X

O que fazer em Singapura, a cidade-estado mais vibrante do sudeste asiático

Singapura é dos destinos mais procurados no sudeste da Ásia. Situada a sul da Malásia, Singapura combina o moderno com o tradicional, atraindo milhões de visitantes ao longo do ano. Com opções para os diversos gostos, o local torna-se um ótimo destino para todo o tipo de viajante.

A paisagem de Singapura é uma combinação harmoniosa entre prédios modernos e templos budistas. Existem ainda diversos parques naturais e para os que gostam de fazer compras, existem ruas convidativas para isso. Apesar do custo de vida elevado, Singapura é também uma das cidades mais modernas, limpas e seguras do mundo.

Onde fica Singapura

Singapura fica no sudoeste asiático, a sul da  Malásia, fazendo fronteira com a Malásia e a Indonésia. É uma cidade-estado constituída por 63 ilhas. O seu território é altamente urbanizado, com aproximadamente cinco milhões de habitantes, e com uma rica extensão de vegetação. 

O que fazer em Singapura

Marina Bay Sands

O Marina Bay Sands é um hotel de luxo e uma das imagens de marca de Singapura. O hotel é composto também por um cassino, projetado elaborado por uma das companhias de casas de jogos mais importantes de Las Vegas

O hotel é composto por três torres, no cimo das quais existe uma piscina infinita em forma de barco, uma das piscinas infinitas mais famosas do mundo e onde é possível subir mesmo não estando hospedado no hotel. No Marina Bay Sands é ainda possível subir ao SkyPark observation deck, um mirante com uma vista incrível da cidade.

Gardens by the Bay (Jardins da Baía)

Os Jardins da Baía são um conjunto de jardins modernos (ou até mesmo futuristas) com mais de 100 hectares de vegetação natural. Aqui encontramos árvores (naturais e artificiais) com 50 metros de altura, exposições e um espectáculo de luzes às 19h45 todos os dias. Para poder ver os jardins em todo o seu esplendor, existem pontes suspensas, de onde é possível observar a natureza. Em uma das pontes mais altas há um restaurante. 

Na parte de dentro do complexo dos Jardins da Baía encontra-se a Cloud Forest, uma estufa de vidro gigante com várias plantas, uma montanha de mais de 30 metros de altura com uma cachoeira, considerada a maior queda de água indoor do mundo.

A entrada para o jardim é gratuita, apenas se paga para visitar as estufas Flower Dome e Cloud Forest.

Museus em Singapura

O Singapore City Gallery é mais do que um museu. Aqui é possível conhecer toda a história da cidade e da população local, mas também descobrir uma projeção do que será a cidade daqui a 100 anos. 

Se curte viajar para ir à museus e teatros para apreciar ainda mais a cultura local, o Esplanade é uma arquitetura ultra moderna para abrigar a casa de shows e concertos da cidade, é preciso consultar a programação antes de ir. E o ArtScience Museum vale muito a visita por toda sua arquitetura externa e aprendizados internos. 

Poderá também visitar o Malay Heritage Centre que fica em frente à Kampong Glam, a zona histórica dos malaios em Singapura. O espaço é um centro cultural e tem várias exposições permanentes.

Ilha de Sentosa

A Ilha de Sentosa é considerada o verdadeiro pólo de entretenimento da cidade. Aí encontramos as mais conhecidas cadeias de hotéis, um Hard Rock Café e ainda os Universal Studios, muito concorridos desde a sua inauguração. Além disso, há muitas atividades turísticas e diversos tipos esportes como salto de paraquedas, tirolesa, arvorismo e tobogãs, tudo com mega tamanho e emoção. 

Para quem quer curtir a natureza a ilha tem praias naturais estonteantes onde é possível fazer mergulho, caiaque, stand-up paddle ou apenas sentar e curtir o sol e a vista. Além de atrações diversas como nado com golfinhos, o segundo maior oceanário do mundo, clubes de golfe e até museus onde é possível conhecer a história do país. 

É possível chegar lá de táxi, metro e/ou ônibus.

Singapore Flyer

A Singapore Flyer é a segunda maior roda-gigante do mundo. Tem 175 metros e é composta por cápsulas com lotação para 28 passageiros. Aqui é possível ter uma vista panorâmica e incrível da cidade. Em dias de céu limpo, do ponto mais alto da roda gigante é possível observar alguns locais da Malásia e da Indonésia.

Jardim Botânico

Ao contrário do Gardens by the Bay, o Jardim Botânico de Singapura é um jardim mais tradicional, mas não menos bonito. A sua principal atração é o Jardim Nacional das Orquídeas, com mais de 1000 espécies e 2000 híbridos de orquídeas. O Jardim Botânico de Singapura está classificado como Património da Humanidade desde 2015.

Parque Merlion

Perto do Marina Bay Sands existe o Parque Merlion, localizado numa área com ótima vista para a cidade. É aí que está uma das imagens mais conhecidas da cidade, a estátua de uma figura mística importante com 9 metros de altura, cabeça de leão e corpo de peixe. 

Este símbolo é uma representação do nome e da história da cidade, a qual anteriormente era uma vila de pescadores cujo nome “Singapura” em sânscrito é “Simhapura” que significa “cidade do leão”.

Orchard Road

A Orchard Road é parada obrigatória para quem procura compras, centros comerciais, moda e tecnologia. São mais de dois quilômetros de lojas de marcas locais e grifes de luxo mundialmente conhecidas.

Foto de Erwin Soo

Aeroporto de Singapura

Ninguém diria que um aeroporto poderia ser um ponto turístico obrigatório em um destino, mas o aeroporto de Changi é a excepção. O Changi é um dos mais belos e grandiosos aeroportos do mundo. Dentro do aeroporto é possível encontrar grandes jardins, lagos artificiais, uma piscina no teto e até mesmo um cinema aberto 24 horas.

Quem chega a Singapura, quer viaje em trabalho ou em lazer, é impossível ficar indiferente a este aeroporto, que se tornou um vislumbre do que a cidade tem para oferecer.

Helix Bridge

A Helix Bridge é uma ponte pedonal e uma das pontes mais bonitas e diferentes do mundo. São 280 metros de uma estrutura tubular feita de aço que liga pontos turísticos da Marina Bay, ao mesmo tempo em que é uma galeria de arte com diversas obras de artistas locais.

Aí poderá conhecer Clarke Quay e Boat Quay, dois sítios com restaurantes, bares e locais de massagens.

Chinatown

Um bairro com influência chinesa onde pode encontrar produtos típicos chineses e muito artesanato. Na Smith Street e Trengganu Street poderá deliciar-se com os pratos típicos da região. É também em Chinatown que fica o Templo Sri Mariamman, o templo hindu mais antigo de Singapura. Um dos mais visitados pelos fiéis e turistas e é dedicado à deusa Mariamman que tem o poder para curar doenças.

Little India

Como o nome indica, neste distrito da cidade encontramos ruas com edifícios coloridos e cheiro a incenso. Little India é procurado pelos restaurantes indianos tradicionais, principalmente na Serangoon Road e na Race Course Road. Lá encontramos também o icónico Templo de Sri Veeramakaliamman dedicado às divindades hindu. Mustafá Centre é também uma parada obrigatória, um grande centro comercial aberto 24 horas por dia.

Parques de diversões em Singapura

Poderá visitar o parque temático dos Estúdios da Universal, o único na Ásia, o Jurong Bird Park ou o Singapore S.E.A. Aquarium. Se realmente gostar de animais e tiver crianças, visite o Night Safari, quatro horas e meia de um passeio noturno pela selva vendo os animais no seu habitat, e o Zoológico de Singapura, onde poderá ver mais de mil animais de 120 espécies diferentes, com muitos espetáculos e atrações.

Tiger Sky Tower

É uma torre cujo ponto mais alto tem 131 metros de altura. Está aberta de dia e de noite e oferece aos visitantes uma vista incrível para as praias mais famosas de Singapura e dos países vizinhos.

Templos de Singapura

Buddha Tooth Relic é um templo que funciona também como museu. Pelos seus andares há um acervo sobre a cultura budista e também locais para meditação. Outro templo que merece visita é o Sri Mariamman, o templo hindu mais antigo de Singapura, no distrito de Chinatown

Praia de Palawan

Praia de Palawan é uma praia de águas calmas e cristalinas, é considerada pelos nativos a praia mais bonita do país asiático.

Boat Quay

O Boat Quay é o cais onde antigamente chegavam as mercadorias em Singapura. lém do valor histórico, este cais é procurado para assistir ao pôr-do-sol, um espetáculo natural que não esquecerá tão cedo.

Rooftops em Singapura

Singapura abriga lugares de visão privilegiada para a cidade e alguns dos rooftops mais procurados do mundo.São muitos os terraços que se transformam em bares e restaurantes  da moda onde se pode disfrutar de uma bebida, admirando a vista.

Cé La Vi SkyBar

Localizado no 57ª andar do Hotel Marina Bay Sands, possibilita aos clientes vistas para os arranha-céus de Singapura, dos Gardens by the Bay e a zona do Singapore Flyer. Um terraço magnífico com uma decoração requintada e um ambiente intimista.

New Asia Bar

Localizado no 71º andar do Swissotel The Stamford, o New Asia consta na lista dos melhores bares do mundo. A partir das 17h oferece serviço de DJ, menu requintado e happy hour.

Altitude

É o “rooftop” mais impressionante de Singapura. Localizado no 63º andar do edifício One Raffles Place tem uma vista de 360º de Singapura. Aqui é possível começar ao final da tarde com uma bebida ao pôr do sol, jantar e ficar para dançar na discoteca.  

Veja também outras matérias sobre a Ásia

Bali, Indonésia: 10 lugares incríveis que você tem de visitar
O que fazer em Tóquio: 16 atrações incríveis da capital do Japão
Tailândia: as mais belas praias e ilhas para incluir no seu roteiro
Camboja: tudo o que deve saber antes de visitar

Ana Reis: Oi! Sou a Ana e sou apaixonada por viagens. Desde cedo comecei a viajar e a recolher as melhores dicas de viagens de todos os lugares por onde já passei. Tanto adoro a praia como a cidade e já viajei pelo Brasil, conheço toda a Europa, Estados Unidos, Canadá, Caribe, Ásia e África. O meu objetivo é partilhar todos os roteiros e dicas para conhecer os melhores destinos que este mundo tem para oferecer.