X

O que fazer em Roma: conheça os principais pontos turísticos

Roma, também chamada de cidade eterna, é a cidade onde a “dolce vita” nasceu. Uma cidade rica a todos os níveis, aqui encontramos o passado e o presente em perfeita harmonia, ficando difícil escolher o que fazer em Roma. A cidade ganha vida com ruas cheias de referências culturais, ruínas romanas ou grandes monumentos, mesmo ao lado de ruas movimentadas com as melhores lojas de marcas de luxo, junto com os melhores restaurantes da região.

Para que nada fique por fazer ou conhecer, aqui ficam os principais pontos turísticos de Roma.

Coliseu

Quando pensamos em Roma, uma das primeiras imagens que nos vem à cabeça é o Coliseu, considerado o símbolo de Roma. O Coliseu romano foi inaugurado em 80 A.D., construído para ser o palco de lutas de animais e gladiadores. O Coliseu foi o maior anfiteatro do Império romano, tendo chegado a receber mais de 65 000 pessoas simultaneamente.

Hoje em dia, recebe cerca de 4 milhões de visitas por ano. Durante a visita pode-se visitar alguns andares, admirando a arquitetura do lugar.  É também possível combinar a visita com o Fórum Romano. O coliseu está aberto todos os dias do ano, menos 1 de janeiro e 25 de dezembro.

Fórum romano

No Fórum Romano encontramos ruínas romanas mas também alguns arcos e colunas praticamente intactos como a Coluna de Trajano ou o Arco de Tito. Este lugar data de 500 aC, tendo sido ampliado mais tarde por Júlio César, Domiciano e Trajano.

Na época da sua construção, o fórum ficava no centro de Roma e era constituído por uma praça retangular rodeada por todos os edifícios públicos importantes.

Piazza Navona

A Piazza Navona é local de passagem e de encontro para todos que visitam Roma. Desenhada com forma oval, a Piazza Navona está rodeada de restaurantes típicos, gelaterias e lojas de lembranças.

Na Piazza encontramos a Fontana dei Quattro Fiumi (a fonte dos 4 rios) onde estão representados os principais rios do mundo rodeados de figuras esculpidas com detalhe requintado, e também o Museo di Roma no Renaissance Palazzo Braschi onde podemos visitar a maior exposição de arte barroca da cidade.

Vale a pena percorrer as pequena ruas em volta da Piazza Navona e beber um copo de vinho junto com os romanos que se juntam ao almoço ou ao final da tarde para relaxar.

Fontana di Trevi

Nenhuma viagem a Roma fica completa sem uma visita à Fontana di Trevi. A Fontana é uma obra-prima de Nicola Salvi e suas esculturas em mármore representam Neptuno rodeado por tritões. Não esqueça de jogar uma moeda na fonte mas de costas voltadas para ela. Diz a lenda que quem faz isso irá voltar à cidade!

Panteão

O Panteão romano é onde estão sepultados os antigos reis de Roma e outras figuras importantes da vida cultural italiana, como o pintor Rafael. O Panteão foi construído entre 118 e 128 d.C. e, na época, foi a maior abóbada do mundo (título que manteve até à era moderna). Quando entrar, olhe para cima! O centro da cúpula é aberto, deixando entrar raios de sol. O Panteão de Roma inspirou o Batistério de São João, uma dos principais pontos turísticos de Florença.

Vaticano e Basílica de São Pedro

Visitada anualmente por milhões de pessoas, o Vaticano e Basílica de São Pedro é um dos pontos turísticos de Roma mais apreciados pela sua beleza arquitetônica, tanto por católicos como por não-crentes. A construção original foi erguida em 349 d.C. sobre o túmulo do primeiro Papa, São Pedro. A Basílica de São Pedro é a maior igreja do mundo com 18 mil metros quadrados e aqui é possível ver a incrível escultura de Michelangelo, Pietà, uma representação de Maria com Jesus Cristo morto nos seus braços.

Não esqueça de subir os 537 degraus e visite a cúpula, de onde terá uma vista incrível sobre a cidade e, no final, siga a rua e visite o Castelo Sant’Angello.

Capela Sistina

A Capela Sistina encontra-se dentro dos Museus do vaticano e é uma visita obrigatória em Roma. Para a visitar é preciso passar primeiros por todos os museus do Vaticano, em uma caminhada de cerca de 2 horas pelas incríveis salas dos museus, com suas paredes cheias de obras de arte dos maiores artistas italianos.

Fotografia de Alex Proimos

Entrando na Capela Sistina é impossível ficar indiferente aos frescos no teto pintados por Michelangelo e nas paredes, pelas mãos de Boticelli, Michelangelo, Perugino ou Luca.

Campo di Fiori

Apesar de não ser um monumento nem ser um ponto turístico cultural, o Campo di Fiori é uma visita obrigatória em Roma. Durante a manhã podemos ver os habitantes da cidade comprar flores, fruta e vegetais frescos no mercado na praça. Quando chega a hora do almoço, os vendedores desaparecem e os restaurantes se enchem de locais e turistas para almoçar nos restaurantes e esplanadas (aquecidas no Inverno) em volta da praça.

Praça de Espanha

Uma das atrações turísticas de Roma mais procuradas pelos visitantes é a Piazza de Spagna, a famosa escadaria que leva à igreja da Trinità dei Monti e de onde é possível admirar a fonte em forma de barco. A Piazza é rodeada por lojas de todas as grifes de luxo na Via Condotti, a mais famosa rua comercial em Roma.

Trastevere

Literalmente, Trastevere significa através do Tevere (Tibre), que é o rio que atravessa Roma. A área de Trastevere é caracterizada pelos seus restaurantes e bares, onde os próprios romanos jantam e saem com os amigos, por isso aqui encontramos o verdadeiro ambiente romano, mais autêntico e onde é possível vivenciar o verdadeiro

Agora que você sabe o que fazer em Roma, só tem é de reservar a viagem!

Veja também:

Principais pontos turísticos da Itália
Principais pontos turísticos de Florença
Principais pontos turísticos de Veneza
Principais pontos turísticos de Milão

Ana Reis: Oi! Sou a Ana e sou apaixonada por viagens. Desde cedo comecei a viajar e a recolher as melhores dicas de viagens de todos os lugares por onde já passei. Tanto adoro a praia como a cidade e já viajei pelo Brasil, conheço toda a Europa, Estados Unidos, Canadá, Caribe, Ásia e África. O meu objetivo é partilhar todos os roteiros e dicas para conhecer os melhores destinos que este mundo tem para oferecer.