X

Bora Bora: dicas para visitar esta ilha incrível

Bora Bora é uma ilha da Polinésia Francesa, no Oceano Pacífico, rodeada por um recife de corais que forma os motus, ou seja, um cordão de pequenas ilhotas que são uma barreira natural, represando as águas do oceano. Por isso a vista parece a de uma grande lagoa azul. Fica a cerca de 230 quilômetros do Tahiti e sua imagem mais famosa é a dos bangalôs por cima das águas azuis.

Além das belíssimas águas cristalinas de um azul brilhante, de mergulhos com arraias, tubarões e peixes, de hotéis luxuosos em forma de bangalôs no meio das águas, apresenta ainda o Monte Otemanu, um extinto vulcão que hoje é cartão-postal da ilha, com 727 metros de altitude.

Como chegar em Bora Bora

A maior parte dos voos sai do Tahiti, mas também há os que partem de outras ilhas, como Raiatea e Moorea. Além de cruzeiros que fazem parada na ilha. Os voos internacionais sempre chegam em Papeete, capital do Tahiti, e muitas vezes em horários na madrugada, por isso é aconselhável pernoitar na cidade.

Na saída do aeroporto, há vários hotéis que fazem serviço de transfer através de barcos, mas também é possível pegar táxis.

Quando ir a Bora Bora

A época de verão, alta temporada, é também a que chove mais, de novembro a abril. E as fases mais secas são entre maio e agosto. A temperatura média durante o todo o ano é de 28ºC.

Visto e vacinas

Não é exigido visto antecipado para cidadãos brasileiros, europeus ou americanos. Ele é dado na hora, ao passar pela imigração. Mas o passaporte precisa ter validade mínima de 6 meses.

E, mais importante, brasileiros precisam estar com vacinação contra febre amarela em dia para poder embarcar. Ela tem que ser tomada com um mínimo de 10 dias de antecedência ao embarque e precisam constar do Certificado de Vacinação Internacional.

Passeios e atividades em Bora Bora

Bora Bora é uma das mais lindas ilhas da Polinésia Francesa. Uma das grandes vantagens de Bora Bora é que você pode ficar o dia todo tomando sol e descansando, mas também existem muitas atividades interessantes para quem quer mais do que ficar estendido na toalha.

São diversas as opções de passeios e atividades para quem gosta de aventuras e movimento. Uma das mais requisitadas é o Sharks & Rays Observation, um passeio de barco em que há paradas para um mergulho em meio às arraias e aos tubarões. Outros bem disputados são a volta na ilha em jet skis, com guias que dão as instruções e depois os turistas podem dirigir à vontade, e o parasailing, uma espécie de paraquedas rebocado por um barco. Dali, é possível observar o mar e a ilha do alto, uma visão estonteante.

Outra das melhores opções é explorar a vila de Vaitape, a capital de Bora Bora. Aí é possível muitas lojinhas, bares e restaurantes. Em Vaitape visite o Monte Otemanu, um vulcão extinto e o ponto de observação mais alto da ilha.

Não deixe de visitar o conhecido restaurante-bar Bloody Mary’s. Aí, desfrute de um pôr do sol incrível, uma das principais atrações de Bora Bora. O Bloody Mary’s é o típico bar de praia, em uma cabana de palha, solo em área e onde todo mundo está descalço, sem grandes preocupações, apenas tomando uma bebida e aproveitando a paisagem.

Para conhecer melhor a ilha, existem passeios e tours em jipes 4×4. Esses tours mostram o melhor de Bora Bora aos seus visitantes, incluíndo as plantações agrícolas, pontos de observação e miradouros para ter uma visão panorâmica da ilha e visita ao vale de Faauni.

Não deixe também de mergulhar entre Pitu Uutuai e Piti Uuuta para ver as barreiras de recifes e corais e peixes de todas as cores. Para quem gosta de caminhar, uma boa opção é fazer uma caminhada até Pahia (um caminho subindo e descendo que demora cerca de três horas) e de onde é possível ver um lado da ilha em meio a milhares de orquídeas.

Se estiver alojado em um dos resorts de Bora Bora é possível visitar a ilha de Motu Tapu, uma ilha exclusiva com lugares de mergulho incrivelmente belos.

Onde ficar – Hotéis em Bora Bora

Os hotéis mais recomendados da ilha são o Four Seasons Bora Bora, o Intercontinental Thalasso, o Le Meridien, o Sofitel e o St. Regis. Todos os resorts oferecem a experiência única de bangalôs com chão de vidro em cima da água, decks particulares para banhos de mar, piscinas com borda infinita, praia particular, além de um serviço de luxo. Há serviço de all inclusive, com todas as refeições incluídas, ou restaurantes à la carte.

Four Seasons Bora Bora

Os hotéis que ficam nos motus possuem vista para o Monte Otemanu e por isso são os mais caros. Mas também há hotéis de luxo na ilha principal, e opções mais econômicas de hospedagem, embora, neste caso, o turista não desfrute das palafitas sobre o mar, a verdadeira experiência Bora Bora.

St. Regis Bora Bora

Transportes

Uma das melhores maneiras de conhecer a ilha é de bicicleta. Bora Bora é uma ilha pequena, levando apenas 4 horas para se deslocar de uma ponta à outra. Outra opção muito comum é alugar um carro, mas como há muita procura e pouca oferta, os preços costumam ser muito elevados, assim como os taxis, que também cobram preços muito altos. Existe um sistema de ônibus, o Le Truck, que é mais barato, mas conte com alguns horários imprevisíveis.

Flores

As flores são o símbolo da região. Elas estão em todos os lugares: nas cabeças, nos pescoços, nas orelhas, seja em homens ou mulheres. A tiare, ou gardênias do Tahiti, é a flor símbolo nacional e espalha seu perfume para todos os lados. Uma flor na orelha direita é sinal de que a mulher está solteira e, na esquerda, de que está casada. As flores são acessórios naturais usados pelos habitantes locais e os hotéis geralmente presenteiam os hóspedes com um colar de flores logo ao chegarem.

Veja também outras matérias sobre destinos paradisíacos

Polinésia francesa: conheças todas as ilhas de cortar a respiração
Ilhas Maldivas: pacotes, resorts e dicas para conhecer o paraíso no Índico
Tailândia: as mais belas praias e ilhas para incluir no seu roteiro
Ilhas do Caribe: descubra 8 destinos paradisíacos no Caribe
Panamá: as melhores praias e ilhas paradisíacas
Ilhas Maurício: o que fazer e dicas para umas férias inesquecíveis
Lua de mel no Brasil: 10 destinos para curtir a dois

Ana Reis: Oi! Sou a Ana e sou apaixonada por viagens. Desde cedo comecei a viajar e a recolher as melhores dicas de viagens de todos os lugares por onde já passei. Tanto adoro a praia como a cidade e já viajei pelo Brasil, conheço toda a Europa, Estados Unidos, Canadá, Caribe, Ásia e África. O meu objetivo é partilhar todos os roteiros e dicas para conhecer os melhores destinos que este mundo tem para oferecer.