Istambul é a cidade onde o Oriente encontra o Ocidente e onde as culturas coexistem alegremente há séculos. Repleta de simbolismo e monumentos de tirar o fôlego, os incríveis pontos turísticos de Istambul, fazem desta cidade uma mais procuradas para visitar. Dividida entre os continentes europeu e asiático, quem visita Istambul tem a vantagem de estar em um país com uma cultura bem diferente dos outros países da Europa, mas ao mesmo tempo se sentir confortável e seguro como em qualquer capital europeia.
A cidade, que fica nas margens do Estreito Bósforo, unindo o Mar de Mármara e o Mar Negro, tem opções para agradar aos mais diversos estilos de turista. Istambul mescla na perfeição um ar moderno e multicultural, com uma história e herança cultural que remontam ao ano 660 antes de Cristo. Museus, mesquitas, palácios imperiais e diversos passeios que tornarão sua viagem inesquecível.
Basílica de Santa Sofia (Hagia Sofia ou Ayasofya)
A Basílica de Santa Sofia (Hagia Sophia ou Ayasofya) foi construída em 537 pelo Império Bizantino e foi, durante cerca de mil anos, a maior catedral do mundo. Por fora, é visível sua grande cúpula, mudando para sempre a arquitetura da cidade. A basílica foi transformada em mesquita e é, desde 1935, um museu. Recheada com pilares de mármore e mosaicos, se tornou um símbolo da arquitetura bizantina.
O interior da igreja é composto por milhares de mosaicos banhados a ouro que retratam Jesus Cristo, Maria e outros santos. Também a sua abóboda central com 31m de diâmetro e 55,6m de altura impressionam os visitantes.
As visitas são muito disputadas e recomenda-se ir cedo pela manhã para evitar filas.
O nome original, Hagia Sophia, vem do grego e significa “Sagrada Sabedoria”.
Mesquita Azul (Sultanahmet)
Se você gosta de história, não pode deixar de conhecer esse lindo monumento da arquitetura islâmica e turca e um dos pontos turísticos mais visitados de Istambul: a Mesquita Azul. Construída em 1609 pelo Império Otomano, a mesquita é muita vezes denominada de mesquita de Sultan Ahmet”, devido ao nome do sultão que a mandou construir.
A mesquita é composta por 8 domos azuis e 6 minaretes. No interior encontramos mais de 20 mil azulejos, além dos diversos painéis que trazem versos do Alcorão.
A entrada é gratuita mas não é permitido entrar usando sapatos, bermudas, saias ou outras roupas que mostrem qualquer parte do corpo. Se você estiver usando alguma destas peças, os funcionários da mesquita fornecem uma vestimenta apropriada ou lenços para cobrir os ombros, por exemplo, para que não haja nenhum tipo de desrespeito à religião muçulmana.
Palácio Topkapi e seus jardins
Numa lista de o que fazer em Istambul, não poderíamos deixar de destacar o Palácio Topkapi.
Durante séculos o Palácio Topkaki era a residência dos sultões, e hoje é um enorme museu que permite a imersão na arquitetura e história da cidade. Os seus museus abrigam algumas das maiores relíquias do mundo como o osso da mão esquerda de São João Batista, a espada do Rei David, o cajado de Moisés e outros raríssimos objetos da história antiga.
Mas uma das maiores atrações do palácio Topkapi são os seus jardins. Aí encontramos vários canteiros de flores de diversos tipos, pequenos lagos com pontes e bancos onde os visitantes podem aproveitar alguns momentos de tranquilidade.
Há também um parque com alguns restaurantes onde é possível apreciar as colinas e o Bósforo.
Grande Bazar e Bazar de Especiarias
O Grande Bazar é um dos pontos de interesse de Istambul que ninguém deve perder. Construído em 1450, o Grande Bazar é hoje um paraíso de compras. Em meio a centenas de ruas e milhares de lojas, você irá encontrar uma enorme variedade de especiarias, cerâmica, tapetes e joalheria.
O Bazar é basicamente uma feira com mais de 60 ruas e aproximadamente 5 mil lojas! É um bom lugar para comprar lembranças da viagem, principalmente os produtos artesanais. No entanto, é preciso tomar cuidado com as ciladas, pois também há muitos produtos falsos. E não esqueça de negociar! Isso é tão comum na Turquia, que parece uma ofensa comprar sem chorar pelo preço antes.
Lá também tem chás, especiarias e doces para todo o gosto, mas há um mercado bem menor e mais especializado nessas guloseimas que também vale a pena conhecer: o Spice Bazaar. Temperos, nozes, chás, óleos essenciais, doces…tem de tudo!
Palácio Dolmabahçe
Depois do Palácio Topkapi, a residência dos sultões passou a ser o Palácio Dolmabahçe. O Sultão Abdülmecid I mandou construir o Palácio no século XIX, com o objetivo de provar que o Império não estava em declínio. Para isso, nenhuma despesa foi poupada, tendo sido gastas 35 toneladas de ouro. No seu interior encontramos construções com folha de ouro e mármore, uma enorme escadaria em cristal Baccarat e um lustre em cristais com mais de 4 toneladas
O palácio funcionou como residência dos sultões até a extinção do califado em 1924.
Cisterna da Basílica
A Cisterna da Basílica é o maior aqueduto do país. Ele foi construído durante o império bizantino para proteger a cidade de possíveis ataques inimigos, impedindo que as águas da cidade fossem envenenadas.
Esta construção é composta por 336 colunas de mármore. Duas delas são muito famosas por serem sustentadas pela cabeça da medusa. A Cisterna da Basílica é aberta para visitação. Essa visita é feita através de rampas que passam por cima da água, e o clima é bem sombrio devido a pouca iluminação.
Estreito do Bósforo
O passeio de barco no Estreito de Bósforo é um dos passeios inesquecíveis que irá fazer em Istambul. O Estreito de Bósforo divide a cidade de Istambul entre o continente europeu e o asiático. O passeio é uma boa oportunidade de visitar o lado asiático. Apesar de quase todos os pontos de interesse estarem no lado europeu, árias vilas do lado asiático que se pode visitar. E o bônus – é claro – é a vista que se tem de Istambul a partir do Bósforo.
Mesquita Süleymanye
A Mesquita Süleymaniye ou Mesquita de Solimão é a segunda maior mesquita de Istambul. A mesquita fica situada em uma colina, sendo uma das vistas mais reconhecidas da cidade.
A sua arquitetura é semelhante a outras mesquitas de Istambul, com um pátio na frente, uma grande cúpula e minaretes elevados e visíveis no horizonte. O seu interior é de mármore e marfim, com uma decoração simples.
Praça do Hipódromo
Bem do lado da Mesquita Azul, encontramos o Hipódromo, que foi um ponto de encontro da vida política e social da Constantinopla e onde funcionavam corridas de carruagens e lutas de gladiadores.
Além dos jardins floridos especiais, na Praça do Hipódromo encontram-se três monumentos que marcam a diversidade cultural de Istambul: a Coluna de Constantino, construída pelo próprio imperador romano, o Obelisco Egípcio, que pertencia ao Faraó Tutmoses III e trazido diretamente do Egito e a Fonte Alemã, erguida em homenagem a visita do imperador alemão Wilhelm II. É um verdadeiro choque de culturas.
Taksim
Taksim fica em uma das áreas mais modernas na cidade e é visitada sobretudo para quem procura diversão noturna em Istambul. A praça é repleta de lojas de grife, cafés e restaurantes e vale uma caminhada. Aí, tem também o bondinho típico que funciona na avenida principal, a Istiklal.
Torre de Gálata
A torre de Gálata foi construída no século XIV para ser utilizada pelos otomanos como posto de vigilância. Além da beleza da própria torre, a entrada vale a pena pela vista da cidade, sendo um dos melhores pontos da cidade para obter uma vista panorâmica de 360º de Istambul.
Em um dia claro, é possível até mesmo observar as Ilhas dos Príncipes a partir da torre de Gálata, que tem 60 metros de altura. Há também um restaurante e café no nono andar
mas não deixe de caminhar pelas ruas aconchegantes de Galata ao redor da torre e tome uma bebida em um dos muitos terraços.
Museu Arqueológico
Em uma cidade com uma história tão rica quanto Istambul, não poderia faltar um museu arqueológico com algumas relíquias impressionantes. O complexo é composto por três museus diferentes: o Museu Arqueológico, o Museu de Antiguidades Orientais e o Museu do Quiosque Esmaltado.
No complexo de museus arqueológicos de Istambul, podemos ver o sarcófago de Alexandre, o Grande entre outras tumbas de personagens importantes, o Quiosque de Azulejos, e o Tratado de Cades, o mais antigo tratado de paz do mundo. Também as crianças podem se divertir com uma réplica do Cavalo de Troia. O complexo é bem grande, por isso os apreciadores de história e cultura podem reservar várias horas só para esta visita.