X

10 Passeios incríveis no Deserto do Atacama

É hora de fazer as malas e partir para o Deserto do Atacama, no Chile, também conhecido como “deserto mais alto do mundo”. O Atacama fica na região norte do Chile e reserva surpresas incríveis em uma viagem que conquista qualquer tipo de viajante. Com mais de 1000 quilômetros de extensão e paisagens incríveis, o difícil vai ser escolher qual dos passeios no Deserto do Atacama fazer! 

Passeios no Deserto do Atacama

Imagine mergulhar em lagoas de cortar a respiração, observar morros de tons laranja, presenciar as belezas naturais dos vulcões e gêiseres ou caminhar tranquilamente em uma cidadezinha saída de um filme de faroeste. Esses são alguns dos passeios que um roteiro no Deserto do Atacama nos proporciona!

Com uma gama ímpar de paisagens e biomas, os desertos de sal do norte chileno têm sido um dos destinos prediletos de diferentes tipos de viajantes. Há muitos passeios no extenso Deserto do Atacama, capaz de ser explorado durante vários dias. Abaixo seguem os 10 que consideramos absolutamente imperdíveis.

Lagunas Altiplânicas e Pedras Vermelhas

É um dos passeios prediletos daqueles que visitam o Deserto do Atacama. As Lagunas Altiplânicas Miscanti e Miñiques ficam situadas na comunidade de Socaire, na Reserva Nacional Los Flamencos, a 4.100 metros de altitude. No seu entorno existem dois grandes vulcões com o mesmo nome. Considera-se que terá sido uma erupção a causadora da separação das duas lagoas. As suas águas são bem azuis, contrastando com os tons terra da paisagem envolvente. Na região existem também reservas naturais com diversas espécies animais.

As Piedras Rojas (ou pedras vermelhas, em português) são um corpo salino com uma superfície de 46 quilômetros quadrados que faz parte de uma cadeia de vulcões, lagos de sal e cristalinos.

Dica prática: O passeio toma pelo menos um dia inteiro e é bom estar preparado com várias camadas de roupa, porque é muito frio cedo, mas esquenta bastante à medida em que o dia avança.

Salar do Atacama

O Salar do Atacama tem mais de 3 mil km² e é coberto por sal, sendo o local com maior concentração de sal do Chile. A paisagem, já incrível, ganha outra cor com a grande população de deslumbrantes flamingos no local, assim como os lagartos coloridos que habitam a região. É possível realizar passeios com veículos próprios para a passagem no território e a região entorno do salar também vale a pena a visita.

Dica prática: Ao contrário de outros salares conhecidos, como por exemplo o Salar de Uyuni, na Bolívia, o relevo montanhoso e irregular diferencia o salar chileno, por isso não esqueça de ir preparado e com um calçado confortável!

Geysers el Tatio

O Geyser el Tatio é o maior grupo de geyser do hemisfério Sul e o terceiro maior do mundo. Está localizado na Cordilheira dos Andes, a 4.300 metros acima do nível do mar.

Para visitar o Geyser el Tatio é preciso madrugar e prepare-se para o frio. Este é um dos lugares mais frios do Atacama, em que as temperaturas podem chegar a oito graus negativos. Os passeios são feitos no início da manhã para chegar a tempo de assistir o nascer do sol no campo geotérmico, um dos grandes espetáculos do Deserto do Atacama. Apesar das temperaturas  muito baixas no exterior, debaixo da terra a água ferve e sai até à superfície por algumas falhas, criando um fenômeno lindo e exótico, com a fumaça contrastando com a luz do sol que nasce no horizonte.

El Tatio (palavra Tata-iu), em kunza, significa o “o avô que chora”

Dica prática: Como o Geyser está a uma grande altitude, evite bebidas alcoólicas e faça um café da manhã mais ameno para não ser pego de surpresa pelo mal-estar. Outra dica é fazer o passeio nos últimos dias da viagem porque o corpo já está mais acostumado com o frio e a altitude. Na volta do passeio, não deixe de provar o delicioso pastelzinho de queijo de cabra que os locais vendem!

Laguna Cejar

A Laguna Cejar é uma lagoa no Deserto de Atacama, conhecida pela sua grande quantidade de sal. Por ser ainda maos salgada que o Mar Morto, é impossível afundar nessa lagoa. A experiência de flutuação é indescritível. Do passeio à Lagoa Cejar faz parte ainda uma passagem pelos Olhos do Salar, dois grandes poços no meio do deserto e, curiosamente, com água doce. Na sequência, você vai presenciar o pôr do sol na Lagoa Tebinquiche, um dos mais bonitos do Atacama.

Dica prática: apesar de o clima ser mais ameno, é aconselhável levar um casaquinho para depois do mergulho e resto do passeio.

Valle de la Luna e Valle de la Muerte

O Valle de la Luna e ao Valle de la Muerte são dois dos passeios no Deserto do Atacama mais procurados pelos visitantes. Aqui encontramos um dos mais incríveis cânions do planeta, suas paisagens são de tirar o fôlego e é possível admirar o imponente vulcão Licancabur em seu horizonte. Vale a pena se aventurar nas diversas trilhas e cavernas que esse passeio oferece.

Estes vales são uma excelente opção para iniciar a viagem ao Deserto do Atacama, porque ficam próximos de San Pedro e na mesma altitude. Assim, você já vai se adaptando ao lugar e ao clima. A paisagem, segundo relatam os visitantes do local, é a de que você está em solo lunar ou em Marte.

Dica prática: Uma das atrações do Valle de la Luna são as Cuevas de Sal. Estas cavernas de sal são extremamente apertadas e, por isso, não recomendadas para quem sofre de claustrofobia.

San Pedro de Atacama

San Pedro do Atacama é uma pequena cidade. A não ser que você durma no deserto, esta é a cidade em que você provavelmente ficará hospedado.

San Pedro, apesar de pequena, é um cidadezinha aconchegante e cheia de curiosidades, onde você vai poder conhecer um pouco da cultura local. Há diversos bares que nos oferecem a chance de conhecer um pouco mais da cultura, músicas típicas e histórias tradicionais. Não deixe de fazer um city tour nesse incrível faroeste chileno.

Termas de Puritama

As Termas de Puritama nascem em um cânion em pleno deserto do Atacama. Aí você se depara com piscinas naturais com águas quentes e relaxantes. Ressaltamos o contraste das cores do deserto com a vegetação que cresce junto das águas termais. É um lugar perfeito para um descanso familiar, composto por oito piscinas termais com propriedades terapêuticas e medicinais. A temperatura da água varia entre 32 e 34 graus.

A estrutura do parque conta com banheiros, vestiário e armário para guardar os pertences.

Dica prática: Devido ao seu ambiente relaxante, as Termas de Puritama são um ótimo passeio para começar ou terminar os seus dias no Atacama (ou ambos!). Assim você carrega energias, enquanto desfruta de um banho quentinho.

Salar de Tara

O Salar de Tara é um passeio que se recomenda ser de um dia inteiro e é um dos mais fascinantes passeios no Deserto do Atacama. Localizado sobre uma gigante caldeira que divide o Chile, a Bolívia e a Argentina, o Salar de Tara é um local paradisíaco e surreal, com uma fauna e flora únicas.

O Salar de Tara é uma área com grandes formações rochosas esculpidas pelo vento e a uma lagoa lindíssima. As formações rochosas têm 30 a 40 metros de altura. O vento e o gelo ao longos dos tempos, foram formando silhuetas de monges, chamados Monges de Pacana.

No caminho, existem ainda diferentes lagoas com cores e brilho diferentes, variando entre o azul forte e o verde. No inverno, elas ficam congeladas e proporcionam um cenário deslumbrante.

Vulcão Lascar

O Vulcão Lascar fica mais de 5.500 metros de altitude. É por isso um passeio mais exigente fisicamente, ideal para quem tem algum preparo físico. Embora sua ultima erupção tenha acontecido em 2016, o vulcão é considerado ativo, libertando uma fumaça constante. Apesar da subida árdua, todo o esforço vale a pena, por conta das belíssimas e singulares paisagens que se pode ver durante todo o caminho.

A visita ao Vulcão Lascar é um passeio de um dia, pois fica a 155 km de San Pedro de Atacama.

Dica prática: deixe o passeio ao Vulcão de Lascar para os últimos dias, quando o seu corpo começar a estar um pouco mais adaptado à altitude do local.

Tour Astronômico no Atacama

O Deserto do Atacama tem passeios incríveis para conhecer durante o dia, mas o céu do Atacama dá um espetáculo lindo de ver também à noite. Alguns fatores contribuem para a beleza do céu do Atacama. Por causa da sua alta altitude e ausência de nuvens, ar seco e falta de poluição, o Atacama é um dos melhores lugares do mundo para observar as estrelas. Mesmo com as baixas temperaturas, um passeio durante a noite garantirá a vista clara para um céu limpo e cheio de estrelas.

Dicas práticas para visitar o Deserto do Atacama

Moeda

Para o Deserto do Atacama é recomendável que vá com Dólar, apesar de a moeda ser o Peso Chileno (aproximadamente 185 pesos para cada real), o nível de aceitação e os valores são melhores quando convertidos em Dólar. Ele pode ser trocado no Brasil mesmo aproveitando as oscilações de mercado e as melhores cotações nas casas de câmbio.

Preparo físico

Alguns dos passeios no Deserto do Atacama exigem algum preparo físico. Vá com calma nos primeiros dias e pegue leve nos passeios porque o deserto é o mais alto do mundo. Tal como aconselhamos nas visitas a Machu Picchu, também no Atacama é preciso deixar o corpo se habituar à altitude. Opte pelos passeios mais relaxantes nos primeiros dias e que não estão a uma altitude acima dos 4000m, por exemplo. Quando se aclimatar, aí sim, desfrute dos passeios mais radicais e com total segurança.

Roteiros e guias no Deserto do Atacama

Verifique as agências locais sobre os determinados dias e horários para cada ponto turístico e pondere entre custo/ benefício. Veja o que cada uma lhe oferece, serviços inclusos, os critérios de segurança, a qualidade do atendimento dos guias. procure críticas das agências e tours na internet e escolha com informação.

Veja também

10 Pontos turísticos do Chile a não perder na sua viagem
15 Pontos turísticos de Buenos Aires imperdíveis na sua visita
10 Pontos turísticos da Argentina que ninguém pode perder
O que fazer em Bariloche, Argentina

Ana Reis: Oi! Sou a Ana e sou apaixonada por viagens. Desde cedo comecei a viajar e a recolher as melhores dicas de viagens de todos os lugares por onde já passei. Tanto adoro a praia como a cidade e já viajei pelo Brasil, conheço toda a Europa, Estados Unidos, Canadá, Caribe, Ásia e África. O meu objetivo é partilhar todos os roteiros e dicas para conhecer os melhores destinos que este mundo tem para oferecer.