Nova York é uma das cidades mais visitadas em todo o mundo. Palco de vários filmes icônicos, entre os pontos turísticos de Nova York temos atrações para todos os gostos. Desde cultura com alguns dos melhores museus do mundo, incríveis terraços de observação da cidade, às luzes de Times Square e animação na Broadway, em Nova York você nunca ficará sem nada para fazer.
Descubra os principais pontos de interesse em Nova York e aproveite ao máximo os seus dias na cidade.
Empire State Building
O Empire State Building é talvez um dos monumentos mais conhecidos no mundo todo. Construído em um estilo art deco, muito comum da época em que foi construído nos anos 30, o Empire State Building tem dois grandes terraços para observação. Um no 86º andar, o mais conhecido e frequentado e outro no 102º andar. As áreas de observação estão abertas desde manhã cedo às duas da manhã e oferecem uma vista panorâmica sobre toda a cidade.
Entre quinta-feira e sábado é normal encontrar concertos de saxofone ao vivo no topo do Empire State Building.
Durante a sua visita, com a pressa de subir e ver a incrível vista sobre Manhattan, não deixe de prestar atenção também no lobby, reconstruído em 2009 no seu estilo art deco original.
Estátua da Liberdade
A Estátua da Liberdade é um dos pontos turísticos de Nova York mais procurados, sendo visitada por mais de 4 milhões de turistas anualmente.
A visita à Liberty Island, onde está a a estátua, é gratuita, é preciso pagar apenas a viagem no barco que vai de Manhattan até à Estátua. A maioria dos tours inclui uma paragem em Ellis Island, conhecida por ser a primeira paragem dos imigrantes que entravam na América à procura do sonho americano e de uma vida melhor. Em Ellis Island existe um museu em que é possível procurar nomes de antepassados, conhecendo um pouco da história de cada família.
Para subir a Estátua (coroa ou pedestal) reserve o seu bilhete com antecedência, pois existe um número limitado de ingressos diários. A subida até à coroa oferece vistas panorâmicas sobre o porto de Nova York e sobre o horizonte recortado pelos altos edifícios da cidade.
Dica do Viagens e Destinos: para uma experiência incrível, tente programar seu passeio à Estátua da Liberdade para um horário em que a volta seja ao anoitecer (o horário varia consoante a estação do ano). Assim, você irá assistir a cidade a começar a se iluminar com os últimos raios rosa e laranja do pôr do sol por trás.
Quinta Avenida
A 5ª Avenida é uma referência e parada obrigatória em Nova York. A Avenida tem 10 kms de comprimento e nela estão não só as principais lojas de grifes conhecidas, como a famosa joalharia Tiffany’s, ou o icônico cubo da Apple. A avenida se enche de gente que aproveita a visita a Nova York para fazer compras ou apenas passar nas lojas, procurando uma lembrança da cidade. Na altura do Natal, as ruas ficam lotadas, sobretudo para assistir às iluminações de Natal em frente ao Rockefeller Center.
É na Quinta Avenida que ficam também alguns dos pontos turísticos de Nova York que ninguém deve perder como os museu Solomon R. Guggenheim, MoMa e Metropolitan, assim como edifícios famosos como o Empire State Building, Rockefeller Center ou Flatiron Building.
Times Square
Times Square, apesar de não ter nenhum monumento, é parada obrigatória em Nova York. Times Square é o ponto mais frenético de Nova York, com suas luzes e ecrãs gigantes. É considerada o coração de Manhattan e recebe todos os anos uma festa grandiosa para celebrar o novo ano. Na passagem do ano, milhões de pessoas se juntam em Times Square para assistir a concertos e à famosa bola que vai descendo ao som dos últimos segundos do ano que termina.
Central Park
O Central Park é um enorme parque no coração de Manhattan. O parque é visitado diariamente por milhares de pessoas que vão ao Central Park para se exercitar, passear, sentar para ler, fazer um piquenique ou visitar um dos muitos recantos e atrações.
O parque é composto por grandes extensões de grama verde, perfeita para sentar ou deitar ao sol, fontes, pontes, lagos, esculturas e arcos. Existem também várias atrações para crianças no Central Park: muitos parquinhos para crianças e, no inverno, um rinque de patinação no gelo, um zoológico e um castelo para visitar.
O parque recebe ainda alguns eventos como festivais, sessões de poesia e literatura como o famoso evento Shakespeare in the Park ou concertos ao ar livre da filarmónica de Nova York.
Broadway
Junto de Times Square, encontramos a Broadway. Mundialmente conhecida, a Broadway é uma área de Nova York com vários teatros e casas de espetáculos, onde são exibidos alguns dos musicais mais famosos do mundo e peças de teatro com estrelas de Hollywood. Todos os anos, mais de 13 milhões de pessoas assistem a um espetáculo na Broadway.
Quem quiser assistir a um show na Broadway, é aconselhável comprar as entradas com antecedência para garantir que você consegue assistir o show pretendido. Veja como conseguir ingressos para a Broadway ao melhor preço! Use o código VIAGENSDESTINOS30 para um desconto de $R30 na compra dos seus ingressos!
Se você quiser arriscar, existe uma barraquinha em Times Square que vende ingressos no próprio dia a preços mais baixos, mas o musical ou espetáculo que você quer ver pode já não estar disponível.
Rockefeller Center
O Rockefeller Center é um complexo composto por 19 edifícios icônicos em Nova York. Na parte da frente do prédio principal encontramos a estátua de Atlas em bronze, segurando a abóbada celeste, tal como. Durante o inverno, existe também o famoso rinque de patinação no gelo, lugar que serviu de cenário a muitos filmes. Na época do Natal, existe uma gigantesca árvore de Natal enfeitando o complexo.
Top of the Rock
O Top of the Rock é o grande “Concorrente” do Empire State Building. É um observatório no topo do edifício GE, um dos mais altos do complexo do Rockefeller Center, onde são filmados programas famosos de TV como Saturday Night Live.
O Top of the Rock é composto por três observatórios entre os andares 67 e 70 do prédio e permitem uma visão 360º sobre Manhattan, observando lugares icônicos como o Central Park. Uma das vantagens do Top of the Rock em relação ao Empire State Building é que do Top of the Rock você consegue ver cidade, incluindo o Empire State Building. Além disso, por ser menos conhecido, o Top of the Rock não costuma estar tão cheio e as filas são menores.
A subida é feita por um elevador ultra-rápido até o 67º andar e os restantes observatórios são acessíveis por escadas rolantes. Os terraços de observação estão abertos todos os dias das 8h às 00h e por vezes existem eventos e animações nos observatórios.
Ponte de Brooklyn
A Ponte de Brooklyn é um marco da cidade de Nova York. A ponte foi construída em 1883 e foi considerada um feito de engenharia e arquitetura na época em que foi construída. Ela se estende sobre o Rio Este (East River), ligando Manhattan a Brooklyn.
É possível atravessar a ponte a pé, através de um tabuleiro elevado acima da rodovia. Este caminho pedestre é percorrido sobretudo por turistas. O percurso dura cerca de 40 minutos andando e oferece uma vista incrível dos arranha-céus que compõem o horizonte de Manhattan, assim como da Estátua da Liberdade e a Ilha do Governador.
High Line
O High Line (ou linha superior, em uma tradução livre) é um antigo percurso de trem que ligava Gansevoort Street (no distrito de Meatpacking District) a 34th West Street. Esse caminho foi transformado em um percurso pedonal.
O High Line é como um parque elevado, perfeito para caminhar, correr, mas também para relaxar, acima da confusão da cidade. O percurso está decorado com flores e árvores, áreas de repouso com bancos e cadeiras para ler, mesas de piquenique e pequenas exposições públicas de arte. Tudo com vista para o Rio Hudson e para os arranha-céus de Manhattan.
Museus de Nova York
Nova York é um dos maiores centros culturais do mundo, abrigando alguns dos melhores museus que existem. Em Nova York existem museus para todo o tipo de apreciador de arte ou interessados em cultura em geral. O imperdível MoMa nos dá o panorama da arte contemporânea, enquanto o Metropolitan nos mostra arte de diferentes épocas marcantes na história da Humanidade. Não perca o Solomon R. Guggenhein, tanto pela sua arquitetura como pelas obras em exposição.
E não esqueça de pesquisar nos sites dos museus antes de viajar. Além das exposições permanentes, todos eles têm exposições temporárias que valem muito a pena ver.
Grand Central Station
A Estação de Grand Central é uma das mais movimentadas no mundo inteiro, sendo usada por cerca de 700000 mil pessoas por dia. Mesmo para quem não vai apanhar o metro ou o trem nesta estação, o prédio que a abriga merece a visita sem qualquer dúvida.
O edifício está decorado com um relógio trabalhado, acima da tela com os horários das viagens, candelabros gigantes que iluminam o pátio central e todo o teto é um desenho gigante em tons de azul com um mapa das constelações. Por vezes, existem espetáculos de luzes e som para animar quem passa pela estação e é frequente haver atuações musicais.
Também o exterior da estação é uma atração em si mesmo, com detalhes dourados e simbolismo relacionado com Mercúrio, Deus da viagem.
One World Trade Center
O Memorial 9/11 é um monumento construído no lugar onde antes estavam as Torres Gêmeas, destruídas durante um ataque terrorista em 2001.
O monumento é constituído por cascatas rodeadas de placas de bronze com o nome de todas as pessoas que morreram durante o ataque. Todo o ambiente que rodeia o memorial convida à contemplação e reflexão, sendo uma experiência emocional para muitos que visitam este lugar. Existe ainda um museu, onde é possível saber mais sobre este dia fatídico na história e ouvir relatos de sobreviventes.
Aí perto, foi também construído o novo One World Trade Center, um prédio de escritórios construído após a queda das duas torres de antigo World Trade Center. Construído em 2014, é hoje o edifício mais alto dos Estados Unidos e um dos mais altos do mundo. É possível subir ao topo do edifício e ter uma vista de 360º sobre Manhattan e tomar uma bebida ou fazer uma refeição nos bares e restaurantes que existem nos níveis mais altos.
Chrysler Building
O Chrysler Building é um dos prédios mais conhecidos de Nova York. Construído com o objetivo de ser o edifício mais alto da cidade (e por esse motivo construíram a torre em forma de agulha no topo), mas foi logo ultrapassado após a sua conclusão pelo Empire State Building.
O Chrysler Building oferece um show de luzes todas as noites e é decorado com as águas características dos carros da marca Chrysler da época.
Madison Square Garden
O Madison Square Garden é talvez um dos complexos desportivos mais conhecidos em todo o mundo. A arena tem cerca de 20000 lugares e recebe não só os jogos de basquete e hóquei das equipas New York Knicks e The Rangers (respectivamente), mas também torneios de WWE, boxe e lutas.
É também aqui que se realizam concertos das maiores estrelas internacionais do mundo da música.
Se você quiser assistir a um jogo dos Knicks e torcer pela equipa da casa em um ambiente verdadeiramente Nova Iorquino, não esqueça de reservar com um bom tempo de antecedência, pois os ingressos costumam esgotar. Saiba como comprar ingressos para os jogos da NBA ao melhor preço! Use o código VIAGENSDESTINOS30 para um desconto de $R30 na compra dos seus ingressos!
Nova York tem muito para ver, impossível de descrever numa única matéria. Visite também a parte sul de Manhattan e passeio por Wall Street ou pelos bairros do Harlem, onde está o famoso teatro Apollo, onde é possível assistir a um espetáculo de gospel.
Faça compras no Soho e saia para a balada em Meatpacking District, onde estão alguns dos melhores restaurantes da cidade. Mas acima de tudo, percorra as ruas da cidade e observe os prédios da cidade, cada um contando a sua história.
Se vai visitar Nove York e pretende assistir a um show na Broadway ou a um jogo de NBA no Madison Square Garden, o Viagens e Destinos recomenda a OlaTickets:
Comprar ingressos para a Broadway ao melhor preço
Comprar ingressos para jogos de NBA ao melhor preço
Veja também outras matérias sobre os Estados Unidos
O que fazer em Orlando: parques, compras e atrações
Pontos turísticos da Califórnia para incluir no seu roteiro
15 Pontos turísticos de Los Angeles: o que fazer na Cidade dos Anjos
10 Pontos turísticos de Las Vegas para uma viagem inesquecível
Key West, Florida: o que fazer e dicas para visitar