X

Roteiro na Costa Amalfitana: 10 pontos turísticos que tem de conhecer

A Costa Amalfitana é uma área litorânea da Itália, com 60 km de extensão, que vai de Salerno a Sorrento, passando por várias comunas. A rota é feita por uma estrada cheia de curvas e várias encostas, com paisagens de tirar o fôlego.

Por sua paisagem mediterrânea única, rica em valores culturais e naturais resultantes de uma topografia bem particular, além de ser um exemplo de uso inteligente de recursos ao longo de seu processo histórico de adaptação da comunidade, a Costa Amalfitana é classificada pela Organização das Nações Unidas (ONU) como Patrimônio Mundial da Humanidade desde 1997. Já foi e continua sendo cenário de vários filmes, principalmente os românticos.

O que não perder em um roteiro na Costa Amalfitana?

Dentre as 20 comunas que pertencem à rota, as mais conhecidas são Amalfi, Positano, Sorrento e Ravello. É possível fazer o percurso de carro, ônibus ou barco, mas é preciso estudar bem o roteiro, para não sofrer com ônibus cheios ou falta de lugar para estacionar o carro. Além do mais, as estradas sinuosas e estreitas exigem domínio na direção.

Veja, a seguir, os 10 pontos turísticos imperdíveis da Costa Amalfitana.

1. Sorrento

Junto com Amalfi, é uma das maiores cidades da Costa e uma das mais procuradas por quem gosta da badalação noturna. Peters Beach é a praia mais conhecida e vale a pena passar um dia relaxando em suas espreguiçadeiras. Fica a 15 minutos de Positano.

2. Positano

Situada entre duas montanhas e uma praia, é possível andar por toda a cidade a pé. Já foi cenário de vários filmes e é considerada por muitos como o coração da Costa Amalfitana. As ruas estreitas que sobem e descem são cheias de lojinhas e casas coloridas. A Chiesa di Santa Maria Assunta é a igreja de cúpula colorida presente em muitos cartões-postais da região. A construção data do século XVII e, em seu interior, há uma imagem da Virgem Negra. A entrada é gratuita e vale a pena.

Os turistas praianos não devem deixar de visitar as duas praias da comuna: Spiaggia del Fornillo e Spiaggia Grande. Apesar de não terem as águas azuis do Algarve ou as areias fofas e brancas do Rio de Janeiro, o clima é excelente e as fileiras de cadeiras e barracas nas areias são bem convidativas para um dia de lazer.

3. Amalfi

As praias de Amalfi são mais bonitas e possuem a mesma infraestrutura de barracas e cadeiras das outras comunas. É a maior cidade da Costa, com a melhor infraestrutura turística, uma importante cidade portuária e considerada uma das mais belas comunas. A magnífica Piazza del Duomo é rodeada por cafés e uma fonte com várias estátuas de querubins. O Duomo di Sant’Andrea, construído no século IX, é a catedral da cidade e uma beleza a parte com sua fachada colorida de frente para a cidade, no alto de uma escadaria. Tem estilo bizantino, barroco e árabe-normando.

Outra atração que vale a pena conhecer na cidade é o Museu Della Carta, onde é possível observar as primeiras folhas de papel manufaturadas da Europa, pois o lugar resgata a história da fabricação do papel em um moinho da Idade Média, com prensas e equipamentos antigos usados na época.

E como a região é dedicada ao cultivo do limão, com mais de 400 hectares de plantações e 100 mil toneladas de limão por ano, não deixe de provar o famoso Limoncello, o licor de limão apreciado no mundo todo. Se quiser ver de perto toda essa produção, uma dica é dar um passeio pela reserva natural Valle delle Ferriere, que, além de muitas plantações de limão, possui várias quedas d’água pelo caminho.

Também é muito indicado fazer um passeio até a Grotta dello Smeraldo, uma estonteante caverna com águas com tons que vão do verde ao azul-turquesa.

4. Atrani

É um dos menores municípios da Itália, situado no alto de um penhasco. Apesar de muitas vezes ficar de fora dos principais roteiros turísticos da região, vale a pena uma visita se tiver com tempo de sobra.

A Piazza Umberto I é rodeada de cafés e restaurantes e um bom local para uma parada de descanso. Collegiata de Santa Maria Maddalena é uma igreja antiga, construída no século XIII, com uma fachada em estilo rococó única nessa região. Possui portas de bronze e pilares de mármore.

5. Praiano

É uma pequena praia com uma característica peculiar: não possui areia. O acesso ao mar é feito por uma escadinha de metal, com se fosse uma piscina.

6. Ravello

É o ponto mais alto da Costa, a 350 metros de altitude, por isso, oferece vistas deslumbrantes das encostas e do mar. A igreja principal, construída no final do século XI, é cercada por flores. A porta de entrada é de Barisano da Trani, preservada desde 1179. Na Capela de San Pantaleone fica guardado o sangue desse santo, que consta ter vivido durante o século IV.

Os jardins de Villa Cimbrone, uma vila histórica do século XI, e Villa Rufolo são os melhores locais para se apreciar a paisagem, que inclusive inspiraram Wagner em sua obra Parsifal. O Jardim Villa Cimbrone possui raras espécies de plantas, estátuas, fontes, pequenos templos e até grutas artificiais e seus caminhos levam até o mirante Terrazzo dell’Infinito.

7. Minori

Uma comuna tranquila e muito acolhedora à beira-mar. Uma das principais atrações dessa comuna são as ruínas de uma antiga vila romana. Ela também possui muitas lojas de cerâmicas.

8. Maiori

A aldeia histórica de Maiori é repleta de paisagens magníficas e uma rica arquitetura. Possui a praia mais extensa da Costa.  A Chiesa Collegiata Santa Maria é a catedral da cidade e possui esculturas sacras belíssimas. Também possui alguns castelos, fortalezas e palácios.

9. Vietri Sul Mare

É a cidade mais próxima do outro extremo, Salerno, e sua principal característica são as cerâmicas coloridas, uma tradição que teve início da Idade Média.

10. Salerno

Ponto final para quem vem do Norte ou ponto de entrada para quem vem do Sul, é uma cidadezinha agradável, mas que não possui as melhores praias da região. É uma cidade histórica que mantém o estilo medieval bem preservado em seu centro histórico, com vários becos, ruelas e palácios.

O Duomo de Salerno é um dos mais bonitos da região, construído no século XI em homenagem a São Mateus. Inclusive, dizem que seus restos mortais estão na cripta abaixo da catedral. Para caminhadas agradáveis ao ar livre há dois locais: o Corso Vittorio Emanuele, uma larga avenida com vários restaurantes, lojas e alguns trechos só para pedestres, e a Lungomare Triste, um calçadão à beira-mar com uma bela vista.

Veja outras matérias interessantes sobre a Itália

Principais pontos turísticos de Roma
Principais pontos turísticos de Florença
Principais pontos turísticos de Veneza
Principais pontos turísticos de Milão

Principais pontos turísticos de Verona
Principais pontos turísticos da Itália
10 Cidades imperdíveis na Toscana

Ana Reis: Oi! Sou a Ana e sou apaixonada por viagens. Desde cedo comecei a viajar e a recolher as melhores dicas de viagens de todos os lugares por onde já passei. Tanto adoro a praia como a cidade e já viajei pelo Brasil, conheço toda a Europa, Estados Unidos, Canadá, Caribe, Ásia e África. O meu objetivo é partilhar todos os roteiros e dicas para conhecer os melhores destinos que este mundo tem para oferecer.