X

Patagônia: O que fazer e dicas práticas para visitar (quando ir, o que levar, onde ficar)

A Patagônia é um daqueles destinos que você precisa visitar ao menos uma vez na vida. Essa região que é conhecida como “Fim do Mundo” está localizada no extremo sul do continente Americano e é compartilhado por dois países, Argentina e Chile. Para se ter uma ideia a Patagônia é o local mais próximo que se chega da Antártica em terra. 

O lugar além de ser muito frio é recheado de beleza natural, possuindo glaciares, campos, lagos, florestas e muitos passeios para quem gosta de aventura. Entretanto, por estar numa área tão grande e com tantas opções pode ser um pouco complicado planejar a viagem ideal para o destino. 

Então preparamos este artigo para ajudar com tudo o que precisa saber para visitar a Patagônia.

Como visitar a Patagônia?

Para Chegar a Patagônia você poderá optar por voo, terra ou mar.

Do Brasil para a Argentina ou Chile com certeza será pela via aérea. Você poderá optar por um voo para Santiago do Chile ou Buenos Aires e de lá optar por voos internos ou mesmo já comprar um voo com multi-trechos. Caso prefira pegar a estrada a partir das cidades de chegada poderá optar por alugar um carro ou pegar um ônibus. Entretanto essas opções vão te fazer perder muitas horas e dias de viagem. Se optar por fazer os trechos por meio terrestre desconte os dias de viagem da sua programação.

Outra opção é fazer alguns percursos em navio. É uma experiência diferente onde terá uma vista espetacular de todo o trajeto e a mesma vista que tiveram os exploradores quando chegavam por lá. No caminho verá os glaciares, os animais marinhos como as orcas e leões marinhos. Algumas das melhores companhias que fazem cruzeiros na Patagônia são a Celebrity, Australis e Norwegian Star (os preços começam nos R$6500). 

O que visitar na Patagônia?

Quando se planeja uma viagem à Patagônia é preciso ficar atento que a área engloba quase todo o sul do continente, é uma área realmente grande. Dependendo do tempo planejado de viagem deverá optar por algumas áreas por vez. Entretanto destacaremos as principais cidades e atrativos que são importantes conhecer na Patagônia.

As cidades mais conhecidas são: Bariloche, El Chaltén, El Calafate, Puerto Natales, Punta Arenas e Ushuaia. Se conseguir passar por essas cidades já conhecerá os principais destinos da Patagônia. Veja alguns destinos e atrativos que destacamos:

Parque Nacional Nahuel Huapi, Argentina

O Parque Nacional Nahuel Huapi, está localizado em Bariloche, na Argentina. Ele é o Parque Nacional mais antigo da Argentina e possui mais de 700 mil hectares. É um parque belíssimo próximo à Cordilheira dos Andes, possuindo diversas trilhas, lagos, local para a prática de esqui e uma excelente infraestrutura turística.

Península Valdés, Argentina

A Península Valdés possui uma área de cerca de 4 mil quilômetros quadrados composta de enseadas e falésias. A região possui uma biodiversidade incrível e pelas condições que apresenta possui variadas espécies marinhas e aves de migração. Há quem se aventure em trekking, pesca e mergulho na região.

El Calafate, Argentina

El Calafate é um destino muito famoso da Patagônia, é o local onde abriga a maior geleira do mundo o glaciar Perito Moreno. Dentro do Parque Nacional Los Glaciares, onde possui vários outros glaciares, é possível passear pelas passarelas que dão acesso ao glaciar. Há várias opções de aventura pelo parque, uma delas é a realização de trekking sobre as geleiras.

Torres del Paine, Chile

Na Patagônia Chilena o destaque fica para Torres del Paine, onde está localizado o famoso Parque Torres del Paine que abriga uma das paisagens mais lindas da região e do mundo. Não é atoa que o lugar é considerado Reserva da Biosfera pela Unesco, desde 1978. A Região de Puerto Natales, que fica a cerca de 90 quilômetros do Parque possui muitos atrativos naturais espetaculares com muitos lagos azuis, trilhas, montanhas e vistas de tirar o fôlego. É um dos mais procurados pontos turísticos do Chile

Parque Nacional Vicente Pérez Rosales, Chile

O Parque Nacional Vicente Pérez Rosales é o mais antigo do país, criado em 1926 Possui ainda uma vegetação pura e quase intocada numa área de quase 254 mil hectares e com montanhas que chegar a quase 4 mil metros. O lugar é de uma beleza inacreditável possuindo lagos, vulcões, trilhas para bikes e muitas atividades de lazer.

Quando ir à Patagônia?

A época escolhida depende do tipo de atividade que queira fazer. Entretanto a melhor época em termos de oferta de passeios e melhor clima é no verão. Nesta época funcionam praticamente todos os atrativos da Patagônia, inclusive os externos como trekking, observação das geleiras e passeios pela florestas e lagos. Durante o inverno além de fazer muito frio, a maioria desses passeios não funcionam, a não ser algumas estações de esqui.

Quais documentos levar?

Para visitar a Patagônia poderá levar apenas a sua identidade, entretanto o ideal é também levar o seu passaporte válido com vencimento antes de 6 meses. Caso vá alugar carro leve a CNH brasileira válida e se possível leve a CNH internacional para garantir.

Uma outra dica muito importante na sua ida à Patagônia é a contratação de um seguro viagem. Apesar de não ser obrigatório e do atendimento público e gratuito da Argentina e Chile não serem ruins, o atendimento público sempre é demorado, além de quanto mais longe dos grandes centros mais precários é o atendimento. Então, o ideal é se precaver e viajar com segurança.

Onde se hospedar na Patagônia?

Você poderá optar por várias cidades, pois a região da Patagônia possui várias opções de hotéis. Entretanto, cidades maiores como Bariloche, El Calafate, Ushuaia e Puerto Madryn possuem uma excelente infraestrutura hoteleira e vários outros serviços que podem ser importantes para a sua viagem. De acordo com o planejamento da sua viagem poderá optar por se hospedar em cidades diferentes ao longo do trajeto, o que é recomendado pelo fato das distâncias serem grandes.

Ver hotéis com desconto em Bariloche
Ver hotéis com desconto em El Calafate
Ver hotéis com desconto em Puerto Madryn
Ver hotéis com desconto em Ushuaia

O que levar na mala?

A Patagônia fica no extremo sul do continente, o que significa que mesmo no verão possui um clima frio. A sua mala deverá ser preparada para o inverno com:

  • Capa de chuva;
  • Botas impermeáveis;
  • Casacos;
  • Blusa e calças térmicas;
  • Blusa de lã;
  • Luvas;
  • Gorros;

É importante também levar óculos de sol com proteção UV, protetor solar, protetor labial e hidratante pelo fato da Patagônia está localizada num local com grandes falhas da camada de ozônio.

A Patagônia é um dos lugares mais lindos e interessantes para se conhecer. Planeje bem o roteiro de forma que consiga passar por essas cidades e conhecer os principais atrativos da região.

Veja outras matérias interessantes sobre a Patagônia

Ushuaia, Argentina: Todas as dicas para visitar
O que fazer em Bariloche, Argentina
El Calafate, Argentina: o quefazer na terra dos glaciares

Ana Reis: Oi! Sou a Ana e sou apaixonada por viagens. Desde cedo comecei a viajar e a recolher as melhores dicas de viagens de todos os lugares por onde já passei. Tanto adoro a praia como a cidade e já viajei pelo Brasil, conheço toda a Europa, Estados Unidos, Canadá, Caribe, Ásia e África. O meu objetivo é partilhar todos os roteiros e dicas para conhecer os melhores destinos que este mundo tem para oferecer.