O que fazer em Gramado: roteiros, passeios e pontos turísticos na Suíça brasileira

o que fazer em gramado, pontos turísticos de gramado

Conhecida como “a Suíça brasileira”, Gramado é uma das cidades mais charmosas do país. Localizada na Serra Gaúcha, é o destino perfeito tanto para viagens de férias com a família, como para uma escapadinha romântica a dois.

Há diversas atrações para a criançada se divertir, locais para compras que vão desde os maravilhosos chocolates até sapatos, bolsas e artigos em couro, restaurantes para apreciar os famosos foundues e lugares calmos e bonitos para se apreciar a paisagem e as belas hortênsias.

As épocas mais badaladas são durante o inverno, para quem gosta mesmo de frio, e na época do Natal Luz, que começa em novembro e vai até a primeira quinzena de janeiro, com festas, desfiles, shows e muitas luzes e enfeites pela cidade.

Centro da cidade de Gramado

A primeira coisa a se fazer é conhecer o centro da cidade. Ao percorrer a principal avenida, a Rua Borges de Medeiros, com suas calçadas repletas de canteiros com flores, estará no burburinho da cidade, com gente indo e vindo e curtindo as lojas, restaurantes e cafés. Lá encontrará a famosa Rua Coberta, uma rua que tem uma cobertura transparente cheia de plantas e com várias lojinhas e restaurantes.

Pouco adiante poderá visitar também a Igreja de São Pedro e depois já começar a degustação dos famosos chocolates. Isso porque ali no centro fica o Mundo de Chocolates, como é chamada a fábrica de chocolates Lugano, que traz uma atração a mais: um museu com esculturas de chocolates, com réplicas em tamanho real de animais e pontos turísticos.

Veja também  12 Pontos turísticos de Viena, Áustria: o que fazer, passeios, palácios

Lugares aprazíveis de Gramado

Um dos pontos turísticos mais conhecidos de Gramado é o Lago Negro. Com árvores importadas da Floresta Negra, na Alemanha, o lago oferece atrações como pedalinhos, canoas e caminhadas ao seu redor.

Foto: Rango & Trago

Outro belo local para se visitar é o Le Jardin Parque de Lavanda, uma plantação de várias espécies de lavanda, com caminhada entre árvores, plantas, estufas, lojinha com vários produtos feitos de lavanda e um café.

Diversão para adultos e crianças

Snowland

A mais recente atração de Gramado é o Snowland, uma oportunidade incrível para quem nunca viu neve e um dos melhores parques de Gramado. Mas também uma ótima opção de lazer para quem já a conhece. Trata-se de um vilarejo, ao pé de uma montanha nevada, que oferece pista de patinação no gelo, snowboard, esqui e descida em boias na “montanha de neve”, passeio em motos de neve e simulador 3D.

Possui ainda lojas e lanchonetes e é possível passar o dia inteiro a se divertir. A entrada é paga e lá dentro algumas atrações também são pagas à parte.

Veja também  Snowland, Gramado: dicas úteis para visitar e se divertir com a família

Mini Mundo

Trata-se de uma cidade em miniatura, com diversas réplicas de construções de todo o mundo. Há castelos, ferrovias, moinhos, praças, lagos, tudo em tamanho 24 vezes menor que o original e com riqueza de detalhes.

Museus de Gramado

A dica é comprar o Passaporte de Museus de Gramado e percorrer as cinco atrações, sendo a maioria da Avenida das Hortênsias. Para os que gostam de veículos automotores, há o Super Carros, um salão onde estão expostos os principais “mitos” do mundo automotivo, como Ferraris e Lamborghinis, um simulador de carros de corrida e uma loja temática; o Museu Hollywood Dream Cars, com exposição dos clássicos da década de 1950; e o Harley Motor Show, uma exposição de motos Harley-Davidson com bar temático.

Outra atração do passaporte é o Museu de Cera Dreamland, com diversas estátuas feitas de cera que reproduzem personalidades da televisão, da música, dos esportes, da política e da história. Os cenários são interativos e você poderá tirar fotos com alguns dos seus ídolos. A última atração é o Vale dos Dinossauros, onde é possível passear por entre dinossauros que se movimentam e fazem sons, numa experiência que leva os visitantes para uma outra era de vida na Terra.

Parque Terra Mágica Florybal

Um parque rodeado pela mata e com algumas atrações para as crianças, como réplica de dinossauros, cinema 7D, simulador de montanha-russa, réplica de animais e alguns brinquedos. A entrada é paga e o lugar é bem grande.

Veja também  Foz do Iguaçu: guia completo, o que fazer, onde ficar e dicas para visitar

Mundo a Vapor

Museu com atrações educativas como locomotivas e máquinas a vapor, explicando o processo de funcionamento de todo o maquinário.

Gramado Zoo 

O diferencial desse zoológico é reunir apenas animais típicos da fauna brasileira. As jaulas possuem paredes de vidro e reproduzem o habitat natural dos animais.

Passeios pela redondeza

Canela 

A cidade de Canela fica bem ao lado de Gramado e possui diversas atrações imperdíveis. A principal é o Parque Estadual do Caracol, onde fica a famosa Cascata do Caracol. Há passeios por trilhas e escadas (muitas!) pelas quais você pode chegar bem próximo da cascata, em sua parte de baixo, e também por bondinhos aéreos, para ver a cascata de frente, mais ao longe. Ela possui 131 metros de altura.

Na volta, passe pelo Castelinho do Caracol, um museu de utensílios e móveis antigos abrigado numa das primeiras residências de Canela. A dica imperdível aqui é provar o apfelstrudel da casa de chá, considerado um dos melhores do Brasil. E se gosta de chocolate, visite também o Reino do Chocolate, onde funciona a fábrica de chocolates Caracol.

Alpen Park

Um parque com grande área verde, em Canela, que oferece diversas atividades para quem gosta de aventuras: tirolesa, escalada, arvorismo, descida de trenó, passeio de quadriciclo, montanha-russa, cinema 4D. A entrada é gratuita, e o pagamento é feito em cada atividade.

Vinícolas 

O Sul do Brasil é uma região repleta de vinícolas. O tour da uva e vinho com Maria Fumaça é um passeio feito por agências de turismo que sai de Gramado em direção ao Vale dos Vinhedos, em Bento Gonçalves. São cerca de duas horas de viagem, mas estão inclusos um passeio pelo trem Maria Fumaça, com degustação de vinho, parada para degustação de queijos na Fetina de Formaio e no showroom da Fábrica Tramontina.

A vinícola visitada pode ser a Miolo ou a Casa Vadulgo, por exemplo. Mas se não quer ir tão longe, pode conhecer a vinícola Ravanello, que oferece visitas com degustação de vinhos e fica em Gramado mesmo.

Veja também  Cidades da Toscana: 10 cidades e vilas imperdíveis em um roteiro pela Toscana

Gastronomia

Ao visitar Gramado, a gastronomia faz parte do roteiro. O fondue é uma das atrações imperdíveis. São vários restaurantes a oferecer “rodízio de fondue”, ou seja, você pode experimentar dos três: fondue de carne, de queijo e de chocolate, acompanhados de torradas, pastas, frutas e pães. E, claro, não se esqueça de pedir os famosos vinhos da região. O Café Colonial também é muito conhecido na cidade e há diversas casas a oferecê-lo. Há ainda casas de sopas, pizzas, comida alemã e muito mais.

O chocolate é a marca registrada da cidade. São várias fábricas e lojas, sendo as mais conhecidas Chocolates Planalto, Chocolates Caracol, Chocolates Lugano, Chocolates Florybal e Chocolates Prawer.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *