Madri, a capital da Espanha, é uma cidade grande com muitos atrativos. São museus, parques, palácios, com a vantagem de ser um local barato em relação a outras cidades europeias. Por ser uma metrópole, é claro que quanto mais dias disponíveis, melhor dá para aproveitar e conhecer tudo. Mas em 3 a 4 dias também é possível explorar os principais pontos turísticos de Madri.
Plaza Mayor
É a principal praça da cidade, cercada de bares, restaurantes e cafés. Na parte central há a estátua Equestre de Filipe III. Também tem um ponto de informações turísticas, onde o visitante poderá pegar mapas, comprar passe de transporte e esclarecer dúvidas. Bom lugar para tomar um café ao final do dia.
Palácio Real
É a residência oficial da Família Real, embora atualmente ela não se hospede mais ali, só utilizando o local para eventos. Há um espaço aberto para visitação pública e um museu. Seu interior é repleto de grandes salões e muitos quartos, todos com belíssima riqueza de detalhes em pinturas, esculturas e quadros. Toda primeira terça-feira do mês há um evento com troca da Guarda Real, da qual participam 429 guardas e 105 cavalos.
Plaza de España
Você não pode deixar de tirar uma foto das belas esculturas de Dom Quixote e Sancho Pança, personagens do prestigiado escritor Cervantes, ícone da literatura espanhola. Além do Monumento a Cervantes, no local há uma feirinha de produtos locais e lembrancinhas.
Plaza/ Puerta del Sol
É nesta praça que fica a estátua chamada Madroño, símbolo da cidade (com certeza você conhece a imagem do urso de pé segurando uma árvore com as duas patas da frente!). Ali também está localizado, no chão, o desenho que marca o quilômetro zero, ou seja, de onde começam a ser medidas as distâncias de todas as estradas da Espanha. É ainda o local onde é comemorada a passagem de Ano.
Plaza de Cibeles
A Plaza de Cibeles é um dos pontos centrais de Madri, estando no cruzamento entre o Paseo Del Prado e a Calle de Alcalá, duas grandes avenidas de Madri.
Um dos destaques da Plaza de Cibeles é a sua conhecida fonte, representando Cibeles em uma carroça puxada por leões. Na praça existe também o Palácio de Cibeles, um edifício majestoso que serviu de sede dos Correios de Espanha, sendo por isso mesmo, também conhecido por Palácio das Comunicações.
A praça de Cibeles é ainda rodeada pelo Palácio de Buenavista, o Banco de Espanha e o palácio de Linares.
Puerta de Alcalá
A mais famosa “porta real” de Madri possui dois lados com desenhos diferentes e é um dos locais de entrada para o Parque del Retiro. Foi construída em 1778, pelo rei Carlos III, para servir como porta de entrada da cidade.
Parque del Retiro
Sem dúvida um dos locais mais aprazíveis da cidade, o Parque do retiro é um dos pontos turísticos de Madri imperdíveis. Além de belíssimo. Foi construído para lazer do rei, em 1630, inclusive com um lago artificial para que ele pudesse passear de barco. São 118 hectares, com muitas estátuas e fontes, vários quiosques (onde ficará tentado a provar os famosos churros com chocolate espalhados por todo lado) e um enorme lago onde no verão pode-se andar de barco.
Lá dentro também se encontra o Palácio de Cristal, todo em vidro, onde originalmente era um viveiro do rei. De frente para o lago está monumento Alfonso XII, construído em 1902, em homenagem ao monarca. É muito frequentado pelos moradores e é possível ver apresentações de artistas locais.
Museu del Prado
Para os fãs de arte não pode falar uma visita ao Museu del Prado, um dos principais pontos turísticos de Madri. Um dos museus mais famosos do mundo, possui obras de arte de artistas importantes mundialmente, além da maior coleção de pinturas espanholas do mundo, principalmente de Goya e Velázquez, mas também há obras de Picasso, El Greco, Rafael e Botticelli, entre outros. Há objetos preciosos, pinturas e esculturas. Como é muito grande, é recomendável escolher as pinturas que gostaria de ver e traçar um roteiro.
Museu Reina Sofia
É um grande museu de arte contemporânea, um dos mais importantes do mundo. Expõe obras de artistas como Dalí e Picasso. Deste último, inclusive, está exposto o famoso quadro Guernica. Há horários e dias com entrada gratuita.
Gran Via
A Gran Via é uma das avenidas mais conhecidas de Madri. Por ter alojado vários cinemas no passado, era também conhecida como a Broadway de Madri. Hoje em dia, a avenida é procurada sobretudo para compras, com lojas de griffe e das marcas mundialmente conhecidas e também pela grande oferta de restaurantes e bares.
Estádio Santiago Bernabéu
Quem gosta de esportes não pode deixar de visitar o estádio do poderoso time espanhol Real Madrid, não só o mais popular da cidade, como um dos mais famosos do mundo e adorado por muitos brasileiros. O estádio tem capacidade para 80 mil torcedores sentados. Há uma visitação guiada interna que vale muito a pena, com visita aos vestiários, ao gramado, ao ponto mais alto da arquibancada, ao museu, à sala de imprensa e pode até sentar no banco de reservas. Tudo muito bem organizado, com estruturas impecáveis.
Jardines de Sabatini
Localizado ao lado do Palácio Real, é um ótimo local para descansar e apreciar a natureza. Há fontes, estátuas e muito verde.
Catedral Almudena
A primeira pedra de sua construção foi colocada pelo próprio Rei Alfonso XII, em 1883. Com 102 metros de altura, é muito bonita por fora e a entrada é gratuita. Também é possível visitar sua cúpula. Fica bem em frente ao Palácio Real.
Teatro Real
Foi construído por encomenda da Rainha Isabel II, com o objetivo de abrigar espetáculos para a Família Real e seus convidados. Hoje é aberto ao público. As visitas são guiadas e duram cerca de uma hora.
Plaza de Toros de Las Ventas
Mesmo quem é contra as touradas, vale uma visita a esse lugar, por sua bela arquitetura. É a maior praça de touros da Espanha e a segunda do mundo (no México fica a maior). Foi construída em 1931 e, infelizmente, ainda hoje faz parte da cultura espanhola. A visita é guiada e dura cerca de 45 minutos.
Mercado de San Miguel
Todo trabalhado em ferro e com grandes janelas em vidro, tem uma bela arquitetura. Ótimo lugar para lanchar e comer uns tapas após os passeios. Tem barracas de queijos, vinhos, cervejas, azeitonas, doces e frutos do mar. Fica sempre cheio e muito animado.
Templo de Debod
Construído há mais de 2 mil anos, foi feito no Egito e doado à Espanha no século passado, onde foi montado pedra a pedra depois de ser desmontado para o transporte. A caminhada para chegar ao local é longa, mas a vista de cima do monte é muito bonita. A dica é ficar até o pôr do sol e apreciar também sua iluminação noturna.
Veja também outras matérias sobre capitais europeias
Pontos turísticos de Paris
Pontos turísticos de Amsterdã
Pontos turísticos de Roma
Pontos turísticos de Londres
Pontos turísticos de Praga
Pontos turísticos de Viena
Pontos turísticos de Budapeste
Pontos turísticos de Estocolmo