Uma aurora boreal ou austral é um dos fenómenos mais bonitos que a natureza tem para nos oferecer. Ver o céu cheio de cores que parecem dançar no meio da escuridão é, de facto, uma experiência fantástica.
Na natureza, nunca é possível garantir que algo vai mesmo acontecer. Para haver uma aurora boreal é preciso que se reúnam as condições ideais, o céu precisa de estar bem escuro e completamente limpo. Para quem sonha em ver uma aurora boreal, listamos algumas dicas sobre os melhores destinos para ver uma aurora boreal (no hemisfério norte) ou austral (no hemisfério sul).
1. Suécia
Abisko, no norte da Suécia, é um dos melhores lugares para ver uma aurora boreal na região. A altura em que há mais chances de ver uma aurora boreal em Abisko é entre Novembro e o fim de Março.
Em Kiruna, perto do Parque Nacional de Abisko, as auroras boreais podem ser vistas a partir de final de setembro e na região pode também fazer outras atividades como esquiar ou andar de trenó puxado por cães.
A melhor maneira de ver a aurora na região de Bisko e Kiruna é pela Aurora Sky Station, uma torre de observação no meio do parque.
2. Islândia
A Islândia é um dos destinos mais procurados para quem quer ver uma aurora boreal pois, além das auroras boreais, a ilha tem muitas outras atrações como vulcões, gêiseres, lagoas de água quente e cataratas.
As melhores alturas para ver uma aurora boreal na Islândia é entre Agosto e fim de Abril, mas na verdade, as auroras boreais acontecem durante todo o ano, elas apenas não são visíveis pois nos meses de verão o céu na Islândia nunca chega a ficar escuro.
Na Islândia há muitos lugares onde este fenómeno é visível. Muitas vezes, no próprio caminho entre o aeroporto e a capital Reiquiavique, é possível observar uma aurora boreal. Praticamente toda a ilha é uma boa área para ver aurora boreal (as regiões de Landmannalaugar e Bessastadir são das mais visitadas), mas a melhor região de todas é junto da lagoa de glaciar em Jökulsárlón. Aqui o espectáculo é ainda mais marcante, pois a lagoa de gelo reflete as luzes do céu, amplificando o fenómeno.
3. Noruega
Para ver uma aurora boreal na Noruega, dois dos melhores destinos são as regiões de Tromsø e Svalbard. Svalbard é uma pequena ilha no norte da Noruega onde é noite em grande parte do ano, o que torna a região perfeita para observar aurora boreal.
Tromsø é um dos melhores lugares para a observação de auroras boreais, com safaris noturnos a acampamentos de observação e outras atividades. Outra opção são as Ilhas Lofoten, a norte.
A melhor altura para viajar e ver as auroras boreais é entre meio de Setembro e Março.
4. Gronelândia
Como seria de esperar pela sua localização bem no norte, a Gronelândia é um dos melhores destinos no mundo para ver aurora boreal. Uma das opções é a cidade de Kangerlussuaq, onde também existe um aeroporto e muitas excursões. Na cidade de Ilulissat pode ver não só lindas auroras boreais como visitar icebergues em Illulissat Ice Fjord, zona protegida pela UNESCO
A melhor altura para visitar e ver a aurora boreal é entre Agosto e meio de Abril.
5. Finlândia
Pela sua localização, a Finlândia tem vários lugares onde é possível ver aurora boreal entre Setembro e Março. Em Kakslauttanen, na região da Lapónia, os visitantes podem ver aurora boreal dentro de um iglo privado ou ficar hospedados num hotel com tetos de vidro. Aqui há também bastantes excursões e visitas guiadas
Outras regiões possíveis são Muonio, Kilpisjarvi e Rovaniemi. Na Finlândia encontramos alguns dos mais incríveis hotéis para ver uma aurora boreal com casas na árvore ou iglus de vidro no meio da floresta.
6. Alasca
Nos Estados Unidos, o Alasca é sem dúvida o melhor lugar para ver este fenómeno da natureza. Fairbanks, perto do Parque Nacional Denali, é a cidade mais visitada com este objetivo, e aqui há diversas empresas que organizam excursões.
A melhor altura do ano é entre final de Agosto e meio de Abril.
7. Escócia
Desde que as condições necessárias estejam reunidas, como céu escuro e limpo, as auroras boreais podem ser vistas um pouco por toda a Escócia. Mas as zonas costeiras de Caithness e Orkney, no norte da Escócia são dos melhor sítios na Europa para ver este espetáculo natural em todo o seu esplendor
8. Irlanda
As costas oeste e norte da Irlanda oferecem as condições ideais para poder observar uma aurora boreal. A ponta norte de Donegal na região de Inishowen e as cidades de Malin Head, Moville e Dunree, por exemplo, são alguns dos destinos mais procurados.
9. Canadá
A melhor zona no canadá para ver uma aurora boreal é sem dúvida Yellowknife, onde se situa a Aurora Village, um acampamento com todas as condições para observar uma aurora boreal sem passar frio (com cadeiras aquecidas, por exemplo). O canadá é um paraíso para ver este fenómeno pois é situado muito a norte e tem pouca luz entre Agosto e Abril.
10. Nova Zelândia
A Nova Zelândia é um dos destinos no hemisfério sul onde é possível ver uma aurora austral, em especial em Stewart, Tekapo ou no parque Nacional Rakiura. A melhor altura do ano para ver aurora austral na Nova Zelândia é junto aos equinócios, em Junho e Dezembro.
11. Antártida
Os pólos (norte e sul) são obviamente bons pontos de observação de aurora boreal e austral, no entanto, nos meses em que são mais escuros, reunindo as condições para ver as luzes noturnas, também são os meses mais frios e mais perigosos para visitar.
12. Ushuaia
Ushuaia, também conhecida como fim do mundo, é a cidade mais a sul no mundo. No inverno, as noites duram mais de 17 hora e o céu fica bem escuro, reunindo condições perfeitas para ver aurora boreal.