15 pontos turísticos de Buenos Aires obrigatórios na sua visita

Eleita em 2016 como melhor destino turístico da América do sul pelo prêmio Travellers’ Choice, Buenos Aires é cada vez mais procurada pelos turistas.

Capital e maior cidade da Argentina, é um lugar moderno, mas que soube conservar suas tradições antigas. Os diversos pontos turísticos de Buenos Aires, aliado ao colorido das construções, ao tradicional tango e à gastronomia local tornam o lugar não só convidativo mas também apaixonante.

Principais pontos turísticos de Buenos Aires

Se está de malas prontas para visitar a cidade, confira 15 pontos de interesse que você não pode perder:

Casa do Governo Argentino (Casa Rosada)

A Casa do governo argentino, mais conhecida como Casa rosada devido ao seu tom aproximadamente rosa, é a sede do governo da Argentina.

Diz-se que sua cor é oriunda da mistura do branco e vermelho que são cores-símbolos de dois partidos políticos.

Apesar de ser designada de “casa”, o único presidente que morou no local foi Roque Sáenz Peña, entre os anos 1910 e 1914.

Muito conhecida por ter sido palco de manifestações políticas e artísticas, o local é muito apreciado pela sua belíssima arquitetura.

Quem desejar conhecer melhor o monumento pode agendar uma visita guiada para apreciar não só a construção, mas também o acervo de esculturas e pinturas do local. No porão da Casa rosada, os visitantes podem conhecer também o Museo del Bicentenario (Museu do bicentenário), inaugurado em comemoração ao bicentenário da Revolução de maio, ocorrida em 1810.

Caminito

O Caminito é a rua mais famosa do bairro La boca e um dos pontos turísticos de Buenos Aires mais pitorescos.  Assim designado por inspiração de um tango de Carlos Gardel, o Caminito é uma via para pedestres (tem cerca de 150 m de comprimento), repleta de construções cujas chapas pintadas com cores fortes alegram o local, considerado um museu a céu aberto.

Quem passeia pela via tem a oportunidade de apreciar vários artesanatos que exalam o espírito do tango portenho.

Na “Feria de Artistas Plásticos de Caminito” (Feira de artistas plásticos do Caminito) que acontece durante todo o ano no local, os visitantes encontram artistas contemporâneos de destaque que expõem e vendem suas obras inspiradas no colorido dos arredores e no tango.

Bombonera

A Bombonera, oficialmente designada de Estádio Alberto J. Armando é o Estádio do Boca Juniors, um dos times mais emblemáticos da Argentina e considerado um dos maiores clubes de futebol do mundo.

Palco de muitas jogadas brilhantes de Diego Maradona, o estádio ganhou o apelido de Bombonera devido à semelhança de sua arquitetura com uma caixa de bombons.

Em geral, os argentinos são muito apaixonados por futebol. As partidas são sempre uma verdadeira festa, com as torcidas entoando cantos e incentivando os times à vitória.

Se você é um apreciador de futebol, vale a pena conhecer a Bombonera não só através de uma visita guiada, mas também assistindo um jogo em suas arquibancadas.

Praça de maio

É a praça mais antiga de Buenos Aires e foi palco de muito momentos políticos importantes da história da Argentina.

Da praça é possível apreciar vários prédios históricos e governamentais, como por exemplo, a Catedral metropolitana, a Casa Rosada, o Palácio do governo da cidade e o Cabildo.

Bem no meio da praça, os visitantes podem conhecer a Pirâmide de maio, que foi construída para comemorar o centenário da revolução, e entre a pirâmide e a Casa do governo, está o monumento a Manuel Belgrano, que foi o criador da bandeira nacional.

Paseo de la historieta

É um pequeno tour que surgiu de uma parceria entre o governo e o Museu do humor, ao longo do qual estão expostas esculturas dos personagens mais famosos das histórias em quadrinhos argentinas das últimas décadas.

O circuito termina no Museu do humor, onde estão reunidas obras de referência do humor argentino e onde acontecem mostras permanentes e transitórias, e programas educativos.

Obelisco

O Obelisco é considerado o símbolo da cidade. É um monumento histórico de Buenos Aires que foi criado em comemoração aos 400 anos de fundação da cidade.

Com 63 metros de altura, tem no seu topo um mirante de onde se pode apreciar toda a cidade.

Fica situado no cruzamento entre a Avenida 9 de Julio e a Avenida Corrientes, em um local onde a bandeira da Argentina foi hasteada pela primeira vez.

Bairro Palermo

Palermo é o maior bairro e também o que concentra o maior número de parques da zona metropolitana, onde se pode caminhar, andar de pedalinho ou apenas relaxar.

É um local bastante badalado, com uma grande quantidade de alojamentos disponíveis e muitos restaurantes e lojas de grife. O bairro é dividido em três partes:

Palermo Chico – área de belíssimas residências, onde estão localizados os Lagos de Palermo, o Jardim japonês, o Jardim botânico e o famoso Hipódromo de Buenos Aires;

Palermo Soho – é onde está concentrado o comércio;

Palermo Hollywood – área onde estão localizadas várias emissoras de TV e produtoras audiovisuais.

Cemitério de la Recoleta

Localizado em um bairro de mesmo nome, que é muito elegante e repleto construções de estilo francês, o Cemitério de La Recoleta é dos locais mais famosos de Buenos Aires.

Muito mais do que um cemitério, é considerado por muitos como uma espécie de museu a céu aberto, devido à sua arquitetura esplendorosa de autoria de importantes arquitetos.

É o cemitério mais visitado da cidade, onde estão sepultados vários nomes de destaque da história da Argentina, tal como Eva (Evita) Perón, cuja sepultura é a mais concorrida.

Uma prova da importância deste cemitério é o fato de cerca de 90 de suas cúpulas serem classificadas como Patrimônio histórico do país.

Quem quiser saber mais detalhes durante a visitação, pode fazer uma visita guiada (em espanhol), disponibilizada pelo cemitério gratuitamente.

Veja também  12 Pontos turísticos de Viena, Áustria: o que fazer, passeios, palácios

Museu mundial do tango

Inaugurado em dezembro de 2003, o Museu mundial do tango faz parte da Academia nacional do tango.

Além de contar a história do tango desde seu surgimento até os dias atuais, o museu também exibe uma série de objetos relacionados a este estilo musical, desde um chapéu de Carlos Gardel a partituras, discos originais, rolos de filmes e etc.

Os visitantes também podem apreciar várias obras de arte como pinturas e esculturas inspiradas no tango.

Quem tiver interesse em conhecer um pouco além daquilo que está exposto permanentemente no local deve ficar atento à programação, visto que o museu dispõe de várias atividades abertas ao público.

Puerto Madero

Considerado um bairro nobre de Buenos Aires e localizado na costa da cidade, Puerto Madero oferece uma grande diversidade de restaurantes, bares e vida noturna.

Ao visitar o local, não deixe de conferir especialmente dois pontos importantes:

A Ponte da mulher– considerada um marco arquitetônico de Buenos Aires;

A Reserva ecológica – local perfeito para quem quer escapar de todo o alvoroço de Buenos Aires e ter algumas horas de tranquilidade ao ar livre. Com fauna e flora de infinita riqueza, dispõe de caminhos para caminhadas ou passeios de bicicleta.

El Ateneo Grand Splendid

Eleita pelo jornal britânico The Guardian como a segunda livraria mais bonita do mundo, o local recebe centenas de visitantes por dia. É um dos pontos turísticos de Buenos Aires que nenhum aficionado por livros e cultura em geral deve perder. 

O edifício conserva estrutura e decoração originais, deixando claro, ainda nos dias de hoje que foi um dia um teatro. Um dos pontos altos da decoração, são os afrescos pintados no teto da cúpula.

Foto por ©Miguel Vieira

Atualmente, os antigos palcos funcionam como salas de leitura, o subsolo é dedicado aos livros infantis e o andar superior é onde são realizadas mostras e exposições.

Floralis Genérica

A Floralis Genérica é uma enorme escultura de ferro em forma de flor, com cerca de 20 metros de altura e 18 toneladas, localizada na Praça Nações Unidas.

É a primeira escultura em movimento controlada por sistema hidráulico e células fotoelétricas. Graças a esse sistema, as pétalas abrem durante o dia e fecham durante a noite.

Teatro Colón

Tido como um dos melhores teatros do mundo e famoso pela sua impecável acústica, o Teatro Colón tem uma riquíssima decoração em estilo francês.

Toda a construção foi pensada em prol da acústica: a sala em forma de ferradura propicia uma distribuição perfeita do som, materiais como madeira e tapetes conseguem uma ótima absorção do som e o mármore e o bronze proporcionam o reflexo das ondas sonoras.

Se tiver a oportunidade de ver uma peça no Colón, não a desperdice. Com certeza não irá se arrepender.

Veja também  Os 15 pontos turísticos de Paris que tem mesmo de visitar

Rua Florida

A Rua Florida é uma via muito elegante destinada à circulação de pedestres, que tem uma ampla variedade de centros comerciais e lojas ao seu redor.

É uma ótima opção de passeio principalmente para quem quer fazer compras, visto ter lojas de vários tipos, como por exemplo, lojas de roupas, sapatos, souvernirs, etc. Além disso, a rua também conta com a presença de vendedores ambulantes que expõem seus produtos na rua.

Um local que não se pode deixar de visitar é o shopping Galerias Pacifico. Ele tem uma arquitetura lindíssima e um teto repleto de pinturas. Vale a pena conferir!

Palácio do Congresso da Nação Argentina

Considerado um marco arquitetônico de Buenos Aires e com uma cúpula de 80 metros de altura, o Palácio do Congresso da Nação Argentina é uma construção imponente e tida com uma das mais altas da cidade.

Ao observar sua fachada, você pode apreciar réplicas das estátuas que originalmente adornavam o palácio. As originais, já deterioradas pela centena de anos de exposição ao ar libre, foram retiradas para conservação.

Quem quiser ver a beleza interior do palácio pode agendar uma visita. As visitas guiadas são oferecidas pelo senado gratuitamente e estão disponíveis para toda a comunidade.

Veja também outras matérias sobre a Argentina

15 Pontos turísticos da Argentina imperdíveis no seu roteiro
Ushuaia, Argentina: Todas as dicas para visitar
O que fazer em Bariloche, Argentina

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *