O México é um país que atrai milhões de turistas todos os anos. São pessoas que chegam em busca de aproveitar a sua beleza natural e suas exuberantes praias, muitos também procuram conhecer mais da história do país. Deste modo, escolher o que visitar no México não é muito fácil, pois o país é riquíssimo em sítios arqueológicos, museus, pirâmides e atrativos naturais. Para facilitar a sua visita no país separamos os principais atrativos turísticos do México para você conhecer.
Pontos turísticos do México
Viajar para o México é uma ótima oportunidade para conhecer as diversas ruínas espalhadas pelo país. Um passeio cultural e arquitetônico é parada obrigatória no México. Próximo de Cancún e da Riviera Maya existem 3 grandes locais arqueológicos interessantes para visitar, são eles: Chichén Itzá, Tulum e Cobá
Cidade do México
Para a Cidade do México é necessário guardar uns dias para conhecer alguns dos principais atrativos. É uma cidade muito cheia de vida, com muita cultura e história, museus e artes. Visite o centro histórico, percorra as ruas, entre nos museus, no Palácio Nacional, veja a Catedral Metropolitana de La Asuncíon de María e experimente os melhores sabores mexicanos. Visite o Museu Frida Kahlo e o bairro colorido e dos canais que é Xochimilco. Conheça todos os pontos turísticos da Cidade do México.
Riviera Maya
A Riviera Maya é uma zona muito rica no México, tanto em relação à natureza e atividades como culturalmente. Lá encontramos algumas das melhores praias do México, assim como muitos sítios arqueológicos que contam a história da civilização maia e Cancun, sua principal cidade, que atrai todos os anos milhões de turistas.
Chichen Itza
Chichén Itzá é um sítio arqueológico muito famoso e visitado na região de Cancún, em Yucatán, ele inclusive é Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO. Chichén Itzá teve sua fundação no século 4 a.C e foi abandonada no século 7 d.C, entretanto foi reconstruída no século 10 d.C. No seu auge ela foi o centro político e econômico da civilização maia. O seu ápice foi até o século 13 d.C quando começou a entrar em decadência.
Chichén Itzá é o centro de toda a civilização maia, são cerca de 6,5 quilômetros quadrados de construções deslumbrantes. O Templo de Kukulcán, chamado também de El Castillo, já foi eleita uma das 7 Maravilhas do Mundo Moderno.
A pirâmide tem 30 metros de altura, sendo 24 metros só de degraus, entretanto não é permitido subir e nem entrar na pirâmide. Há outros templos e ruínas em Chichén Itzá, tais como: Colunas dos Mil Guerreiros, Templo dos Guerreiros, Templo observatório “El Caracol” e La Iglesia.
Tulum (sítio arqueológico e cidade)
Tulum é o segundo sítio arqueológico mais visitado da região de Yucatán, atrás apenas de Chichén Itzá. Tulum localiza-se à beira de uma praia e por isso foi um importante porto comercial. Tulum era uma cidade murada e foi fundada no século 6 d.C, e após a chegada dos espanhóis ela entrou em decadência e foi abandonada. O Castelo é a principal construção e está localizada em uma encosta rochosa bem em frente ao mar. Saiba tudo sobre Tulum: passeios, o que ver e fazer.
Cobá
Cobá tem indícios de ocupação desde o século 1 a.C, porém cresceu política e economicamente a partir do século 4 d.C. A cidade já foi uma das principais da civilização maia e seu ápice aconteceu até o século 11 d.C, quando foi abandonada após a chegada dos espanhóis.
Cobá possui a pirâmide mais alta do México, a Nohuch Mul, que possui 42 metros de altura e está aberta para visitação. Os turistas podem subir e apreciar a paisagem do alto da pirâmide. A cidade de Cobá ficou por muitos séculos totalmente encoberta pela mata, atualmente se tem acesso a cidade, porém a maior parte continua encoberta.
Cancun
Não se pode ir ao México e não visitar algumas de suas praias paradisíacas. Cancún é um destino muito conhecido pelos brasileiros e muito explorada pelo turismo. Então, apesar de ter praias lindas com águas cristalinas e areias branquinhas, também terá que dividir o espaço com muitos outros turistas. Outro lugar que vale a pena visitar são as praias da Isla Mujeres, uma pequena ilha que está a cerca de 30 minutos de Cancún. Veja os principais pontos turísticos de Cancun.
Parque Eco-arqueológico Xcaret
Para quem gosta de natureza e diversão e tiver um dia de sobra poderá conhecer o Parque Eco-arqueológico Xcaret. O Parque está localizado em Riviera Maya e possui cerca de 80 hectares. O local possui inúmeras atrações na natureza, como passeios pelos rios subterrâneos e várias zonas arqueológicas, como a visita a cavernas maias e sítios arqueológicos maias. Para as crianças se divertirem o lugar possui várias piscinas e tobogãs para desfrutar durante todo o dia. O Parque é uma ótima opção de lazer para a família.
Praias de Cancun e Riviera Maya
Para quem curte sol e praia, o México é um dos melhores destinos do Caribe, para não dizer do mundo! Na peníncula de Yuvcatán, onde fica situada a Riviera Maya, encontramos praias extensas, com coqueirais infinitos, areia branca e fina e um mar transparente onde é possível nadar e ver diferentes espécies de peixes. Aqui também podemos visitar ilhas paradisíacas como Isla Mujeres ou Cozumel. Conheça as melhores praias de Cancun e da Riviera Maya, por exemplo, a famosa Playa del Carmen, Akumal onde é possível nadar com tartarugas gigantes, Punta Maroma, entre muitas outras.
Cozumel
Cozumel é uma ilha muito visitada por quem visita Cancun, e uma das paradas mais famosas de alguns cruzeiros pelo Caribe. É a maior ilha do México e o seu principal atrativo são as praias extensas de coqueirais, areias brancas e finas e água transparente azul turquesa. Existem vários hotéis all-inclusive ao longo da ilha, que é mais sossegada do que Cancun.
Uma das principais atividades imperdíveis em Cozumel é o mergulho, onde é possível observar diferentes espécies de peixes e plantas. Isto acontece porque em Cozumel existe uma das maiores barreiras de coral do mundo. Não deixe de visitar também San Miguel de Cozumel, uma vila típica, com lojas e barracas com artesanato da região.
Visitar um cenote
Os cenotes são como lagos subterrâneos, geralmente com águas cristalinas e mais frescas, derivadas das chuvas ou de rios que passam perto. Existem diferentes tipos de cenotes no México, os que ficam dentro de cavernas, muitas vezes comunicando entre eles por rios subterrâneos, os cenotes semiabertos, que são os mais comuns, em que há uma parte das águas que tem contacto com a luz do sol, e os cenotes abertos, que são ao ar livre. Eles existem sobretudo na zona da Península de Yucatán, e são dos tours mais procurados por quem visita Cancun e a Riviera Maya.
Acapulco
Outro destino com ótimas praias e com preços mais interessantes é Acapulco. A cidade já foi bem famosa no passado, entretanto, atualmente não é muito explorada turisticamente, por isso oferece preços bem competitivos. A cidade possui muitos hotéis, resorts, restaurantes e tem uma noite bem agitada.
Teotihuacan
Teotihuacán é um sítio arqueológico edificado por uma civilização que viveu na região antes dos aztecas, considerada Patrimônio Mundial da UNESCO em 1987. O seu nome, Teotihuacan, significa “o lugar onde os deuses foram criados”. Aqui encontramos vestígios de casas, templos, praças e palácios.
Os monumento mais famosos de Teotihuacán são a Pirâmide do Sol, com 64 metros de altura e a pirâmide da Lua, em frente, um pouco mais pequena, A Ciudadela e o Templo de Quetzalcoatl. Estas principais atrações são unidas pela Avenida dos Mortos.
Guadalajara
Guadalajara é a segunda maior cidade do país, conhecida como a cidade da tequila e dos mariachi. Rica em história e cultura, Guadalajara tem muitos pontos turísticos para visitar, como a famosa catedral ou o Hospício Cabañas, um hospital construído no século XIX. Apesar de ser uma cidade histórica, Guadalajara é também conhecida por ser uma região fortemente tecnológica, sendo por vezes chamada de a Silicon Valley mexicana.
Playa Escondida
Uma praia que não pode ficar fora do roteiro é a Playa Escondida, essa praia fica no Parque Nacional Islas Marietas, um local paradisíaco e um dos tesouros do México. Essa região era utilizada para testes militares, e o buraco de uma bomba formou uma praia muito curiosa e bonita.
Arco do Cabo de San Lucas
O Arco do Cabo de San Lucas é uma formação rochosa no meio do oceano, perto da localidade de Cabo de San Lucas. A região do Arco é rica em vida marítima, e é possível observar leões-marinhos, mas a corrente é muito forte, sendo impossível nadar ou praticar mergulho. Vale também a pena visitar Cabo de San Lucas (a cidade), uma zona de praia mais luxuosa, com muitos bares, hotéis, restaurantes e lojas de grife.
Veja também outras matérias sobre o México
14 Pontos turísticos de Cancun que ninguém deve perder
As 13 melhores praias de Cancun e Riviera Maya
Cancun ou Punta Cana – Qual escolher?
Estes são os melhores hotéis all-inclusive de Cancun
O que fazer em Tulum, México – Passeios e pontos turísticos
O que fazer em Cozumel: passeios e principais atrações
Ilhas do Caribe: descubra 8 destinos paradisíacos no Caribe
Cancun ou Riviera Maya? Resorts, passeios, lua de mel