Quando planejamos o que fazer em Florença, fica difícil escolher. Florença parece um museu gigante e é daquelas cidades com monumentos e lugares incríveis a cada esquina. Uma das cidades da Itália mais ricas em lugares históricos, Florença merece definitivamente uma visita.
Em um roteiro de dois ou três dias, esses são os principais pontos turísticos de Florença que não pode deixar de visitar.
Duomo de Florença e Catedral de Santa Maria del Fiore
É o monumento mais imponente da cidade, ocupando um lugar privilegiado no centro histórico. A visão da Catedral e respetivo Duomo é das mais icônicas de Florença e é impossível não ficar de boca aberta perante um monumento tão grande e arquitetonicamente belo no meio da cidade.
A Catedral remonta ao século XV, só ficando completamente terminada no século XIX. Uma das principais atrações da Catedral de Florença são os frescos de Vasari assim como a cúpula de Brunelleschi. Subir ao topo dos mais de 400 degraus do Duomo de Florença não é tarefa fácil, mas a vista da cidade desde o topo da cúpula vale a pena.
Torre da Catedral de Santa Maria del Fiore
Do lado da entrada para visitar a cúpula da Catedral, é possível visitar a Torre da Catedral, em uma entrada independente. Suba os degraus da torre (menos claustrofóbicos que os da cúpula, visto que o espaço no topo da torre não é arredondado como o da cúpula) e desfrute da vista incrível não só da cidade, mas de toda a Catedral e do Duomo vistos de cima.
Galerias Uffizi
As Galerias Uffizi (Galleria degli Uffizi) é o Museu mais visitado em Florença e um dos mais conhecidos em todo o mundo. O museu era na verdade um antigo palácio mandado construir pela família Médici no século XVI.
O Museu está dividido em cerca de 50 salas, cada uma com uma temática ou artista. Aqui podemos encontrar algumas das obras mais marcantes do Renascimento italiano: artistas como Leonardo da Vinci, Botticelli (incluindo o famoso O Nascimento de Vênus), Michelangelo, Caravaggio, Rafael, entre outros.
Ponte Vecchio
A Ponte Vecchio é uma dos principais pontos de interesse de Florença e é uma das atrações mais referidas em uma pesquisa sobre o que fazer em Florença. A Ponte Vecchio é uma ponte medieval e pedonal, que liga as duas margens do Rio Arno. A ponte é caracterizada por dezenas lojas tradicionais de ambos os lados, sobretudo ourivesarias e joalharias e é atravessada diariamente por milhares de pessoas.
Piazza della Signoria e Palazzo Vecchio
A Piazza della Signoria é a praça mais famosa de Florença, rodeada de palácios antigos. O mais importante é o Palazzo Vecchio que é o edifício da prefeitura da cidade. O Palazzo Vecchio é um edifício do século XIV, construído como um pequeno forte e organiza frequentemente atividades culturais no seu interior. No exterior podemos ver uma réplica da Estátua David, de Michelangelo.
Batistério de São João
O Batistério de São João é talvez o monumento mais antigo de Florença. Situado na Piazza del Duomo, junto da Catedral de Santa Maria dei Fiore e Duomo, o Batistério é conhecido pelas suas deslumbrantes portas em bronze trabalhado, que representam a vida e São João Batista. O seu interior foi inspirado pelo Panteão de Roma, um dos principais pontos turísticos de Roma. No interior, verá um incrível teto de mosaicos dourados projetado por vários artistas italianos do século XIII. Estes mosaicos inspiraram Dante quando escreveu a sua obra-prima Inferno.
Galeria da Academia de Belas Artes de Florença
A Galeria da Academia de Belas Artes de Florença merece uma visita, pois é lá que está a estátua original de David, de Michelangelo. Além da conhecida obra, o museu tem também várias áreas dedicadas à arte italiana desde o período Gótico até ao século XIX.
Igreja de Santa Maria Novella
Santa Maria Novella é uma das mais conhecidas igrejas em Florença. A igreja está dividida entre diversas capelas, cada uma decorada com vitrais e obras de arte distintas. A arte (sobretudo a arte funerária) e a arquitetura são duas das principais atrações desta igreja, que foi procurada durante muitos anos pelas famílias mais ricas de Florença para os seus funerais.
Dica extra: Piazalle Michelangelo
A Piazalle Michelangelo não é um dos pontos turísticos de Florença mais mencionados nos guias mas é definitivamente algo que todos os visitantes devem fazer em Florença. Esta pequena praça fica a uma curta distância de Florença. Lá não existe realmente nada para visitar mas é procurada diariamente por milhares de turistas, pois é um dos melhores locais para ver Florença em todo o seu esplendor.
Desde a Piazalle Michelangelo é possível ter uma das melhores vistas da cidade, do Rio Arno com as suas pontes e do imponente Duomo dominando a cidade.
Veja também:
10 Cidades da Toscana imperdíveis em um roteiro pela Toscana
O que fazer em Roma: principais pontos turísticos da cidade
Principais pontos turísticos da Itália
Principais pontos turísticos de Veneza
Principais pontos turísticos de Milão