X

Foz do Iguaçu: guia completo, o que fazer, onde ficar e dicas para visitar

A cidade de Foz do Iguaçu é frequentemente associada à imagem das Cataratas do Iguaçu. Não é para menos. As Cataratas são realmente impressionantes, um espetáculo da natureza. Entretanto, você irá se surpreender com a quantidade de atrações que a cidade oferece.

Foz do Iguaçu pertence ao Estado do Paraná, no extremo Oeste, e faz fronteira com o Paraguai e a Argentina.

Como chegar

voos diretos para Foz do Iguaçu vindos das cidades do Rio de Janeiro, São Paulo, Campinas e Curitiba. De outros estados brasileiros é necessário fazer uma escala. E as principais companhias aéreas a oferecem voos são GOL, Latam, Azul e Avianca.

Se preferir, também pode fazer uma viagem de carro: a rodovia BR-277 atravessa todo o Estado. Mas a distância da capital do Estado, Curitiba, até Foz do Iguaçu é de 630 km. Já na cidade, o melhor meio para se locomover é alugando um carro. Mas também há ônibus comuns para algumas das atrações, táxis e excursões.

Onde ficar: hotéis em Foz do Iguaçu

No centro da cidade há diversos hotéis com uma boa relação qualidade x preço e é um bom lugar para ficar, pois é onde estão concentrados os restaurantes, bares e meios de transporte para andar pela cidade. Fica a cerca de 20 km de distância das Cataratas do Iguaçu e a 10 km do aeroporto.

Mas os hotéis mais luxuosos e com mais atrativos de lazer e atividades estão localizados um pouco mais afastados e são uma excelente opção para quem quer uma viagem com mais conforto. Veja a seguir alguns hotéis recomendados:

Característica Hotel O que oferece
Centro da cidade, com boa relação qualidade x preço CLH Suítes Foz do Iguaçu Ar-condicionado, banheiro privativo, recepção 24 horas, wi-fi gratuito
Ibis Foz do Iguaçu Ar-condicionado, wi-fi gratuito, banheiro privativo, recepção. Há buffet de café da manhã
Resorts e hotéis de quatro a cinco estrelas Bourbon Cataratas Convention & Spa Resort Localizado próximo às três fronteiras, a 22 km das Cataratas e a 3 km do Centro. Possui pisicinas, quadras de esportes, sauna, clube infantil, restaurantes e diversas outras comodidades.
Rafain Palace Hotel e Convention Center Oferece piscinas, sauna, restaurantes, parque infantil, entre outras comodidades. Fica a 6 km do Centro e mais próximo do Parque das Aves, a 14 km.
Recanto Cataratas – Thermas, resort e convention Possui parque aquático com piscinas termais, pista de boliche, casa noturna, academia, parquinho infantil, quadras e salão de jogos. Fica a 5 km do Centro e a 30 km das Cataratas.
Hotel cinco estrelas dentro do Parque Nacional do Iguaçu Belmond Hotel das Cataratas Fica exatamente em frente às Cataratas, com uma vista panorâmica. Oferece piscinas, quadras, restaurantes e até música ao vivo à noite em um bar na parte de baixo.
Hostel ConceptDesign Hostel & Suites A 15 minutos a pé do Centro. Tem piscina, terraço, ar-condicionado e wi-fi gratuito. Há quartos duplos com banheiro privativo e dormitórios com banheiro compartilhado. Oferece café da manhã gratuito.
Hostel Bambu Extremamente simples e econômico. Mas há ar-condicionado nos quartos, wi-fi gratuito e piscina.

O que fazer em Foz do Iguaçu: 8 pontos turísticos

Além de muita natureza bonita, Foz do Iguaçu também tem diversas atividades de lazer, cultura, atrações infantis e, claro, as famosas compras! Veja a seguir a programação imperdível para desfrutar de tudo o que Foz do Iguaçu pode oferecer:

Parque Nacional do Iguaçu / Cataratas do Iguaçu

As Cataratas do Iguaçu ficam na fronteira entre Argentina e Brasil, por isso, há acesso pelos dois países. No lado brasileiro a entrada é pelo Parque Nacional do Iguaçu, declarado Patrimônio Natural da Humanidade pela UNESCO. O acesso é feito de carro até o centro de visitantes e de lá é necessário pegar um ônibus interno para chegar até próximo das cataratas. Durante o percurso, há pontos de descida para trilhas e passeios adicionais, pagos à parte, como o Macuco Safari, um passeio de barco que chega bem próximo das quedas d’água.

Após o ponto final do ônibus, a trilha é feita a pé, em meio à natureza, com decks de observação ao longo do caminho, até chegar junto às quedas. E há passarelas que chegam mesmo bem perto! É um passeio de impressionar pela beleza e imponência. Afinal, são cerca de 275 quedas d´água.

Pelo lado argentino a entrada é feita pelo Parque Nacional Iguazú e também há trilhas e pontes pela natureza e por entre as quedas. São visões completamente diferentes da catarata, por isso vale a pena conhecer pelos dois lados.

Usina Hidrelétrica de Itaipu

Pode soar estranho conhecer uma usina em meio a um passeio de férias, mas esse é um programa que vai acrescentar muito em sua viagem. É a maior usina hidrelétrica em produção no mundo e dentro do Complexo Turístico de Itaipu há ainda diversas outras atrações para escolher. A Visita Panorâmica é a que percorre todo o complexo, passando desde o vertedouro até o topo da barragem, em um ônibus com algumas paradas para apreciação. Se quiser conhecer ainda mais detalhadamente a geração de energia, o Circuito Especial percorre todo o seu interior.

Há ainda opção para ir ao Refúgio Biológico, uma caminhada em meio à natureza para conhecer a unidade de proteção que preserva fauna e flora de espécies locais. O Ecomuseu é outra opção, com equipamentos que permitem uma interação com o visitante e recria cenários desde o período pré-histórico até a construção da usina. Há ainda um polo astronômico, um passeio de barco pelo lago de Itaipu e uma visita noturna para ver a iluminação da barragem. Todos os passeios são pagos separadamente, mas há opções com desconto para quem faz mais de um.

Parque das Aves

É um centro de preservação de aves, que contém mais de 1.400 aves, de 150 espécies diferentes da Mata Atlântica em risco de extinção. O passeio é feito por trilhas na mata, com viveiros de observação e três viveiros de imersão, onde os visitantes podem andar lado a lado com tucanos, araras, sabiás e vários outros tipos de pássaros. Há ainda um borboletário, e espaços de répteis, como jacarés, jibóias e sucuris. Fica bem próximo do Parque Nacional do Iguaçu.

Marco das Três Fronteiras

Local onde os rios Iguaçu e Paraná se encontram e ponto de junção dos três países fronteiriços: Brasil, Argentina e Paraguai. Além de um obelisco com as cores do país, e a visão dos outros dois monumentos semelhantes nas outras duas nações, o local abriga um complexo turístico recém-contruído (2016), com vila cenográfica relembrando as missões dos jesuítas, ambientação histórica com vídeos e imagens, restaurante e parque infantil.

Templo Budista

Nos jardins do Templo, construído em 1996, há mais de 120 estátuas, sendo destaque um buda de 7 metros de altura. É um espaço de paz para meditação e contemplação. A entrada é gratuita e há uma loja com souvenires no local.

Foz do Iguaçu Park Show: Museu de Cera, Vale dos Dinossauros e Super Carros

Para a criançada o que não falta é diversão, pois o Foz do Iguaçu Park Show reúne diversas atrações que elas irão adorar. O Museu de Cera Dreamland foi construído em 2014 e traz diversas estátuas feitas de cera que reproduzem personalidades da televisão, da música, dos esportes, da política e da história. Os cenários são interativos e você poderá tirar fotos com alguns dos seus ídolos.

No Vale dos Dinossauros é possível passear por entre dinossauros que se movimentam e fazem sons, numa experiência que leva os visitantes para uma outra era de vida na Terra. E para os que gostam de veículos automotores, há o Super Carros, um salão onde estão expostos os principais “mitos” do mundo automotivo, com direito até a um Bumble Bee, o famoso carro e robô do filme Transformers.

Compras no Paraguai

E claro que não poderia faltar o momento “compras”. A partir do centro da cidade, é possível atravessar a famosa Ponte da Amizade e chegar em Ciudad del Este, no Paraguai. A ponte pode ser atravessada a pé, de carro, moto-táxi ou transporte público e do outro lado irá se deparar com centenas de lojas e shoppings, dos mais variados produtos, a preços normalmente bem mais em conta que os praticados no Brasil. É possível fazer compras em Real ou em Dólar, mas é preciso muita atenção com os produtos falsificados.

Puerto Iguazú/Duty Free Shop

Não se cansou ainda de comprar? Então dá uma passada no Duty Free Shop Puerto Iguazú. Pouco antes da fronteira com a cidade Argentina, neste shopping é possível encontrar diversos produtos importados a bom preço, já que é isento de taxas ou tem impostos reduzidos.

Depois aproveite para conhecer a cidade, uma localidade pequena, com ares de vila do interior. Mas lá poderá passear pela feirinha de produtos típicos argentinos, visitar o Ice Bar, um bar de gelo onde a temperatura é de -10ºC, e conhecer as cataratas pelo lado argentino, com a famosa Garganta Del Diablo.

Essas são as principais atrações da cidade de Foz do Iguaçu, mas ainda há outras, caso disponha de mais tempo. Como o SkydiveFoz (salto duplo de paraquedas), Iguassu River Tour (passeio de barco pelos rios Iguaçu e Paraná), La Aripuca (estrutura indígena com objetivos educacionais, em Puerto Iguazú), City Tour, zoológico e mais!

Ana Reis: Oi! Sou a Ana e sou apaixonada por viagens. Desde cedo comecei a viajar e a recolher as melhores dicas de viagens de todos os lugares por onde já passei. Tanto adoro a praia como a cidade e já viajei pelo Brasil, conheço toda a Europa, Estados Unidos, Canadá, Caribe, Ásia e África. O meu objetivo é partilhar todos os roteiros e dicas para conhecer os melhores destinos que este mundo tem para oferecer.