Localizado na América do Sul, a Colômbia conta com diversas paisagens, monumentos, museus e passeios para todos os estilos. O país é rico em pontos turísticos e atrações para todos os gostos. O roteiro pode ser feito por famílias, casais, amigos ou até mesmo sozinho, para quem não tem medo de explorar o mundo sem companhia.
Pontos turísticos da Colômbia
Para te ajudar a organizar essa viagem, preparamos uma lista com os melhores e principais pontos turísticos da Colômbia. Confira.
Catedral de Sal em Bogotá
O primeiro ponto da nossa lista, é a Catedral de Sal, nenhum viajante pode conhecer a Colômbia sem passar por esse local. A localização da catedral é na Savana da capital, Bogotá.
O local é muito mais do que um santuário, já que tem uma beleza única em seu interior, foi construída em minas de sal, por isso leva o nome citado. É considerado um patrimônio cultural da cidade, por isso, mesmo aqueles que não são religiosos, não vão se arrepender de fazer um passeio por aqui.
Mesmo a igreja sendo subterrânea (180 metros abaixo do solo) é um programa que pode ser feito com toda família, incluindo crianças e idosos.
Museu do Ouro em Bogotá
Em Bogotá o museu do Ouro deve ser visitado, sendo um dos pontos mais requisitados do local e sempre cheio de turistas. É de fácil acesso, localizado no centro histórico, o que facilita os visitantes a realizar diversos passeios durante o dia na cidade.
Esse museu foi fundado no ano de 1939, o objetivo inicial era proteger o patrimônio histórico do país, porém, com o passar dos anos, ganhou destaque como ponto turístico.
Assim, novas peças chegaram para compor essa atração, que conta com muitos objetos interessantes. Atualmente, o museu é considerado um patrimônio histórico.
Cerro de Monserrate
Ainda na capital, Bogotá, temos o cerro Monserrate, um santuário a 3.152 metros de altitude. Ou seja, além de ter acesso à capela que fica em cima do local, você vai ter uma vista panorâmica da cidade. Dizem que o local proporciona uma vista única de Bogotá de cima.
O pôr do sol no local é um show à parte, por ser muito alto, os detalhes são impressionantes. Porém, esse horário pode ser mais lotado de pessoas com o mesmo intuito.
O turista pode chegar até o topo de três formas: a pé (possível, porém, cansativo para crianças ou idosos), de teleférico ou de funicular. O local ainda conta com lojas e restaurantes, por isso separe umas horas para curtir cada cantinho.
Centro histórico de Cartagena de Indias
A cidade velha de Cartagena é outro ponto que deve estar no seu roteiro, sendo um dos principais atrativos da Colômbia. Por aqui, há muita coisa para ser vista, como praças, igrejas, mosteiros, palácios e até mesmo mansões históricas.
Cada cantinho desses carrega consigo histórias e vai deixar sua viagem ainda mais fotogênica. A dica é separar um dia inteiro para conhecer o local com calma. O melhor de tudo isso, é que toda a parte do centro histórico pode ser feita a pé.
Botero em Medellín
Medellín é uma cidade que vem cada vez mais atraindo turistas, sendo um dos pontos principais a praça Botero, que conta com cerca de 23 estátuas de Fernando Botero.
O turista consegue ter acesso à praça e, consequentemente, às obras de arte de forma totalmente gratuita. Ainda no mesmo local, é possível conferir o chamado ‘’Museu de Antioquia’’, que é outra atração a se colocar na lista. A praça vai te render boas fotos e uma bagagem cultural impressionante, se você é apaixonado por arte, vai ter um gostinho ainda mais especial essa visita.
Eje Cafetero, o Triângulo do Café na Colômbia
Um bom roteiro pela Colômbia inclui também o triângulo do Café (Eje Cafetero). Quem prova o café colombiano relata que é um dos melhores, além disso, o café tem uma importância cultural para o país.
Indo até o triângulo do café recomendamos as visitas guiadas até às fazendas de café. As paisagens pelo caminho são de tirar o fôlego, sem contar toda a experiência de uma visita como essa.
Parque Nacional Natural Tayrona
Os viajantes que querem um contato com a natureza, devem colocar esse ponto turístico em sua listinha de prioridades durante uma visita a Colômbia.
As pessoas costumam fazer praia por aqui e tirar fotos deslumbrantes, já que estamos falando de uma das praias mais bonitas da Colômbia. Porém, além de um banho no mar e de curtir um dia mais relax, é possível ter acesso a outros pontos.
O local conta com um ecossistema variado, por isso, não se assuste se você estiver andando pelo local e se deparar com algum animal selvagem, macacos e vários tipos de pássaros.
Ilha de San Andrés
Com certeza você já ouviu falar em San Andrés, isso porque, nos últimos 5 anos o destino se tornou bem popular entre os brasileiros. Não é para menos, afinal, o local é simplesmente paradisíaco.
Você deve reservar alguns dias (a depender do seu estilo de viagem) para conhecer essa ilha. O local é ótimo para compras (já que é livre de impostos), para relaxar enquanto pega um sol e também para festas e badalação.
Há alguns passeios que podem ser feitos no local. Mas só de ver o azul do mar dessa ilha, qualquer turista volta com suas energias renovadas (e também com vontade de voltar).
Santuário de Las Lajas
Quem tem mais dias pela Colômbia, com certeza não vai se arrepender de colocar como destino turístico o santuário de Las Lajas, que está localizado na cidade de Ipiales (quase Equador).
O que chama atenção é a arquitetura do local, que é considerada neogótica. Você vai se sentir em um cenário de filme durante o passeio por aqui em um cenário verdadeiramente cinematográfico. Como o local é mais distante, a dica é mesmo para aqueles que possuem mais dias livres.
Parque Nacional Natural Los Nevados
Por fim, você pode planejar sua viagem pensando em reservar um dia para conhecer esse parque natural, que está situado na cordilheira dos Andes colombianos.
O que leva muitos turistas até o local é o vulcão Nevado del Ruiz. Além da possibilidade de praticar diversas atividades, até mesmo escalada no gelo (a depender da época da visita). Outro passeio ideal para quem gosta de estar conectado a natureza.
Veja também outras matérias sobre a América Latina
15 Pontos turísticos da Argentina que ninguém pode perder
15 Pontos turísticos de Buenos Aires que não pode deixar de fora do seu roteiro
Ushuaia, Argentina: o que fazer e dicas para visitar
Mendoza, Argentina: o que fazer e dicas para visitar a região dos vinhos
El Calafate, Argentina: o que fazer na terra dos glaciares
12 Pontos turísticos de Santiago do Chile a não perder
10 Passeios imperdíveis no Deserto do Atacama
15 Pontos turísticos do Chile a não perder na sua viagem
Machu Picchu: Tudo o que precisa saber para visitar
O que fazer em Cusco, a porta de entrada em Machu Picchu