Palco do amor do mais conhecido casal da história mundial, Verona é uma cidade localizada na região do Vêneto, no nordeste da Itália. A famosa tragédia de Shakespeare, Romeu e Julieta, conta a história de dois jovens, pertencentes a famílias rivais, que se apaixonam e esse amor acaba em tragédia, com a morte dos dois. O autor inglês baseou-se em outras histórias já escritas, que podem ou não ter algo de verdadeiras, mas o fato é que a cidade soube bem explorar essa fama e atrai milhares de turistas anualmente.
Mas Verona também é um grande centro comercial, sendo a segunda maior cidade da região do Vêneto (atrás de Veneza) e uma das mais prósperas do norte da Itália. Há palácios medievais e ruínas romanas, muitas belas praças e, claro, a Casa de Julieta. A vantagem é que tudo fica no centro histórico da cidade e dá para visitar a pé. Veja, a seguir, o que há para fazer e visitar em Verona:
Arena de Verona
Construída no século I, é uma das principais atrações da cidade. Onde antes aconteciam as famosas lutas entre gladiadores, é hoje onde acontecem muitos shows, óperas, peças de teatro e importantes eventos. Fica na Piazza Brà, uma enorme e bela praça no centro da cidade. É o terceiro maior anfiteatro do mundo, com capacidade para 15 mil pessoas, ao estilo do Coliseu de Roma, só que melhor conservado. Abrigava toda a população da cidade na época romana. Sua construção tem como base blocos de calcário branco e cor-de-rosa.
Piazza Erbe
Poucos metros adiante o visitante encontrará a Piazza Erbe, a praça que é o “coração” de Verona. Lá há uma fonte com a Madona di Verona que remonta aos tempos romanos. É o local onde funcionava o antigo mercado de ervas da cidade, daí seu nome, e hoje abriga diversas barracas que vendem sanduíches, frutas e até roupas. E também muitas lojas e restaurantes em seu entorno. Ao redor da praça há algumas das outras atrações da cidade, como o Palazzo Maffei, o Leão de Veneza (ou Leão de São Marcos) e a Casa dei Mercanti.
- Palazzo Maffei – construído em 1668, ao estilo barroco.
- Leão de Veneza – era o símbolo da conquista de Verona pelo império de Veneza, em 1405.
- Casa dei Mercanti – prédio medieval com a estrutura bem típica da cidade, construído em 1301. Já foi sede da associação de comerciantes, mas hoje abriga o Banco de Verona.
Piazza dei Signori
Quem passeia pela Itália sabe que são nas praças onde se localizam as principais atrações da cidade. E Verona não é diferente. Essa outra importante praça da cidade, quase ao lado da Piazza Erbe, abriga uma estátua de Dante Alighiere, construída no século XIX, e ainda as seguintes atrações:
- Palazzo della Ragione (Palácio da Razão) – antigo Tribunal de Justiça, construído no século XIV, hoje é um museu de arte. Em sua fachada está a Torre dei Lamberti.
- Torre dei Lamberti – construída no século XII, foi restaurada e ampliada várias vezes, e hoje é um dos pontos mais altos da cidade, com 84 metros de altura. Proporciona uma bela visão da cidade, e o visitante pode subir pelo elevador ou, para quem gosta de uma aventura mais esportiva, pelos seus 243 degraus.
- Arco della Costa (Arco da Costela) – liga as duas praças, a Erbe e a dei Signori, e dizem que a origem de seu nome é em razão de haver uma costela de baleia pendurada no arco.
- Pallazzo del Capitano – antiga casa dos chefes militares de Verona.
- Loggia del Consiglio – Câmara do Conselho, rodeada, no alto, por estátuas romanas de personalidades nascidas na cidade.
Casa de Julieta (Casa di Giulietta)
Poucos metros depois será a vez de visitar a casa ícone da cidade, que teria sido palco do romance entre os jovens Romeu e Julieta. Ao passar pela Via Cappello, no número 23, é preciso entrar em um portal de ferro, sempre aberto, e seguir por um pequeno corredor até um pátio interno onde logo verá a famosa sacada onde Romeu teria subido para encontrar o seu amor.
Há rumores de que a casa na verdade era uma antiga estalagem do século XIII ou a antiga residência de uma família de sobrenome Capello. Se tiver paciência para esperar a enorme fila que sempre se forma, é possível entrar na residência para tirar fotos de dentro da sacada (a visita é paga). Aliás, não só há fila para entrar na residência, como todo o local está sempre cheio de turistas.
O visitante também encontrará ali a estátua de Julieta, feita em bronze, e irá reparar que o seu seio direito está bem desgastado. E sabe por quê? Reza a lenda que quem esfregar seu seio com as mãos terá sorte no amor!
Para os realmente fãs da história, há ainda dois outros lugares para visitar ligados ao romance: a Tumba de Julieta, que fica em uma cripta sob o claustro da Igreja San Francesco al Corso, e a Casa de Romeu, uma casa medieval na Via Arche Scaligeri, que supostamente pertencia à família Montague (mas não é aberta a turistas).
Castelvecchio e Ponte Scaligero
É um importante e imponente castelo que não pode deixar de ser visto durante sua viagem. Fica próximo da Piazza Brà, mas do lado oposto de quem vai para a Piazza Erbe. Construído por Cangrande II (da família Scaligeri, que governou Verona por 124 anos) entre 1355 e 1375, para servir de residência e fortaleza, hoje abriga uma das mais belas galerias de arte do Vêneto.
Mantém a fachada original, mas por dentro foi modificado. Em seu exterior, a Ponte Scaligero, sob o rio Adige, proporciona uma vista impressionante. Foi reconstruída sob todos os cuidados para preservar sua alvenaria, o que incluiu até a dragagem do rio, após ter sofrido inúmeros bombardeios por parte das tropas alemães em 1945, durante a Segunda Guerra Mundial.
Duomo di Verona
A catedral de Verona data de 1139 e é na verdade um complexo que envolve a Basilica di San Zeno, a Basilica de Santa Anastacia e a Chiesa di San Fermo. Na Basilica di San Zeno o tom característico das pedras de tufos (espécie de calcário poroso) em combinação com os tijolos faz um colorido harmonioso, que impressiona já à primeira vista.
A Basilica de Santa Anastacia é dedicada à virgem de mesmo nome, mártir do século IV, e é a maior igreja de Verona. Possui várias colunas em mármore vermelho da região. A Chiesa di San Fermo (Igreja de São Fermo) tem estilo gótico e tem referências da arquitetura francesa da época.
Apesar de ser uma cidade pequena, há muito o que fazer em Verona.
Veja também:
Principais pontos turísticos de Roma
Principais pontos turísticos de Florença
Principais pontos turísticos de Veneza
Principais pontos turísticos da Itália