Foz do Iguaçu: guia completo, o que fazer, onde ficar e dicas para visitar

foz do iguaçu, o que fazer, onde ficar, dicas para visitar

A cidade de Foz do Iguaçu é frequentemente associada à imagem das Cataratas do Iguaçu. Não é para menos. As Cataratas são realmente impressionantes, um espetáculo da natureza. Entretanto, você irá se surpreender com a quantidade de atrações que a cidade oferece.

Foz do Iguaçu pertence ao Estado do Paraná, no extremo Oeste, e faz fronteira com o Paraguai e a Argentina.

Como chegar

voos diretos para Foz do Iguaçu vindos das cidades do Rio de Janeiro, São Paulo, Campinas e Curitiba. De outros estados brasileiros é necessário fazer uma escala. E as principais companhias aéreas a oferecem voos são GOL, Latam, Azul e Avianca.

Se preferir, também pode fazer uma viagem de carro: a rodovia BR-277 atravessa todo o Estado. Mas a distância da capital do Estado, Curitiba, até Foz do Iguaçu é de 630 km. Já na cidade, o melhor meio para se locomover é alugando um carro. Mas também há ônibus comuns para algumas das atrações, táxis e excursões.

Onde ficar: hotéis em Foz do Iguaçu

No centro da cidade há diversos hotéis com uma boa relação qualidade x preço e é um bom lugar para ficar, pois é onde estão concentrados os restaurantes, bares e meios de transporte para andar pela cidade. Fica a cerca de 20 km de distância das Cataratas do Iguaçu e a 10 km do aeroporto.

Mas os hotéis mais luxuosos e com mais atrativos de lazer e atividades estão localizados um pouco mais afastados e são uma excelente opção para quem quer uma viagem com mais conforto. Veja a seguir alguns hotéis recomendados:

Característica Hotel O que oferece
Centro da cidade, com boa relação qualidade x preço CLH Suítes Foz do Iguaçu Ar-condicionado, banheiro privativo, recepção 24 horas, wi-fi gratuito
Ibis Foz do Iguaçu Ar-condicionado, wi-fi gratuito, banheiro privativo, recepção. Há buffet de café da manhã
Resorts e hotéis de quatro a cinco estrelas Bourbon Cataratas Convention & Spa Resort Localizado próximo às três fronteiras, a 22 km das Cataratas e a 3 km do Centro. Possui pisicinas, quadras de esportes, sauna, clube infantil, restaurantes e diversas outras comodidades.
Rafain Palace Hotel e Convention Center Oferece piscinas, sauna, restaurantes, parque infantil, entre outras comodidades. Fica a 6 km do Centro e mais próximo do Parque das Aves, a 14 km.
Recanto Cataratas – Thermas, resort e convention Possui parque aquático com piscinas termais, pista de boliche, casa noturna, academia, parquinho infantil, quadras e salão de jogos. Fica a 5 km do Centro e a 30 km das Cataratas.
Hotel cinco estrelas dentro do Parque Nacional do Iguaçu Belmond Hotel das Cataratas Fica exatamente em frente às Cataratas, com uma vista panorâmica. Oferece piscinas, quadras, restaurantes e até música ao vivo à noite em um bar na parte de baixo.
Hostel ConceptDesign Hostel & Suites A 15 minutos a pé do Centro. Tem piscina, terraço, ar-condicionado e wi-fi gratuito. Há quartos duplos com banheiro privativo e dormitórios com banheiro compartilhado. Oferece café da manhã gratuito.
Hostel Bambu Extremamente simples e econômico. Mas há ar-condicionado nos quartos, wi-fi gratuito e piscina.

O que fazer em Foz do Iguaçu: 8 pontos turísticos

Além de muita natureza bonita, Foz do Iguaçu também tem diversas atividades de lazer, cultura, atrações infantis e, claro, as famosas compras! Veja a seguir a programação imperdível para desfrutar de tudo o que Foz do Iguaçu pode oferecer:

Parque Nacional do Iguaçu / Cataratas do Iguaçu

As Cataratas do Iguaçu ficam na fronteira entre Argentina e Brasil, por isso, há acesso pelos dois países. No lado brasileiro a entrada é pelo Parque Nacional do Iguaçu, declarado Patrimônio Natural da Humanidade pela UNESCO. O acesso é feito de carro até o centro de visitantes e de lá é necessário pegar um ônibus interno para chegar até próximo das cataratas. Durante o percurso, há pontos de descida para trilhas e passeios adicionais, pagos à parte, como o Macuco Safari, um passeio de barco que chega bem próximo das quedas d’água.

Após o ponto final do ônibus, a trilha é feita a pé, em meio à natureza, com decks de observação ao longo do caminho, até chegar junto às quedas. E há passarelas que chegam mesmo bem perto! É um passeio de impressionar pela beleza e imponência. Afinal, são cerca de 275 quedas d´água.

Pelo lado argentino a entrada é feita pelo Parque Nacional Iguazú e também há trilhas e pontes pela natureza e por entre as quedas. São visões completamente diferentes da catarata, por isso vale a pena conhecer pelos dois lados.

foz do iguaçu, o que fazer, onde ficar, dicas para visitar

Veja também  Os 8 melhores hotéis fazenda no Brasil para férias incríveis com a família

Usina Hidrelétrica de Itaipu

Pode soar estranho conhecer uma usina em meio a um passeio de férias, mas esse é um programa que vai acrescentar muito em sua viagem. É a maior usina hidrelétrica em produção no mundo e dentro do Complexo Turístico de Itaipu há ainda diversas outras atrações para escolher. A Visita Panorâmica é a que percorre todo o complexo, passando desde o vertedouro até o topo da barragem, em um ônibus com algumas paradas para apreciação. Se quiser conhecer ainda mais detalhadamente a geração de energia, o Circuito Especial percorre todo o seu interior.

Há ainda opção para ir ao Refúgio Biológico, uma caminhada em meio à natureza para conhecer a unidade de proteção que preserva fauna e flora de espécies locais. O Ecomuseu é outra opção, com equipamentos que permitem uma interação com o visitante e recria cenários desde o período pré-histórico até a construção da usina. Há ainda um polo astronômico, um passeio de barco pelo lago de Itaipu e uma visita noturna para ver a iluminação da barragem. Todos os passeios são pagos separadamente, mas há opções com desconto para quem faz mais de um.

Parque das Aves

É um centro de preservação de aves, que contém mais de 1.400 aves, de 150 espécies diferentes da Mata Atlântica em risco de extinção. O passeio é feito por trilhas na mata, com viveiros de observação e três viveiros de imersão, onde os visitantes podem andar lado a lado com tucanos, araras, sabiás e vários outros tipos de pássaros. Há ainda um borboletário, e espaços de répteis, como jacarés, jibóias e sucuris. Fica bem próximo do Parque Nacional do Iguaçu.

Marco das Três Fronteiras

Local onde os rios Iguaçu e Paraná se encontram e ponto de junção dos três países fronteiriços: Brasil, Argentina e Paraguai. Além de um obelisco com as cores do país, e a visão dos outros dois monumentos semelhantes nas outras duas nações, o local abriga um complexo turístico recém-contruído (2016), com vila cenográfica relembrando as missões dos jesuítas, ambientação histórica com vídeos e imagens, restaurante e parque infantil.

Veja também  15 pontos turísticos de Buenos Aires obrigatórios na sua visita

Templo Budista

Nos jardins do Templo, construído em 1996, há mais de 120 estátuas, sendo destaque um buda de 7 metros de altura. É um espaço de paz para meditação e contemplação. A entrada é gratuita e há uma loja com souvenires no local.

Foz do Iguaçu Park Show: Museu de Cera, Vale dos Dinossauros e Super Carros

Para a criançada o que não falta é diversão, pois o Foz do Iguaçu Park Show reúne diversas atrações que elas irão adorar. O Museu de Cera Dreamland foi construído em 2014 e traz diversas estátuas feitas de cera que reproduzem personalidades da televisão, da música, dos esportes, da política e da história. Os cenários são interativos e você poderá tirar fotos com alguns dos seus ídolos.

No Vale dos Dinossauros é possível passear por entre dinossauros que se movimentam e fazem sons, numa experiência que leva os visitantes para uma outra era de vida na Terra. E para os que gostam de veículos automotores, há o Super Carros, um salão onde estão expostos os principais “mitos” do mundo automotivo, com direito até a um Bumble Bee, o famoso carro e robô do filme Transformers.

Compras no Paraguai

E claro que não poderia faltar o momento “compras”. A partir do centro da cidade, é possível atravessar a famosa Ponte da Amizade e chegar em Ciudad del Este, no Paraguai. A ponte pode ser atravessada a pé, de carro, moto-táxi ou transporte público e do outro lado irá se deparar com centenas de lojas e shoppings, dos mais variados produtos, a preços normalmente bem mais em conta que os praticados no Brasil. É possível fazer compras em Real ou em Dólar, mas é preciso muita atenção com os produtos falsificados.

Puerto Iguazú/Duty Free Shop

Não se cansou ainda de comprar? Então dá uma passada no Duty Free Shop Puerto Iguazú. Pouco antes da fronteira com a cidade Argentina, neste shopping é possível encontrar diversos produtos importados a bom preço, já que é isento de taxas ou tem impostos reduzidos.

Depois aproveite para conhecer a cidade, uma localidade pequena, com ares de vila do interior. Mas lá poderá passear pela feirinha de produtos típicos argentinos, visitar o Ice Bar, um bar de gelo onde a temperatura é de -10ºC, e conhecer as cataratas pelo lado argentino, com a famosa Garganta Del Diablo.

Essas são as principais atrações da cidade de Foz do Iguaçu, mas ainda há outras, caso disponha de mais tempo. Como o SkydiveFoz (salto duplo de paraquedas), Iguassu River Tour (passeio de barco pelos rios Iguaçu e Paraná), La Aripuca (estrutura indígena com objetivos educacionais, em Puerto Iguazú), City Tour, zoológico e mais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *