O Peru virou um dos destinos internacionais preferidos nos últimos anos. Entre os pontos turísticos do Peru encontramos uma grande oferta de cultura, natureza, gastronomia e um povo amável e altamente receptivo. A moeda local é outro atrativo, já que acaba sendo barato para diversas nacionalidades conhecer esse país cheio de encantos.
Principais pontos turísticos do Peru
Mas antes de começar marcar sua viagem, chegou a hora de conhecer os principais pontos turísticos. Em nosso artigo você vai ver que eles estão espalhados pelo país e anotar todos antes de ir pode te ajudar a definir bem o número de dias que deve ficar por aqui.
Machu Picchu
É impossível falar nos pontos turísticos do Peru sem referir Machu Picchu. Machu Picchu é uma antiga cidade inca, onde ainda é possível encontrar vestígios de construções de casas, templos, palácios e praças. É um dos sítios arqueológicos mais famosos do mundo e realmente um local incrivelmente lindo. A experiência que você vai ter indo até o local é totalmente única.
Porém, assim como você deseja ir até Machu Picchu, milhares de turistas também, por isso a nossa dica é que você compre o seu bilhete de forma antecipada. Veja todas as dicas práticas para visitar Machu Picchu.
Você poderá ficar no local pelo total de quatro horas, podendo escolher entre as 6 horas e as 17h30. Para o turno da manhã o ingresso é de 152 soles e para o da tarde o valor é de 100 soles. É possível chegar ao local de carro, trem, ônibus ou ‘’trekking’’.
Centro histórico de Lima
Também não tem como falar do Peru sem colocar Lima como uma das principais e mais procuradas atrações do país. Trata-se da capital do Peru e por isso, tem muita coisa a oferecer para o turista.
O ideal é separar dois dias para conhecer a cidade com detalhes, mas não podemos deixar de citar um dos seus pontos altos, o centro histórico de Lima, que é classificado como Patrimônio Mundial da Unesco.
Nesse centro você poderá ver edifícios coloniais e os principais pontos turísticos de Lima, como o Palácio do Governo, a Catedral de Lima e o Palácio Municipal, entre outros. É o tipo de passeio para fazer a pé, apreciando cada detalhe.
Cidade de Cusco
Cusco é a capital do império Inca, local muito procurado pelos turistas (por vezes, até mesmo mais do que Lima a capital oficial do país).
É fácil perceber porque tantas pessoas se encantam por Cusco. Além de ser a cidade mais perto de Machu Picchu, Cusco é toda construída no estilo colonial e conta muito a história do seu antigo povo, através do Museu Inka com um grande acervo. Há ainda a Catedral da cidade (destaque para sua beleza), a Plaza das Armas e o bairro San Blas.
O ideal é reservar de 3 a 4 dias para conhecer Cusco na sua totalidade. Se tiver apenas um dia na cidade, não deixe de conhecer pelo menos o centro histórico.
Lago Titicaca
O Lago Titicaca fica na região dos Andes, na fronteira entre o Peru e a Bolívia. A cidade de Puno, localizada no sul do Peru, é o ponto de partida para visitar o famoso lago Titicaca e existem várias excursões partindo dali. Estamos falando do segundo maior lago da América do Sul.
O lago Titicaca é composto por várias ilhas artificiais. A ilha Taquile, em particular, é habitada por povos indígenas e é famosa pelos seus produtos têxteis. A vista do local é única, o que faz valer cada minuto da sua visita até lá. Além do contato com uma paisagem natural incrível, indo até o local você vai ter uma experiência cultural única. Uma das lendas mais importantes do folclore peruano diz que foi a partir das águas do lago Titicaca que foi criado o primeiro homem inca, por ordem do Deus Sol.
Linhas de Nazca
As linhas de Nazca estão localizadas em um deserto, outro ponto que vai te proporcionar uma experiência única. Nazca fica a cerca de 450 quilômetros de Lima e a viagem de carro ou ônibus demora cerca de 7 ou 8 horas.
As linhas de Nazca ficam situadas no deserto de Nazca, no Sul do Peru. Elas foram desenhadas entre 400 e 650 d.C. e foram consideradas Patrimônio Mundial da UNESCO em 1994. Ali é possível ver formação de animais como beija-flor, macaco, aranha, sapo, mas também de humanos e figuras geométricas. São mais de 500 metros quadrados com centenas de figuras, algumas delas com mais de 200 metros de diâmetro.
Vale Sagrado dos Incas
O Vale Sagrado dos Incas é uma região por entre montanhas, composta por diversas vilas, cidades e antigos sítios arqueológicos, nas margens do Rio Urubamba. O passeio até o Vale Sagrado dos Incas pode ser feito durante a sua passagem por Cusco, já que o local fica a poucos quilômetros da cidade.
Alguns dos locais mais procurados no vale Sagrados são Pisaq, onde é possível encontrar artesanato típico da região e visitar as ruínas no alto da montanha, Urubamba, uma das maiores cidades do Vale Sagrado, Chincero, onde são produzidas as famosas lãs peruanas e onde é possível visitar uma igreja no alto da cidade, as ruínas de Moray, um sítio arqueológico que era voltado sobretudo para a agricultura e as salinas de Maras.
Conhecer o Vale Sagrado é se deparar com a realidade que diversas pessoas ainda vivem, seguindo costumes ancestrais e em pequenas comunidades. É um dos melhores locais no Peru para unir cultura e natureza.
Ruínas de Ollantaytambo
No Vale Sagrado você pode também fazer uma visita até as ruínas de Ollantaytambo, um local entre Machu Picchu e Cusco, a 82 quilômetros de Cusco. As ruínas são imperdíveis por se tratar do complexo arquitetônico mais antigo do Império Inca. Não perca o Templo do Sol, uma construção com blocos rosa e a mais alta da cidade.
É possível fazer o passeio de forma independente, mas se quiser conhecer melhor as ruínas e toda a história e cultura por trás, é recomendado que faça um tour guiado.
Arequipa
A cidade de Arequipa está localizada no sudoeste do Peru. É conhecida também por ‘’Cidade Branca’’, já que a sua arquitetura utiliza uma espécie de pedra branca, que pode ser encontrada com facilidade na região.
Os espanhóis se encantaram com o clima e a paisagem do local, tornando Arequipa, hoje em dia, uma das cidades peruanas em que a colonização espanhola é mais visível. Não deixe de visitar a famosa Plaza de Armas e conhecer o centro da cidade.
A cidade proporciona também aos seus visitantes uma vista do famoso vulcão Misti, com cerca de 5.000 metros de altitude.
Ilhas Ballestas
Um dos locais que deve colocar dentro do seu roteiro para o Peru, são as ilhas Ballestas, a 300 quilômetros a sul de Lima, que podem ser acessadas por barco a partir da cidade de Paracas. O trajeto dura cerca de 3:50.
O passeio vai te proporcionar paisagens incríveis e a possibilidade de ter acesso a alguns animais que habitam a costa, como, pinguins, pelicanos, leões-marinhos e muito mais. O tour custa cerca de 35 soles e o ingresso 13 soles. AMbos podem ser comprados em Paracas.
Geleira Pastoruri
A geleira Geleira Pastoruri está localizada no norte do peru, no Parque Nacional Huascarán.
Essa geleira está a 5.200 metros acima do nível do mar, porém, ainda assim o acesso é fácil. Há diversas excursões para chegar até o local, o que facilita bastante para quem está com os dias contados. A cidade mais perto é Huaraz, local de onde saem a maioria dos tours e onde muitos visitantes ficam hospedados.
O passeio requer uma preparação para o frio e para o vento forte e para chegar até uma vista privilegiada das montanhas, é preciso fazer uma boa caminhada.
Veja também outras matérias sobre o Peru e América Latina
Machu Picchu: Tudo o que precisa saber para visitar
O que fazer em Cusco, a porta de entrada em Machu Picchu
15 Pontos turísticos da Argentina que ninguém pode perder
15 Pontos turísticos de Buenos Aires que não pode deixar de fora do seu roteiro
Ushuaia, Argentina: o que fazer e dicas para visitar
Mendoza, Argentina: o que fazer e dicas para visitar a região dos vinhos
El Calafate, Argentina: o que fazer na terra dos glaciares
12 Pontos turísticos de Santiago do Chile a não perder
10 Passeios imperdíveis no Deserto do Atacama
15 Pontos turísticos do Chile a não perder na sua viagem