiro parque da cidade a ser aberto ao público, pois antigamente os parques e jardins eram exclusividade da aristocracia.

Além das áreas propícias para um piquenique no verão, o parque abriga dois bares/restaurantes, o Templo de Teseu, uma estrutura própria para receber exposições de arte temporárias, e o Monumento a Sissi, a imperatriz.

Donauturm

A Donauturm, ou Torre do Danúbio, foi construída em 1964, próxima ao rio Danúbio, daí seu nome. Os seus 275 metros fazem da Donauturm o local perfeito para quem gosta de ter uma vista panorâmica das cidades que visita. Possui 275 metros de altura e um restaurante rotatório em seu cume, além de um deck de observação com uma vista espetacular de toda a cidade.

Museumquartier e Maria-Theresien-Platz

Estes são os dois local ideias da cidade para quem procura visitar os melhores museus de Viena.

Considerado a oitava maior área cultural no mundo, o Museumsquartier é o local ideal para quem gosta de cultura. O Quarteirão dos Museus abriga o Mumok (Museu de Arte Moderna), o Leopold Museum e diversos espaços para mostras e exposições contemporâneas. No coração do antigo centro, o espaço de aproximadamente 60 mil m², é repleto de bares, lojas e cafés que se transformam à noite, evidenciando o contraste entre as artes moderna e barroca. Por isso, mesmo que você não inclua visita à muitos museus, o passeio por essa área cultural da cidade vale a pena.

Já do lado do Volksgarten existe uma praça onde está localizada a estátua da Imperatriz Maria Teresa, a chamada Maria Theresien-Platz. Ali é uma região repleta de museus, destacando o Naturhistorisches Museum (Museu de História Natural) e Kunsthistorisches Museum (Museu de História da Arte).

De estilo renascentista, o Kunsthistorisches Museum tem uma coleção de peças de várias épocas, desde o Antigo Egito ao Barroco europeu. O acervo do museu foi construído com os artefatos colecionados pelas casas imperiais da Áustria, o que completa a exposição permanente com joias da realeza e uma vasta coleção de moedas antigas de todo o mundo.

Karlskirche (Igreja de São Carlos)

A Karlskirche foi construída no século XVIII como pagamento da promessa feita pelo Imperador Carlos VI, em que pediu o fim da peste que assolou a cidade no início desse século. Além da sua enorme cúpula oval, que é o ponto mais marcante da igreja, possui belíssimos afrescos no interior. A entrada fica na lateral da Igreja, mas não deixe de admirar a fachada. Só assim é possível observar todos os detalhes da arquitetura da igreja, que associa as colunas de Trajano todas trabalhadas, um pórtico romano e uma cúpula barroca.

Cafés de Viena

Quem vai a Viena, é imprescindível conhecer os seus famosos cafés e provar os deliciosos doces austríacos. Por toda a cidade há magníficos cafés, ideais para uma pausa em qualquer altura do dia. Comece o dia na Cafeteria Phil, que fica situada em uma livraria. Este é um espaço charmoso, em que se pode sentir a atmosfera vienense, com vasta opção de lanches, bolos e cafés, como o Einspanner (expresso forte com um generoso chantilly). Na Ópera de Viena, experimente o Café Oper Wien, que fica no anexo ao prédio do State Opera Vienna, um café sofisticado e com excelente atendimento. Visite ainda o Café Central, um dos mais conhecidos da cidade, co um ambiente glamuroso e decoração art deco. 

Quanto aos doces, estes são os mais incríveis: Apfelstrudel (massa folhada com recheio de maçã cozida, açúcar e canela), Sachertorte (bolo de alperce e chocolate), Kaiserschmarrn (uns quadradinhos de massa frita com molho de maçã), Linzer torte (torta de avelãs, amêndoas ou nozes com geleia de framboesa). Não deixe de provar!

Naschmarkt

Cada vez mais os mercados são um ponto de atração nas cidades e Viena não é exceção! O Naschmarkt é um mercado municipal a céu aberto que funciona de segunda a sábado. Nele encontram-se comidas típicas, permitindo conhecer um pouco mais a cultura gastronômica da cidade, mas também há opções internacionais.

O Naschmarkt tem mais de 100 estandes com cafeterias, restaurantes, assim como inúmeras bancas de flores, frutas, legumes, queijos. Até venda de roupas e Dj’s agitam o Naschmarkt, que é dos pontos mais frequentados da cidade.     

Booking.com

Veja outras matérias sobre capitais europeias

Pontos turísticos de Paris
Pontos turísticos de Madri

Pontos turísticos de Amsterdã
Pontos turísticos de Roma
Pontos turísticos de Londres
Pontos turísticos de Praga
Pontos turísticos de Berlim
Pontos turísticos de Budapeste
Pontos turísticos de Estocolmo
Pontos turísticos de Lisboa

 

Ana Reis: Oi! Sou a Ana e sou apaixonada por viagens. Desde cedo comecei a viajar e a recolher as melhores dicas de viagens de todos os lugares por onde já passei. Tanto adoro a praia como a cidade e já viajei pelo Brasil, conheço toda a Europa, Estados Unidos, Canadá, Caribe, Ásia e África. O meu objetivo é partilhar todos os roteiros e dicas para conhecer os melhores destinos que este mundo tem para oferecer.