É possível ver a aurora boreal no Brasil? Onde ver no Hemisfério Sul

aurora boreal no brasil

Para entender o porquê de não ser possível ver uma aurora boreal no Brasil, é preciso conhecer um pouquinho de como e porquê as auroras boreais aparecem.

A aurora polar é um fenômeno em que luzes de diferentes cores, normalmente verdes, azuis e tons de rosa, dançam no céu. A aurora polar surge devido aos ventos solares, que enviam partículas microscópicas para a atmosfera da terra e que criam esse fenômeno incrível através do campo magnético terrestre. Por esse motivo, a aurora polar acontece junto do pólo norte e pólo sul, pois é onde a carga magnética é maior.

Aurora boreal no Brasil existe?

A aurora polar pode ser de dois tipos, a aurora boreal, que acontece no hemisfério norte e a aurora austral, que acontece no hemisfério sul, onde fica o Brasil. Assim, se fosse possível ver uma aurora boreal no Brasil seria aurora austral (sul) e não boreal (norte). No entanto, o Brasil não está suficientemente perto do polo sul para conseguir visualizar o fenômeno. O Brasil é perto do Equador e, por isso, não reune as condições necessárias para ver uma aurora polar.

Veja também  Conheça os 12 melhores destinos para ver uma aurora boreal

Onde ver aurora boreal no Hemisfério Sul

Apesar de não ser possível ver aurora boreal no Brasil, existem alguns lugares no hemisfério sul onde é possível observar auroras. No hemisfério Sul, a região onde as auroras austrais mais acontecem é na Antártida, em lugares bem difíceis de aceder. No entanto, este fenômeno também pode ser visto, embora com menos frequência, nas regiões mais a sul da Argentina como Ushuaia, a cidade mais a sul do mundo. Este é o destino para ver uma aurora austral mais perto do Brasil. No entanto, como a região costuma ter nuvens, é preciso ter sorte para ver uma aurora em Ushuaia. Os visitantes à procura das luzes da aurora normalmente têm de se afastar um pouco do centro da cidade, onde há mais luzes artificiais e procurar lugares mais escuros e sem nuvens.

Veja também  Ushuaia, Argentina: tudo o que precisa saber para visitar

Outro destino para ver a aurora austral são as ilhas Falkland, perto da costa mais a sul da Argentina. As ilhas são habitadas e têm muitas opções de alojamento, e os invernos longos e escuros fazem com que seja um dos melhores lugares no hemisfério sul para ver a aurora polar.

South Georgia Island são as ilhas mais a sul do mundo, já perto da Antártida e por isso são um lugar perfeito para ver aurora polar e não só. Toda a ilha tem um cenário incrível, com muita vida selvagem e é acessível apenas através de barcos especiais.

Por fim, outro lugar do Hemisfério Sul para ver as auroras é a Ilha Stewart na Nova Zelândia, também acessível através de cruzeiro.

aurora boreal no brasil, hemisfério sul
Foto: Stewart Island Backpackers

Para ver a aurora austral, os melhores meses são os meses de inverno no hemisfério sul, ou seja, de junho a setembro. É quando as noites são mais longas, havendo poucas horas de luz e mais probabilidade de aparecerem as auroras.

Por que há tantas aurora boreais no norte da Europa?

A verdade é que não há mais auroras no norte da Europa. Aliás, os cientistas apontam que as auroras funcionam como um espelho e as auroras boreais e austrais acontecem ao mesmo tempo, com os mesmos movimentos e mesmas cores. O que acontece é que a região sul do planeta Terra (Antártida) é mais difícil de aceder e não tem tantas regiões habitadas como as regiões do Norte da Europa. Países como a Noruega, Suécia, Finlândia, Islândia, Gronelândia, Estados Unidos (Alaska) e Canadá têm infraestruturas muito melhores para quem quer ver uma aurora boreal. Esses países podem receber muito melhor os visitantes do que nas regiões sul na Antártida, onde qualquer visita é muito mais perigosa ou até mesmo impossível.

Veja também  Aurora boreal na Noruega: conheça 8 lugares absolutamente incríveis!

No hemisfério norte, perto do polo Norte, o céu é também muito mais limpo, reunindo as condições perfeitas ara observar a aurora boreal. Nesses países, o recomendado é visitar durante o inverno do hemisfério norte, ou seja, de final de setembro a março.

No Norte da Europa, muitos desses países têm postos de observação de auroras boreais, parques naturais dedicados ao tema e hotéis e iglus especialmente construídos para ver a aurora boreal.

hoteis, ver aurora boreal, iglu, finlândia

Assim, é impossível ver uma aurora boreal no Brasil mas há muitos países onde este fenômeno pode ser desfrutado em todo o seu esplendor.

Veja também:

Estes são os 12 melhores destinos para observar uma aurora boreal

8 Hotéis e iglus incríveis para ver a aurora boreal

Os melhores lugares para ver a aurora boreal na Noruega

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *