X

Cidades da Toscana: 10 cidades e vilas imperdíveis em um roteiro pela Toscana

A Toscana é um dos destinos mais procurados na Europa. Não só pelas suas cidades ricas em história e que parecem saídas de uma pintura antiga, mas também pela paisagem, com encostas douradas cobertas por vinhas.

Para quem está pensando em fazer um roteiro na Toscana, listamos as cidades da Toscana e vilas que consideramos imperdíveis em uma visita a esta região.

1. Florença

Florença é daquelas cidades pequenas, mas com alguma coisa para ver em cada esquina (literalmente!). É a mais visitada de todas as cidades da Toscana e da Itália! Estátuas, monumentos, grandes igrejas, cúpulas e museus convivem em perfeita harmonia com lojas das marcas mais conhecidas, gelatarias incríveis e restaurantes deliciosos. Não perca a subida ao Duomo e Torre da Catedral, um passeio pela Ponte Vecchio e uma manhã nas galerias Uffizi.

2. Monteriggioni

Montegiggioni é uma pequena vila medieval (e quando dizemos pequena, é mesmo pequena) construída dentro de uma muralha no cimo de uma colina. Lá dentro existem várias praças, igrejas e uma basílica que é possível visitar mas o passeio pela vila também vale a pena pelo ambiente calmo e pouco turístico, assim como pela vista incrível sobre o horizonte. Monteriggione foi referenciada na famosa obra de Dante, a Divina Comédia.

3. Pisa

Conhecida por sua famosa torre inclinada, um dos principais pontos turísticos da Itália, a cidade construída junto ao Rio Arno, tem muitas outras atrações, além da Torre de Pisa! Descubra também a Praça dos Milagres (Piazza dei Miracoli) e não fique só admirando a torre desde a praça. reserve a sua visita à torre e suba até o topo, onde vai poder apreciar todos os encantos de Pisa, com uma vista privilegiada.

4. Siena

Siena é uma das mais conhecidas e visitadas cidades da Toscana. Situada relativamente próxima de Florença, esta cidade nos leva muitos anos para trás na história. A sua praça central é o palco para uma famosa corrida de cavalos (Il Palio) que ocorre todos os anos em Julho e Agosto e atrai milhares de turistas. O centro histórico de Siena é um dos lugares mais populares para visitar na Toscana, sendo o Duomo de Siena para obrigatória. A cidade ainda conserva muitas obras de arte a arquitetônicas do tempo medieval.

5. San Gimignano

San Gimignano delle Belle Torri fica bem perto de Siena e é uma pequena cidade medieval que remonta ao século VIII. De todas as pequenas cidades da Toscana, é talvez a mais famosa devido às suas 14 torres medievais, vistas à distância. Aqui, nas pequenas praças com esplanadas decoradas com flores e ruas estreitas é possível ter a sensação de que voltamos atrás no tempo e estamos em plena Idade Média.

6. Arezzo

Arezzo é uma cidade antiga etrusca, conhecida pela sua associação à arte. Na pequena cidade construída dentro de uma muralha, é possível visitar o Duomo ou passear na praça (piazza) central, visitando inúmeros monumentos e museus. A cidade recebe uma feira medieval em que são encenadas batalhas antigas, atraindo muitos turistas.

7. Montepulciano

Esta cidade medieval fica no sul da Toscana, um pouco distante da zona vinícola de Chianti, onde se situam Florença e Siena. A cidade tem muito para ver: várias praças, palácios renascentistas e monumentos. E para quem quer experimentar o vinho da região, está é uma das melhores cidades para o fazer.

8. Pienza and Val d’Orcia

Pienza é uma pequena cidade em Val d’Orcia, considerada Patrimônio Mundial pela UNESCO. Situada perto de Montepulciano, Pienza é conhecida pelo seu centro histórico, com o Palácio e o Duomo sendo os principais pontos turísticos. Val d’Orcia, a região onde fica Pienza, vale a pena explorar. Além de lindas paisagens, a região é caracterizada por pequenas aldeias com castelos medievais e fortalezas.

9. Lucca

Lucca é conhecida pelas suas muralhas renascentistas, que se mantêm intactas até aos dias de hoje. É uma das cidades mais visitadas da Toscana, não só pelos seus jardins e praças, mas porque é lá que estão algumas das obras de arte italianas mais conhecidas. No Duomo San Martino pode ver A Última Ceia, de Tintoretto, por exemplo. Não deixe de visitar também o Pallazzo Pfanner e a Igreja de San Michele.

10. Elba

Elba é frequentemente esquecida quando falamos na Toscana. Foi para Elba que Napoleão Bonaporte fugiu em exílio e uma das maiores atrações desta ilha são as casas onde Napoleão viveu. Elba é a terceira maior ilha de Itália e é a melhor região da Toscana para ir à praia, já que a ilha conta com mais de 100 praias com grande extensão. Em Elba não esqueça de visitar a capital, Portoferraio, uma cidade portuária onde ainda é possível visitar os diferentes fortes.

Veja também outras matérias sobre a Itália

Principais pontos turísticos da Itália
Principais pontos turísticos de Roma

Principais pontos turísticos de Florença
Principais pontos turísticos de Veneza
Principais pontos turísticos de Milão

Ana Reis: Oi! Sou a Ana e sou apaixonada por viagens. Desde cedo comecei a viajar e a recolher as melhores dicas de viagens de todos os lugares por onde já passei. Tanto adoro a praia como a cidade e já viajei pelo Brasil, conheço toda a Europa, Estados Unidos, Canadá, Caribe, Ásia e África. O meu objetivo é partilhar todos os roteiros e dicas para conhecer os melhores destinos que este mundo tem para oferecer.