15 Pontos turísticos do Chile a não perder na sua visita

pontos turísticos do chile, dicas do chile

O Chile é um dos poucos países da América Latina onde é possível aproveitar de tudo um pouco e ir de um extremo a outro: desde cidades de praia, passando por estações de esqui até um deserto. Veja, a seguir, os principais pontos turísticos do Chile.

Santiago do Chile

A capital, Santiago do Chile, tem muito para ver. Desde o fantástico centro histórico com monumentos icônicos como o Palácio de la Moneda e a Plaza de Armas, a cerros com vistas incríveis sobre a cidade. Não esqueça de percorrer as ruas e conhecer todos os bairros, faça uma visita ao Barrio Lastarria, um famosos bairro boêmio com muitos bares e restaurantes para todos os gostos.

o que fazer em santiago do chile pontos turísticos

Veja também  O que fazer em Santiago do Chile: 12 pontos turísticos incríveis

Deserto do Atacama

Um dos locais mais famosos do Chile, o Deserto do Atacama é um dos mais áridos do mundo. Com 105 mil km2 e localizado a 4 mil metros de altitude, possui paisagens que vão muito além das dunas de areia: são lagos, vilarejos, sítios arqueológicos e até o deserto de sal.

No meio do deserto, o Salar de Atacama forma um lindo lago de águas cristalinas e repleto de flamingos. As agências de turismo oferecem diversos passeios. Por isso, se quiser conhecer o deserto a fundo, é recomendável reservar vários dias para fazer os principais passeios. Alguns dos que consideramos mais interessantes são:

Valle de la Luna e Valle de la Muerte

Um dos passeios mais conhecidos, é formado pela cordilheira do sal, ou seja, formações compostas de sal, gesso e argila que, após a ação dos ventos e das chuvas, ganha forma distintas e interessantes. Entre as atrações do Valle de la Luna estão as Três Marias, a Grande Duna, o Cânion e as cavernas. O Valle de la Muerte tem grande formações pontiagudas e um visual impressionante visto do alto. A Pedra do Coiote é local para terminar o passeio e assistir a um belo pôr do sol.

Salar de Uyuni

Na fronteira com a Bolívia fica o Salar de Uyuni, o deserto de sal. Por isso, um passeio muito procurado é o que atravessa os desertos, indo do Atacama ao Salar de Uyuni. São passeios que podem durar de 1 a 4 dias e incluem modestas hospedagens e refeições ao longo do percurso.

Veja também  Salar de Uyuni: dicas para visitar, quando ir, onde ficar

Geiser del Tatio

Apreciar os jatos de água quente e vapor que saem da terra é uma oportunidade rara. O passeio também inclui o Pozon Rústico, uma terma próxima dos geiseres ótima para um mergulho relaxante.

Laguna Cejar

Lagoa de águas cristalinas e azuladas, tem uma composição formada por 40% de sal. Por isso, ao mergulhar nela acontece um fator inusitado: não afundamos. Por isso, é m muito divertido tomar um banho nessa lagoa. Há vestiários próximos para tomar um banho, tirar o sal e trocar de roupa.

Veja também  10 Passeios incríveis no Deserto do Atacama

Patagônia Chilena

A região mais conhecida da Patagônia fica na Argentina, porém a Patagônia Chilena merece definitivamente uma visita. Em comparação com a Patagônia argentina, o lado chileno tem uma paisagem mais inóspita e inexplorada, em que vale a pena visitar os famosos Campos de Gelo do Sul (Campo de Hielo Sur), considerados a terceira maior extensão de gelo no mundo, o Parque Nacional de Torres del Paine e o Canal Beagle, onde é possível observar pinguins, baleias, leões marinhos e muitas outras espécies.

Parque Nacional Torres Del Paine

Um dos pontos turísticos do Chile mais procurados é o parque Nacional de Torres del Paine, sobretudo para os amantes de trekking mas não só. O parque é de uma beleza indescritível, onde é possível encontrar lindas cordilheiras cobertas de neve, lagos, cascatas, rios e glaciares.

O Parque de Torres del Paine fica na parte sul da Patagônia Chilena, a pouco mais de 100 quilômetros de Puerto Natales. Para os amantes de trekking, este é um dos locais mais procurados no Chile, com dois circuitos conhecidos. Não deixe também de passar pelo Lago Grey e pelo lago Tehoe.

pontos turísticos do chile torres del paine

Ilha de Páscoa

Quem nunca viu fotos ou imagens das famosas esculturas de pedra? Elas ficam espalhadas por toda a ilha e a mais antiga tem 12 mil anos. Chegam a medir 10 metros de altura e a pesar 80 toneladas. O motivo? Ninguém sabe. São herança da antiga civilização maoi, originária da Polinésia, ex-habitantes do local.

Chegar nessa misteriosa e isolada ilha só é possível de avião a partir de Santiago  do Chile ou do Tahiti. Além de apreciar o visual, há diversos passeios que podem ser feitos pela ilha, como apreciar o pôr do sol no Ahu Tongariki; visitar o Orongo e conhecer a história do ritual do homem-pássaro; caminhar pelas encostas do vulcão Rano Kau; curtir a praia de Anakena; ou passear pelos restaurantes e lojas de Hanga Roa, a base da ilha.

Cajón del Maipo

Cajón del Maipo é uma das áreas turísticas do Chile que mais tem crescido em número de turistas. Nesta zona verde a pouco mais de 100 kms da capital é possível fazer diferentes tipos de atividades para todos os gostos. Um dos passeios em Cajón del Maipo preferidos pelos visitantes é descer a Embalse El Yeso, uma represa a 2.500 metros sobre o nível do mar. No caminho existem diferentes mirantes onde é possível observar toda a beleza da região, até chegar a um lago. Para os mais aventureiros  é possível fazer o caminho de tirolesa ou trekkings até às geleiras.

Para quem procura uma atividade mais calma, existem banhos termais. Os mais procurados são Termas del Plomo, os Baños Morales e os Baños Colina.

cajon del maipo

Valparaíso

Valparaíso foi declarada Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco. Na parte alta da cidade são as casas coloridas que dão charme ao local e formam seu cartão-postal mais conhecido. Lá também é possível visitar a Casa La Sebastiana, uma das três casas, agora transformadas em museu, que pertenceram ao poeta Pablo Neruda.

Viña del Mar

Viña del Mar fica bem próxima de Valparaíso e é um dos mais importantes balneários chilenos. É repleta de belas praias, embora de águas geladas. Outras atrações são os castelos e palácios construídos no século passado, como o Castelo Wulff, construído em 1904, em cima das rochas na orla da praia Miramar.  

O Parque Quinta Vergara é outra atração interessante, repleta de jardins com as mais variadas espécies de plantas do mundo, um museu e um palácio. O famoso Relógio de Flores fica na entrada da cidade e foi construído para a Copa do Mundo de 1962, sediada no Chile.

Punta Arenas

Punta Arenas é uma cidade no extremo Sul do Chile, concorrendo com Ushuaia como a cidade mais austral do mundo. É de Punta Arenas que saem muitos barcos e passeios até à Antártida. Apesar de pequena e com uma população de pouco mais de 100 mil habitantes, Punta Arenas é uma cidadezinha a não perder, com ruas decoradas, grandes palacetes, a magnífica Plaza de Armas e o famoso Museu Naval e Marítimo. Outro dos atrativos de Punta Arenas é a zona franca, uma área com várias ruas cheias de lojas onde é possível comprar livre de impostos.

plaza de armas punta arenas

Valle Nevado

Se nunca viu a neve ou gosta de esquiar, o Valle Nevado é uma estação de esqui de fácil acesso, próximo da capital Santiago, e uma boa oportunidade bem perto do Brasil. Fica no alto da Cordilheira dos Andes, a 3.200 metros de altitude, e as montanhas cobertas de neve formam um cenário espetacular.

Possui 39 pistas, desde as feitas especialmente para crianças e principiantes, até as mais radicais. Há lojas para aluguel de equipamentos, roupas apropriadas e aulas particulares ou coletivas. Quem se hospeda no local ainda pode aproveitar uma piscina térmica noturna ao ar livre, bares com karaokê e muitos drinks para esquentar a noite.

Pucón

A principal atração de Pucón e que a torna um destino turístico é o vulcão Villarrica, um dos 500 vulcões ativos do Chile. A pacata cidade é um refúgio localizado na Región de la Araucanía, repleta de lagos de águas cristalinas, cachoeiras, montanhas, paisagens repletas de araucárias, termas e alguns vulcões.

O principal é o Villarrica, aos pés da cidade, um vulcão ativo com 2.800 metros de altitude e cujo topo vive coberto de neve durante todo o ano. Há atividades de rafting, arvorismo, banhos em praias de água doce ou em piscinas termais, além de muitas caminhadas e subidas que levam a lagos de águas termais e quedas de água.

Veja outras matérias interessantes sobre o Chile

12 Pontos turísticos de Santiago do Chile a não perder
O que fazer em Viña del Mar, Chile: pontos turísticos imperdíveis

10 Passeios imperdíveis no Deserto do Atacama

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *