Salar de Uyuni: dicas para visitar, quando ir, onde ficar

salar de uyuni dicas para visitar

Um deserto imenso, onde o visitante olha para o infinito e só vê… sal! Isso mesmo, Salar de Uyuni, na Bolívia, é o maior deserto de sal do mundo. Possui 10.582 km2 e está 3.656 metros acima do nível do mar. A paisagem é impressionante.

Veja, a seguir, as principais dicas para viajar para Salar de Uyni.

Quando ir

Há duas opções para o visitante escolher, de acordo com suas preferências. Se viajar na época seca, de março a novembro, conseguirá visitar toda a área do Salar sem maiores problemas, com belos dias de sol e fazer aquelas famosas fotos de perspectiva sobre o sal. Se for nos meses de chuva, de dezembro a fevereiro, alguns lugares do roteiro podem estar inacessíveis por alagamento, mas irá ver a fantástica lâmina d´água que se forma sobre o sal, orginando um reflexo do céu que deixa a todos boquiabertos, tanto de dia quanto de noite.

Como ir para Uyni

Os principais voos partem de La Paz, capital da Bolívia, e ficam a 45 minutos de distância da cidade de Uyuni. Também há ônibus turísticos, mas a viagem dura cerca de 10 horas. Se tem disposição aventureira, fica bem mais em conta do que de avião. E ainda é possível chegar através do Chile, primeiro indo para a capital, Santiago, depois para uma cidade chamada Calama e de lá partindo até o Deserto do Atacama. Mas em geral essa opção é mais cara.

Tours no Salar de Uyuni

Os tours pelo deserto são sempre em carros 4×4 e podem durar de 1 a 4 dias. Os de 4 dias podem ir até o Deserto da Atacama, no Chile, ou voltar para Uyuni, e são os mais recomendados, pois nos outros ficam de lado vários pontos interessantes do percurso. Os tours incluem três refeições e hospedagens em estabelecimentos durante o percurso, sendo a maior parte delas muito simples. Algumas podem mesmo não ter eletricidade e o visitante terá que pagar extra para um banho quente. Há algumas com quartos e banheiros compartilhados.

Mas também há boas opções de hospedagem para quem não abre mão de conforto, por isso pesquise bem antes de fechar um tour no Salar de Uyuni para não ter surpresas desagradáveis. Há também tours vips e privados, em que os carros são exclusivos para sua viagem e você escolhe os hotéis em que quer ficar.

salar de uyuni dicas para visitar

No percurso pelo deserto, são várias as atrações e nem todas estão incluídas em todos os tours, por isso analise atentamente o roteiro apresentado pela agência de turismo que escolher, para garantir que as suas preferidas não ficarão de fora. Essas são algumas das atrações (mas há outras):

  • cemitério de trens abandonados;
  • escultura e bandeiras de vários países símbolos do raly Dakar que acontece em Uyuni;
  • Isla Incahuasi, uma formação rochosa cheia de cactos cujo pico oferece uma visão panorâmica do deserto;
  • Árbol de Piedra, umas rochas em formatos peculiares esculpidas pelo vento e pela areia, que são símbolo da região;
  • Laguna Colorada, que é lar de centenas de flamingos e tem águas vermelhas;
  • Gêiseres de Sol de Mañana, onde os jatos de vapor d’água saem da terra;
  • Termas de Polques, uma piscina de águas termais;
  • Laguna Verde, bem na encosta do vulcão Licancabur, na fronteira com o Chile;
  • Deserto de Dalí, o monte que inspirou o pintor Salvador Dalí;
  • Laguna Blanca, uma laguna congelada.

salar de uyuni dicas para visitar

Veja também  10 Passeios incríveis no Deserto do Atacama

Onde ficar perto do Salar de Uyuni

As hospedagens durante o percurso pelo deserto dependem do tour contratado. Há até hotéis de sal, ou seja, totalmente construídos com sal (paredes, chão, cadeiras, mesas etc.). Mas conhecer algumas opções de hotel pode facilitar a escolha do tour. Aqui, alguns dos melhores:

  • Rede Tayka – a rede possui 3 hotéis na região e são os melhores em termos de conforto: Hotel del Desierto, Hotel de Piedra e Hotel de Sal. Possuem banheiro privativo, água quente e boas refeições.
  • Hotel de Sal Luna Salada – totalmente de sal. Quartos confortáveis, banheiros privativos, calefação, água quente e um dos melhores restaurantes da região. Mas, como fica na borda do Salar, não é uma hospedagem para durante o tour, e sim para o início ou final.
  • Palácio de Sal Hotel – oferece muito conforto, com quartos aquecidos e até lençóis térmicos.
  • Tambo Coquesa Lodge – fica próximo ao Vulcão Tunupa. Também todo de sal. Possui aquecimento.
salar de uyuni dicas para visitar
Hotel Palacio de Sal

Dicas para visitar O salar de Uyuni

Soroche

Como em toda a Bolívia, há de se ter muito cuidado com a altitude. É muito comum viajantes que não estão acostumados sentirem soroche nos primeiros dias, que são os efeitos da altitude no organismo, com enjoos, dores de cabeça e tonteira. Recomenda-se reservar um ou dois dias iniciais para atividades mais amenas, ou mesmo ficar no hotel em alguns casos, sem fazer esforço físico. Os nativos indicam chá de coca para ajudar e muitos hotéis o oferecem gratuitamente. Também vale a pena uma consulta ao médico, antes da viagem. Ele pode indicar um remédio que previne o soroche e deve ser tomado de 1 a 2 dias antes da viagem.

Por isso, uma grande dica é ficar em La Paz por alguns dias antes de ir para o deserto. Além de se acostumar à altitude, o visitante poderá aproveitar para conhecer a cidade, que tem várias atrações bacanas.

salar de uyuni dicas para visitar

Roteiros no Salar de Uyuni

Pela proximidade, muita gente inclui no roteiro o Deserto do Atacama junto com Salar Uyuni. Mas o melhor mesmo é fazer esses passeios em viagens distintas. Primeiro porque as épocas indicadas para conhecer um e outro lugar não coincidem. Segundo porque cada um desses passeios exige de 4 a 5 dias para melhor aproveitamento e juntar os dois dará muito tempo de deserto para uma pessoa que não está acostumada. Além de ser muito cansativo passar todos esses dias viajando em carros 4×4 em estradas de terra.

salar de uyuni dicas para visitar

É preciso levar passaporte?

Apesar de brasileiros poderem viajar pela América Latina sem necessidade de visto ou mesmo passaporte, pois a carteira de identidade é válida como documento, é recomendável levar o passaporte, pois ele poderá ser exigido na fronteira entre Chile e Bolívia.

O que levar

Leve lanches para toda a viagem. Como é de se esperar, não há muitos locais disponíveis para comer algo quando bater aquela fome inesperada. Ou mesmo para substituir uma refeição caso alguma não seja do seu agrado.

Não esqueça de que você está em um deserto. Portanto, leve sempre água para beber durante o percurso, além de filtro solar e bonés, pois o sol refletido no sal branco queima ainda mais. E não se esqueça do casaco e roupas agasalhadas, pois, durante a noite, pode fazer muito frio no deserto. Na cidade de Uyuni, a temperatura média durante o ano é de -6ºC.

salar de uyuni dicas para visitar

Para os que vão fazer a viagem contemplando hospedagens mais simples, uma boa dica é levar um saco de dormir, isso garantirá que irá dormir em um local limpo (há suspeita de que algumas hospedagens não lavam os lençóis todos os dias). E leve uma lanterna, caso não tenha eletricidade no local em que irá se hospedar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *