X

Bali, Indonésia: 10 lugares incríveis que você tem de visitar

Bali é uma ilha da Indonésia mundialmente conhecida tanto pela sua beleza natural, com lindas praias como pela pela sua diversidade cultural, que inclui templos incríveis mas também dança, pintura, artesanato e música. 

A ilha é um destino turístico muito requisitado por pessoas do mundo inteiro. O local tem belíssimas paisagens naturais e seu povo é muito acolhedor. Além disso, há diversos tipos de atividades para todos os gostos. Veja quais são os 10 pontos de interesse em Bali que você não pode perder.

Templo Uluwatu

O Templo Uluwatu, também conhecido como Pura Luhur Uluwatu ou templo dos macacos, é uma das principais atrações de Bali.

Localizado em um penhasco a 70 metros acima do nível do mar, o templo tem um grande índice de visitação não só por ser um dos principais locais mais espirituais da ilha, mas também por ter uma localização muito favorável para quem gosta de apreciar o pôr-do-sol.

Além do pôr-do-sol, um outro espetáculo imperdível que acontece no templo é a Kecak e Fire Dance, que é uma dança típica onde os artistas estão muito bem caracterizados, com maquiagens marcantes e onde todos os sons são feitos por vozes humanas.

O templo é habitado por uma comunidade de macacos que têm o costume de roubar os pertences dos visitantes em troca de comida, por isso, é preciso estar sempre atento.

A visitação é permitida em praticamente todo o templo, com exceção de uma pequena área de acesso restrito. É importante saber que só é permitido visitar o local vestindo o sarong (roupa típica), disponível no local, em sinal de respeito ao templo.

Tanah Lot

O Tanah Lot é um templo que foi construído em cima de pedras localizadas no meio do mar, e sua visitação só é possível quando a maré está baixa. Durante a maré alta, parece que o templo foi mesmo construído no mar, o que faz com que seja um dos locais mais fotografados da ilha.

O acesso ao templo não é muito fácil, por isso convém pedir indicações ao funcionário da recepção do seu hotel sobre como chegar até lá. Saiba também que o acesso à área onde está o templo é pago e o percurso até ele é repleto de lojas de recordações e restaurantes para turistas.

Jatiluwih

Jatiluwih não só é o maior terraço de arroz de Bali como também foi considerado patrimônio da humanidade da UNESCO. O clima, a quantidade de água, o solo e o relevo fazem de Bali um local perfeito para o cultivo de arroz, e por esse motivo, os arrozais estão espalhados por vários locais da ilha.

Os chamados “terraços de arroz” são locais de visitação imperdível e são muito famosos entre os turistas. Nesses terraços, o arroz é cultivado em desníveis que formam uma espécie de escultura nas montanhas, resultando em paisagens lindíssimas.

Foto: beijitour.com

A plantação Jatiluwih fica localizada em um vilarejo cujo acesso é pago. Quem a visita pode passear pelo campo e visitar aldeias e restaurantes. Apesar de o acesso não ser tão fácil devido à precariedade das estradas, a visita vale a pena.

Praia Uluwatu

Apesar de não ser uma praia de fácil acesso (tem muitos degraus), a visita à Uluwatu é bastante agradável. A belíssima praia fica de frente para uma grande parede de pedras, onde estão construídos bares e restaurantes, alguns com ótimas vistas do mar e do pôr-do-sol.

Uluwatu é muito frequentada por surfistas que procuram boas ondas, por isso, não se surpreenda se encontrar várias pessoas com pranchas de surf.

O areal é bastante estreito e as águas são muito cristalinas. Durante a maré baixa, os visitantes podem ver os vários corais e piscinas naturais da praia, o que torna o ambiente ainda mais fascinante.

Templo das Fontes Sagradas (Tirta Empul)

O Templo das Fontes Sagradas tem uma estrutura de águas para banhos onde os visitantes podem fazer rituais de purificação da alma, do espírito e do corpo, assim como os balineses o fazem. Cada uma das fontes do local possui um significado diferente.

Ao lado esquerdo do templo, é possível observar uma casa que se destaca pela modernidade de sua construção. Ela foi construída para receber a visita do presidente Sukarno em 1954 e atualmente serve de hospedagem para visitas importantes.

É importante saber que o acesso ao local só é permitido a quem tem as pernas cobertas, por isso, se necessário, você pode comprar uma roupa própria (sarong) nos vendedores locais ou alugar uma no próprio templo mediante uma doação para ajudar o local.

Plantação de Café Kopi Luwak

Uma ótima opção para conhecer um pouco mais sobre o cultivo do café Kopi Luwak é visitar a Lumbung Sari House of Coffee.

Também conhecido como café civeta, o café Kopi Luwak é o mais caro do mundo e Bali é um dos seus principais locais de produção.

A particularidade desse café é que ele é consumido pela civeta (uma espécie de mamífero) e no processo de digestão, as enzimas do estômago do animal eliminam a amargura do grão. Assim que a civeta excreta os grãos, os agricultores os recolhem das suas fezes. Esses grãos são lavados, tratados e torrados para mais tarde serem comercializados.

Templo Ulun Danu (Pura Ulun Danu Beratan)

Localizado às margens do Lago Bratan, nas montanhas perto de Bedugul, o Templo Ulun Danu é o cartão-postal de Bali. Considerado um dos templos mais fotogênicos de Bali, ele é constituído por um complexo de templos espalhados por várias ilhas.

O lago onde Ulun Danu foi construído tem um papel importantíssimo na irrigação da área e por este motivo o templo é dedicado à Dewi Danu, a deusa da água.

Depois de visitar o templo, vale a pena dar uma esticadinha no passeio até as redondezas para conhecer o Bali Botanic Garden (o Jardim Botânico balinês) e admirar uma grande variedade de flores e plantas espalhadas pelo local.

Santuário sagrado da floresta dos macacos em Ubud

O Santuário sagrado da floresta dos macacos fica situado na cidade de Ubud, em uma área de floresta nativa cheia de riachos e muito bem preservada.

Os macacos habitam livremente o santuário e já estão acostumados com a presença de pessoas e por isso são muito pacíficos. Além disso, o santuário conta com a presença de vários treinadores distribuídos pelo local.

Foto: baliexperiencecompany.com

Quem quiser ter um contato mais próximo com os macacos, pode optar por comprar um cacho de banana à venda no local para alimentá-los. Mostrar um pedaço de banana já é o suficiente para que os animaizinhos se aproximem, chegando até mesmo a subir nos ombros dos visitantes. Taí uma ótima oportunidade para tirar fotos!

Além da presença dos macacos, os visitantes também podem contemplar uma belíssima paisagem verde e vários templos hindus. É um local inesquecível que não pode ficar de fora do roteiro de quem visita Bali.

Cachoeira Gitgit

Localizada na parte norte de Bali e com cerca de 40 metros de altura, Gitgit é uma belíssima cachoeira situada em uma floresta tropical.

O acesso é pago e feito através de um percurso que passa por arrozais e outras plantações e, em seguida, continua em uma trilha por dentro da mata. É uma caminhada e tanto, mas o visual faz todo o cansaço valer a pena.

É preciso ter cuidado com os macacos selvagens que habitam o lugar. Assim como acontece no Templo Uluwatu, eles têm o costume de roubar os pertences dos visitantes.

Praia Lovina

Diferentemente de algumas praias de Bali, que são concorridas por dezenas de turistas e surfistas, a Praia Lovina fica em uma área calma e de bastante tranquilidade.

A praia em si não é de uma beleza impressionante. As águas são bem calmas, mas a areia é bastante escura. Muitos turistas ficam desapontados pois chegam com a ideia de que encontrarão uma praia cheia de verde, de areias claras e mar límpido.

A verdade é que o ponto forte da visita é um passeio de barco que leva os turistas para verem os golfinhos, por isso, caso você não tenha a intenção de fazer o passeio, não vale a pena visitar a praia.

Os passeios são realizados de manhã bem cedo e têm a duração aproximada de 2 horas.

Ana Reis: Oi! Sou a Ana e sou apaixonada por viagens. Desde cedo comecei a viajar e a recolher as melhores dicas de viagens de todos os lugares por onde já passei. Tanto adoro a praia como a cidade e já viajei pelo Brasil, conheço toda a Europa, Estados Unidos, Canadá, Caribe, Ásia e África. O meu objetivo é partilhar todos os roteiros e dicas para conhecer os melhores destinos que este mundo tem para oferecer.