A Croácia é um pequeno país europeu, que une cidades medievais cheias de cultura com praias e ilhas maravilhosas. O país é banhado pelo mar Adriático, tem verões amenos e tem vindo a tornar-se um dos mais apetecíveis destinos turísticos da Europa. Aqui é possível conjugar a descoberta da cultura do país com uma costa de praias incríveis. Veja, então, os principais pontos turísticos da Croácia.
Zagreb
Começamos pela sua capital, Zagreb. O centro da cidade divide-se em “alta” (Gornji Grad) e “baixa” (Donji Grad), sendo a alta a parte mais antiga, medieval, e a baixa a parte mais moderna (sécs. XIX e XX).
Cidade da arte, cultura e entretenimento, em Zagreb são várias as atividades que pode fazer. O coração da cidade é a praça Ban Jelačić, em torno da qual estão os principais pontos de interesse. É também possível viajar de funicular até à cidade alta, visitar a Igreja de São Marcos ou a Torre de Lotršćak, de onde, todos os dias ao meio dia em ponto, é assinalada a hora com um tiro de canhão.
Pode dar uma volta no bonde azul, ou simplesmente passear pela Ilica, a rua mais comprida de Zagreb, que atravessa a maior parte noroeste da cidade onde pode desfrutar das muitas lojas e locais culturais. Se for no inverno, uma boa sugestão é aproveitar para esquiar na montanha Medvednica.
Dubrovnik
Outra cidade muito importante, e das mais visitadas pelos turistas, é Dubrovnik. Esta cidade milenar, que se destaca pelas muralhas com mais de 1.940 metros de extensão, é património da UNESCO há 40 anos. Os apreciadores de arquitetura poderão observar a conjugação do gótico, barroco e renascentista, enquanto os mais apreciadores de natureza podem desfrutar da belíssima praia da cidade que possui um mar de um tom azul vivo.
Percorra os quase dois quilómetros de muralha ou as ruas em mármore repletas de edifícios barrocos. Existem diversos museus e galerias, destacando-se o Museu de Arte Moderna, onde é possível apreciar a obra do famoso pintor croata, natural de Dubrovnik, Duro Pulitika. Da parte norte das muralhas parte um teleférico que sobe o Monte Srđ até uma altitude de 405 metros, de onde se pode desfrutar de uma magnífica paisagem. Para o mergulho perfeito, nas cristalinas águas do Adriático, as praias de Banje ou a do hotel Bellevue são boas opções.
Split
Split é a segunda maior cidade croata e a primeira da província da Dalmácia. É uma cidade moderna e cheia de vida com raízes históricas visíveis na sua arquitetura. Preserva um dos mais extraordinários monumentos da época romana – o Palácio de Diocleciano – construído no séc. IV, que ocupa uma área de cerca de três hectares. Mais do que um palácio é uma fortificação habitada, com movimentadas ruas, estreitas e sinuosas, cheia de bares, lojas, restaurantes e até hotéis escondidos em suas ruas. Os vestígios da época romana impressionam pela sua dimensão e estado de conservação. Vale a pena subir à torre do sino pela vista sobre a cidade e o mar.
A marginal Riva é uma parada obrigatória. Para o lado Este ficam as frequentadas praias de Bacvice, Firule, Zenta e Trstenik. Para Oeste, ocupando uma colina, o Parque Florestal de Marjan, considerado o pulmão da cidade, onde se pode caminhar, correr, andar de bicicleta e fazer escalada. As praias na base do parque, como a praia de Kasjuni ou a de Kastelet, são perfeitas para um mergulho.
Lagos Plitvice
Com a classificação de Património Mundial da UNESCO, o Parque Natural dos Lagos de Plitvice, é o mais antigo, o maior e o mais emblemático parque natural da Croácia. Este parque soma um total de dezasseis lagos interligados por várias cachoeiras.
Ele é dividido em duas partes: a dos ‘lagos baixos’ e a dos ‘lagos altos’. Os primeiros são compostos por quatro lagos ornados por paredões de pedra de até 40 metros de altura onde está localizada a ‘Great Waterfall’, a maior cachoeira do país. A segunda parte é a maior e abrange 12 lagos, todos ligados por um sem número de quedas de água. A água dos lagos Plitvice é completamente transparente, mudando de cor consoante a incidência da luz do sol. O parque está localizado na região central da Croácia, a 133 quilômetros da cidade turística de Zadar e também a 133 quilômetros da capital, Zagreb.
O parque oferece várias opções de visita a partir de qualquer uma das entradas. Para explorar a pé toda a zona dos lagos são cerca de 6 horas, existindo percursos sinalizados com diferentes opções de trajeto e extensão. O parque dispõe também de autocarros e barcos elétricos, incluídos no preço da entrada. É possível também pernoitar no parque, em hotéis ou parques de campismo.
Blue Cave, ou Caverna Azul, em Bisevo
A Blue Cave, ou Caverna Azul, em Bisevo, é um dos principais pontos de beleza natural do Mar Adriático. Esta caverna, cuja entrada natural está abaixo do nível do mar, destaca-se pelo tom azul brilhante da água que acontece quando a luz solar entra pela gruta através de um pequeno espaço no seu teto e a luminosidade é refletida pela areia branca.
Pula
Em Pula, a maior atração turística é a sua arena, ou anfiteatro, igualmente do tempo do império romano. Construída no século I, arena de Pula foi mandada construir pelo imperador Vespasiano, o mesmo que mandou construir o Coliseu de Roma. Através do seu exterior não ficará indiferente aos seus arcos em fileiras que caracteriza o design dos anfiteatros romanos.
Brac
Brac é uma das ilhas mais bonitas da Croácia, perfeita para aproveitar as praias de águas azuis transparentes, mas também para passeios na natureza. É em Brac que fica um dos picos mais altos das ilhas adriáticas, a Vidora Gora, muito procurada para circuitos de caminhadas. Desde aí, é possível ver a magnífica praia de Zlatni Rat, o cartão postal de Brac.
Hvar
A uma hora de barco de Split, com várias ligações diárias, a ilha de Hvar está no ranking das 10 ilhas mais bonitas do planeta. É essencialmente um destino de praia, o mais luxuoso do país. A principal cidade da ilha é Hvar, que se estima receber cerca de 20 000 visitantes diários no Verão. O centro é pedonal e tem uma atmosfera calma. Destaca-se a enorme praça e a catedral barroca de S. Stephen. No centro da ilha, a planície de Stari Grad, classificada pela UNESCO como Património Cultural Imaterial da Humanidade, é uma paisagem agrícola, de vinhas e olivais, que permaneceu praticamente intacta desde que foi colonizada pela primeira vez pelos gregos no séc. IV a.C.
Zadar
A Ilha de Zadar, não sendo tão conhecida é também de destacar num roteiro turístico pela Croácia, sobretudo pelo complexo do órgão marítimo e do painel da saudação ao sol. O Sea Organ é um instrumento musical experimental feito com degraus de mármore branco que toca com o contato das ondas do mar e do vento. Junto ao órgão musical encontra-se o painel da saudação ao sol. Este painel absorve a energia do sol durante o dia e acende à noite em milhares de cores fazendo par com a música produzida pelo órgão. Esta é uma experiência única e mágica para quem assiste.
Rijeka
Rijeka possui um dos maiores portos da Europa Central e é famosa pelo seu Carnaval, que é um dos cinco maiores do mundo. Esta festa combina as tradições urbanas e eslavas e atrai milhares de turistas todos os anos. Mas Rijeka tem também muita cultura por descobrir, como visitar o Santuário Majka Bozja, a Cidade Velha, a Catedral de sv. Vid e passear pelas praças centrais.
Parque Nacional Krka
O Parque Nacional Krka fica localizado a 200 quilômetros da capital Zagreb, estendendo-se ao longo de dois terços do rio Krka. É composto por magníficas cachoeiras e desfiladeiros, com uma cachoeira de mais de 200 metros. A famosa Skradinski Buk é um conjunto de 17 cachoeiras. Tem também piscinas naturais onde é possível nadar e a visita ao parque pode ser feita de barco.
Ilhas Kornati e Parque Nacional Kornati
O arquipélago Kornati é composto por 140 ilhas, sendo que a maioria faz parte do Parque Nacional Kornati. As ilhas e o parque são um local imperdível na Croácia devido à sua beleza natural. O parque é composto por águas azuis transparentes, recortado em enseadas de perder de vista. As ilhas podem ser visitadas através de excursões desde Zadar, Sibenik ou Split.
Korčula
Korčula é uma cidade fundada pelos gregos, com ruas dispostas no formato de uma espinha de peixe, ao longo de uma rua central. A cidade é uma das cidades medievais mais bem preservadas da Europa, com ruas estreitas, e um monumento central, a Catedral de São Marcos. É uma dos segredos mais bem guardados da Croácia e vale a pena a visita para fugir do turismo de massas.
Parque Nacional Mljet
O Parque Nacional Mljet é uma área marinha protegida e a mais bem preservada do Mediterrâneo. Os locais desta área protegida que ocupa mais de 5400 hectares, são os Malo Jezero e Veliko Jezero (lago pequeno e lago grande). O Parque Nacional atrai pela sua natureza intocada, com baías recortadas, pequenas ilhas e falésias. Para os amantes da natureza, é possível fazer trilhas e caminhadas até aos picos de Montokuc e Veliki Sladin Gradac para ter uma vista panorâmica do Parque, nadar nos lagos ou passear de canoa.
Além da natureza, é possível também visitar o mosteiro beneditino na ilha de Santa Maria em Veliko Jezero, dentro do Parque. É possível chegar ao Parque Nacional Mljet de barco a partir de Dubrovnik, Split e Pelješac.
Rovinj
Rovinj é uma cidade na costa da Ístria, uma região da Croácia. Um dos seus principais atrativos é a cidade velha, cujo centro histórico é povoado por ruas estreitas, pequenas praças e uma torre na parte mais alta da cidade, tornando o local bem romântico. O porto é muito movimentado e aí podemos encontrar vários restaurantes de frutos do mar com comida típica croata. Um dos pontos positivos de Rovinj é que tem todo o charme das restantes cidades medievais da Croácia mas com muitos menos turistas, tornando a experiência mais autêntica.
Praia de Stiniva
Para os amantes da natureza não poderíamos deixar de fazer referência à praia de Stiniva. Esta praia foi eleita em 2016, através de uma votação levada a cabo pela European Best Destinations, como a melhor da Europa. E o motivo é simples: águas cristalinas e mornas e vistas de tirar o fôlego.
Roteiro de 12 dias pela Croácia
Deixamos aqui uma sugestão de roteiro pela Croácia. O ideal para conhecer este país encantador é alugar um carro e tirar duas semanas para percorrer todos os principais pontos turísticos, mas quem tiver menos tempo pode fazer apenas uma parte do roteiro pela Croácia ou não fazer algumas das pausas sugeridas. Este roteiro pode ser feito de forma inversa, ou seja, começar por Dubrovnik e terminar em Zagreb, pode jogar com o valor dos voos.
1° dia: Chegada a Zagreb
2° dia: Conhecer Zagreb e as principais atrações da cidade (que é dividida entre Cidade Alta e Cidade Baixa). Em um dia é possível conhecer a Catedral de Santo Estevão, a Igreja de São Marcos, e a Praça Ban Jelacic, o coração de Zagreb. Na parte Baixa, não deixe passar o Teatro Nacional da Croácia.
3° dia: Viagem de Zagreb para Rovinj com parada (opcional) no Parque Nacional dos Lagos Plitvice (cerca de 500km)
4° dia: Conhecer Rovinj (tem também a opção de ir a Pula, a cerca de 40 quilômetros de Rovinj)
5° dia: Viagem de Rovinj para Zadar (cerca de 330 km) e resto do dia conhecendo Zadar e o centro histórico
6° dia: Viagem de Zadar para Split (cerca de 170 km). Aí visite a incrível cidade de Split, como por exemplo, o famoso Palácio de Diocleciano.
7° dia: Dia livre em Split para aproveitar ao máximo a cidade. Uma opção para passar este dia, caso queira aproveitar a praia, é apanhar um ferry para a ilha de Brac e passear pela praia de Bol.
8° dia: Viagem de Split para Hvar em catamarã (cerca de 1 hora). Resto do dia livre para conhecer a fantástica ilha de Hvar.
9° dia: Dia livre em Hvar, onde é possível conhecer algumas vilas e adeias próximas como Velo Grablje, a vila de Vrisnik ou Satri Gard. A partir de Hvar também é possível apanhar um barco para conhecer a famosa Blue Cave.
10° dia: Regresso a Split em catamarã Split (catamarã) e viagem para Dubrovnik (cerca de 230km)
11° e 12º dias: Dias livres em Dubrovnik. Daqui é possível atravessar a fronteira e visitar Montenegro, um país com paisagens lindíssimas medievais. Nota: é preciso passaporte para passar a fronteira (por vezes, não é pedido, mas mais vale jogar pelo seguro e levar)
Roteiro de 9 dias pela Croácia
Para quem procura umas férias mais relaxantes, recomendamos não visitar tanta coisa e passar mais tempo conhecendo cada lugar. Aqui fica uma sugestão de um roteiro pela Croácia, com dias para descansar. Tal como o roteiro anterior, todo este percurso pode ser feito de forma inversa, começando por Dubrovnik.
1° dia: Chegada a Zagreb
2° dia: Conhecer Zagreb e as principais atrações da cidade
3° dia: Parque Nacional dos Lagos Plitvice (cerca de 500km)
4° e 5º dias: Split
5° ao 7º dias: Hvar
8º e 9º dias: Dubrovnik
NOTA: O carro não entra no centro das cidades de Rovinj, Pula, Dubrovnik
Veja também outras matérias sobre o sul da Europa
Sardenha, Costa Esmeralda: conheça as melhores praias
O que fazer em Capri, a ilha dos famosos
Roteiro pela Costa Amalfitana: o que ver e fazer
10 Ilhas do Mediterrâneo que são verdadeiras ilhas paradisíacas
8 Ilhas gregas que tem de incluir no seu roteiro
Santorini: o que ver e fazer nesta incrível ilha grega